back to top
Community

Uma postagem sobre Axé por dia é o que o Brasil precisa para aumentar a cultura do país

Perfil no Instagram chama a atenção com ilustrações simples e bem humorados do ritmo mais amado e odiado do Brasil

Posted on

O Axé é um dos ritmos mais amados do Brasil e já mobilizou o país em diversas ocasiões.

Segue em anexo imagem da última vez que o povo brasileiro votou certo

Vide o meme que vira e mexe aparece no Twitter.

É claro que tem quem não goste.

Dá uma busca por "Axé porcaria" no Google e depois volta aqui.

Algumas das personalidades do Axé estão entre as mais adoradas da internet.

Por mim, volta Brasil monarquia. Com Ivete Sangalo de rainha

O fato é que já se vão 30 anos da relação de amor e ódio do Brasil com os artistas baianos.

View this video on YouTube

youtube.com

Em 2017, o perfil @axe365dias surgiu para homenagear o ritmo com uma postagem por dia relacionada a um cantor, música ou acontecimento que marcou o maior expoente do carnaval baiano.

instagram.com

Tudo começou com uma homenagem a Luiz Caldas.

Desde então apareceram Daniela Mercury...

instagram.com

"A cor dessa cidade sou eu, o canto dessa cidade é meu.”🎤

Branca mais negra do Brasil, como ela mesma se definiu, e rainha da axé music, como o mundo a coroou… sim: a cor e o canto da cidade são seus, Daniela!👑❤👑"

A banda que todo mundo dançou quando era criança: É O Tchan!

instagram.com

"🎶“Disquei pra turma do Bicho da Cara Preta pra poder me ajudar. Tinha um concurso dentro da roda de samba…”🎶

E foi com o rebolado desse trio de peso que o Tchan botou baiano, americano, italiano, gente de todo lugar pra quebrar. Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus que me perdoem, mas esses são os nossos Baryshnikovs. E se você duvidava da qualidade da música que eles dançavam, presta atenção em como “segure o tchan, amarre o tchan” é metricamente idêntico à introdução da nona sinfonia… é Beethoven pegando carona no sucesso do Tchan?

❤🎼🎻🎼❤"

E o Léo Santana?

instagram.com

"🎤🎶“Bota a mão na cabeça, que vai começáááá....”🎶🎤

O gigante deixou a Bahia e o Brasil com a mão na cabeça, quando estourou em 2009 com o hit Rebolation. E foi ali que Léo Santana começou a botar o seu nome na cena musical e a mostrar que não era só mais um corpinho sarado de 2 metros e 110 kg. Em 6 anos à frente do Parango, Léo levou colocou a banda de vez entre as grandes da música baiana. Partiu para carreira solo e continua fazendo santinhas perderem o juízo, Brasil a fora."

Toda a galera dos Novos Baianos apareceu em uma postagem só.

instagram.com

"🎶🎤“Minha carne é de carnaval, meu coração é igual”🎤🎶

Autores de dois dos discos mais importantes e influentes da história da música popular brasileira - Acabou Chorare e Novos Baianos F.C. -, os Novos Baianos também tiveram uma participação importante na história do carnaval de Salvador: em 1976, eles revolucionaram o carnaval ao preparar o Morcegão (nome do trio elétrico dos Novos Baianos) com qualidade de som equivalente ao que tinham nos seus shows, com caixas de som, mesa equalizadora e microfones. Naquele mesmo ano, o Morcegão e o Trio Elétrico Dodô e Osmar fizeram o primeiro dos míticos encontro de trios da Praça Castro Alves. Moraes, Baby, Pepeu, Paulinho e Galvão… vê-los tocando juntos de novo só deu a certeza de que vocês estão tão novos e tão baianos quanto estavam, no começo dessa história toda. Muito axé para todos vocês, eternos baianos. 🎸🎶🥁🎶🎸🎶 "

Também foram homenageadas figuras de bastidores do Axé, como o artista plástico Ray Vianna, que idealizou a famosa pintura da Timbalada.

instagram.com

"🎶“A minha história de amor começou, era carnaval, era Salvador. Amor à primeira vista, eu sei. Ao olhar você me apaixonei”🎶

Hoje é o dia do artista plástico. E, para representar todos artistas, vamos homenagear um que, além de muito talentoso, tem a sua carreira ligada ao o axé: Ray Vianna. Ainda um menino de 15 anos, Ray já trabalhava nas decorações do circuito do Carnaval. Não demorou para aquele meninote fazer parte da equipe que elaborava o projeto do Carnaval de Salvador. E, cada vez mais imerso no universo da festa, Ray passou a assinar projetos artísticos de trios elétricos e camarotes, para instrumentos, estampas de abadá, peças publicitárias e capas de de discos de diversos artistas, com destaque para os três primeiros da Timbalada, com o qual venceu dois Troféus Caymmi e entrou para o 19° anuário do Clube de Criação de São Paulo! E um dos seus projetos mais interessantes e apaixonantes (e são muitos) teve início, justamente quando ele conheceu Carlinhos Brown em pleno processo de criação da Timbalada. E, como não podia deixar de ser, tem uma história interessante por detrás (lá ele): a certa altura dos preparativos para uma apresentação importante da Timbalada, Pintado do Bongô, mestre e mentor de Brown, ainda não tinha figurino definido... foi quando alguém perguntou como faria com a roupa dele. O véi Pintado respondeu “Eu venho nu e Ray me pinta” – foi uma risada geral! O que foi brincadeira pra galera da timba soou como desafio aos ouvidos do artista... aí Ray lembrou de um rei africano que tinha visto, com o corpo todo coberto de pinturas tribais e resolveu pintar Pintado. O velho Pintado fez o maior sucesso e, dali em diante, ele começou a pintar a banda toda. Hoje, 25 anos depois, as pinturas da timbalada continuam fazendo sucesso no carnaval da Bahia! Quem, pelamordedeus, não se lembra da cena antológica de Emanuelle Araújo levantando a brusinha e falando “Me pinte aqui, pra timbalada!”? Ó paí, ó... como diria meu brother Durvalino “Pinta de pintor, tinta no pincel, eu vou pincelando seu corpinho de neném...” 🖌️🖌️🙌🏽👀👀❤️❤️🎶🎶🎶"

Como não lembrar de Ó Paí, Ó?

