back to top

E se as Helenas de Manoel Carlos fossem Princesas da Disney?

Quando o charme blasé do Leblon e o Reino Encantado da Disney se encontram.

publicado

Helena (Lilian Lemmertz) de "Baila Comigo" (1981) - Branca de Neve

Assim como a Branca de Neve é a princesa mais antiga da Disney, a Helena interpretada por Lilian Lemmertz na novela Baila Comigo, exibida em 1981, é a primeira das Helenas de Manoel Carlos. A atriz, que faleceu em 1986, era mãe da atual Helena da novela "Em Família", Júlia Lemmertz. Maneco escolheu Júlia para poder homenagear a sua primeira Helena.

Helena (Maitê Proença) de "Felicidade" (1991) - Cinderela

Cinderela era uma princesa meiga e doce que sofreu o pão que o diabo amassou nas mãos de suas irmãs ricas e mimadas. A mesma coisa aconteceu com a Helena interpretada por Maitê Proença em "Felicidade": Débora (Vivianne Pasmanter), uma patricinha metida que está noiva de Alvaro (Tony Ramos), inferniza a vida de Helena ao perceber que eles têm um romance.

Helena (Regina Duarte) de "História de Amor" (1995) - Mulan

Em sua primeira de três Helenas (afe!), Regina Duarte é como Mulan - forte, guerreira e predestinada a salvar a família que está predestinada a falhar. Mulan precisa lutar contra a invasão dos Hunos e Helena tem que enfrentar a difícil batalha que surge com a gravidez da sua jovem filha Joice (Carla Marins), abandonada pelo namorado Caio (Angelo Paes Leme).

Helena (Regina Duarte) de "Por Amor" (1997) - Pocahontas

(Sim, Regina Duarte de novo!) A Helena de "Por Amor" é como Pocahontas: uma pessoa ligada à família, cuja simplicidade incomoda os ricos - no caso da novela, a esnobe Branca (Susana Vieira) - e que luta muito para poder ficar com o seu grande amor, o galã Atílio (Antônio Fagundes).

Helena (Vera Fischer) de "Laços de Família" (2000) - Bela

A Helena de "Laços de Família" tem o temperamento igual ao de Bela, de "A Bela e a Fera": é esperta, tem opinião (e uma língua bem afiada) e toma suas próprias decisões. Mas, o que as deixa parecidas mesmo é a luta pelo seu grande amor, que carrega o peso de um tabu. Enquanto Bela é casada com esse ser monstruoso que é a Fera, Helena se apaixona pelo novinho Edu (Reynaldo Gianecchini). A sociedade fica horrorizada.

Helena Cristiane Torloni - Mulheres Apaixonadas 2003 - Jasmine

A Helena de "Mulheres Apaixonadas" e a princesa Jasmine têm em comum o fato de abandonarem a vida estável e cheia de privilégios para viver um grande amor. Jasmine deixa o suntuoso palácio para voar no tapete ao lado do ladrãozinho Alladin e Helena larga pra trás o casamento de 15 anos com Téo (Tony Ramos) para viver uma aventura amorosa com César (José Mayer).

Helena de "Páginas da Vida" (2006) - Ariel

Helena e Ariel têm bons corações, mas adotam a máxima "os fins justificam os meios" para conseguir o que querem, ainda que seja uma coisa boa. No caso de Ariel, a jovem sereia aceita a fazer um acordo com a bruxa Ursula para conseguir se tornar uma humana e ficar perto do príncipe Eric. Da mesma forma, Helena topa participar da mentira de Marta (Lília Cabral), que disse que sua neta Clara, portadora de Síndrome de Down, está morta. Helena adota Clara e esconde do avô da criança, Alex (Marcos Caruso), que a neta está viva.

Helena (Thaís Araújo) de "Viver a Vida" (2009) - Tiana

A Helena de "Viver a Vida" e a princesa Tiana são as primeiras protagonistas negras da Disney e das novelas de Manoel Carlos. Ambas são jovens e independentes, mandam na própria carreira - Helena é uma modelo famosa e Tiana tem um restaurante - e enfrentam muitos obstáculos para concretizar seus sonhos.

Helena (Júlia Lemmertz) de "Em Família" (2014) - Mérida

A Helena interpretada por Júlia Lemmertz e a princesa Mérida são as mais recentes personagens de Maneco e da Disney. Ambas carregam consigo os elementos da energia e juventude - Mérida é adolescente espevitada e Helena convive com as suas lembranças e escolhas adolescentes durante toda a sua vida adulta.

Outras princesas da Disney ficaram fora da lista. Teremos mais Helenas pra completá-la?