View this video on YouTube

youtube.com

O aniversário de Ivete Sangalo não passou em vão.

instagram.com

"🌿🌿🎗HALL DA FAMA - IVETE SANGALO🎗🌿🌿

🎤🎶“Mando carta perfumada, fico na torcida pra você me responder. Quero contar meus segredos e ganhar um beijo, um sorriso, um retrato, um alô”🎶🎤

Hoje é aniversário de Ivete Sangalo e o Axé365 aproveita a data mais do que especial para incluir esse furacão no nosso Hall da Fama do Axé. Em um período em que o axé perdeu espaço até dentro do seu templo mais sagrado – o carnaval de Salvador –, Ivete tomou o Brasil de assalto e foi declarada rainha suprema da $%&@ toda, falando para quem quiser ouvir: eu sou cantora de axé. A gente podia dizer que Ivete merece estar no Hall da Fama por causa dos mais de 15 milhões de discos vendidos ou pelos mais de 150 prêmios nacionais e internacionais, incluindo um Grammy Latino e um Shorty Awards... por ter sido a maior vendedora de DVDs do planeta, em 2014... por já ter sido considerada pela Forbes como a celebridade feminina mais poderosa do Brasil... por ser, há quase uma década, a cantora mais popular do país... claro que a gente podia justificar tudo com os números superlativos de Ivete. Óbvio que temos consciência de que o grande sucesso de Ivete acaba, de alguma forma, ajudando toda a indústria do axé, mas o que a trouxe aqui não foi o que ela faz pela nossa música, quando está nos bastidores. Colocamos Ivete aqui por tudo que ela faz pela nossa música, quando entra em um palco ou sobe num trio. Parabéns pelos 27 anos (já são 27 mesmo? Com aquela carinha de 25... favor checar essa informação, produção), Ivete. Que venham mais outros tantos anos de muita muita música boa e muita dessa energia maravilhosa que você possui. 🎶Você é tão maravilhosa, que Deus ilumine a estrela que és!🎶🎉🎉🎂🎂"

Curte lá e conheça mais da história do Axé, pois a página também lembra de Edson Gomes, Olodum, Harmonia do Samba, Bell Marques, e, claro, Claudia Leitte.

instagram.com

"🎤“Extravasa! Libera e joga tudo pro ar. Eu quero ser feliz, antes de mais nada!”🎤

Ela nasceu em São Gonçalo, no Rio de Janeiro... mas com 5 dias de idade se mudou para a boa terra onde, graças à mistura de tantas cores e tantos acordes, virou uma artista que brilha e desperta paixões em uma legião de fãs. A sua carreira começou cedo: ainda adolescente, começou a cantar numa banda de forró chamada Violeta; quando a banda Violeta se desfez, ela se juntou com alguns amigos para formar a banda Macaco Prego. A presença de palco e a voz da loirinha chamaram a atenção do empresário Cal Adam que, no ano 2000, a convidou para fazer parte de um novo projeto que estava montando com o sócio Manoel Castro... uma banda de axé. Enquanto estruturavam o projeto, contrataram Claudinha para cantar da banda Nata do Samba. E antes de, finalmente, ganhar os vocais da banda de axé, ela ainda cantou na banda Cia. do Pagode (sim... a da Boquinha da Garrafa). No segundo semestre de 2001, o Babado Novo vira realidade e Claudinha ganha a oportunidade que transformaria a sua vida. Em 2002, Lança o CD Babado Novo ao Vivo e vira sucesso em toda a Bahia. Em 2003, conquista o prêmio Dodô & Osmar de Cantora Revelação e o Babado Novo, o de Banda Revelação. À frente da banda, emplacou um sucesso atrás do outro. O carnaval de 2008 foi o último de Cláudia Leitte à frente do Babado Novo. Com a carreira solo, La Milk ganhou liberar para colocar mais da sua personalidade no trabalho. Naquele mesmo ano, ela participou do Brazilian Day em Miami e gravou um DVD ao Vivo na praia de Copacabana, com a presença de mais de 1 milhão de pessoas. Em 2011, se apresentou no concurso Miss Universo. E em 2014, foi uma das principais atrações da cerimônia de abertura da Copa da Fifa e encantou o mundo inteiro com a sua beleza e talento. Foi convidada para ser rainha da bateria da tradicional Mocidade independente de Padre Miguel em 2015 e 2016, e, atualmente, está na 6ª temporada como jurada do The Voice Brasil. As músicas parecem virar açúcar na boca dessa baiana retada, que, quando pega um microfone, faz todo mundo extravasar!🎤🎶🎼"

This post was created by a member of BuzzFeed Community, where anyone can post awesome lists and creations. Learn more or post your buzz!

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss