back to top

Conheça Piper, o cachorro que trabalha para manter as pistas do aeroporto seguras

Possivelmente o cachorro mais legal do mundo.

publicado

Conheça Piper, um Border Collie de 7 anos que é gerente canino de animais selvagens no Aeroporto Cherry Capital em Traverse City, Michigan. Ele também é super legal.

Piper tem o importante trabalho de espantar pássaros das pistas do aeroporto. Esses pássaros podem ser atingidos por aviões aterrissando, de acordo com o site do aeroporto.

Piper se tornou gerente de animais selvagens em janeiro de 2015, e trabalha em período integral das 4:00h às 14:30h.

Seu cuidador e dono, Brian Edwards, trabalha no aeroporto como supervisor de operações do aeroporto desde 2008.

Publicidade

Edwards e Piper começam seu dia tirando veados, raposas e outros animais selvagens da pista de pouso. Piper também procura por tocas no chão ao longo da cerca do aeroporto, para que Edwards as cubra.

O aeroporto atrai bandos de gansos e patos canadenses, a porta-voz do aeroporto Susan Wilcox Olson disse ao BuzzFeed News. Corujas da neve também voam para dentro do aeroporto durante o inverno.

Edwards é informado pelo controle de tráfego aéreo via rádio que um pássaro ou um bando foi visto perto do aeroporto. Ele e Piper, então, vão procurar a ave reportada. Edwards aponta e Piper corre para espantar as aves.

Publicidade

Edwards diz apenas: "Você vai pegar eles, amigão?" Piper entra imediatamente no "modo de lançamento", como ele chama.

Instagram: @airportk9 / Via instagram.com

Edwards começou a treinar Piper quando ele tinha cerca de 5 anos.

Instagram: @airportk9 / Via instagram.com

Edwards, que estudou controle de tráfego aéreo na faculdade, ouviu sobre o programa canino de gestão de animais selvagens no aeroporto Fort Meyers na Flórida que empregou um Border Collie para espantar animais selvagens.

"Foi questão de um mais um," ele disse ao BuzzFeed News. "Eu trabalho em um aeroporto. Eu tenho um Border Collie. Vamos tentar."

Ao longo de um ano, Edwards treinou com Piper suas habilidades de recordação e controle sem a coleira, que ele aprendeu rapidamente. Edwards também treinou Piper para se acostumar com o som dos aviões.

Instagram: @airportk9 / Via instagram.com

"Até hoje eu posso ensinar coisas novas a ele," disse Edwards. "Eu não tenho o problema de 'não se pode ensinar truques novos a um cachorro velho' com o Piper."

Edwards disse que ele está treinando o Piper para ele se acostumar com helicópteros. Ele disse que quer que Piper fique preparado para qualquer situação em caso de uma emergência.

Publicidade

O diretor do aeroporto, Kevin Klein, disse ao BuzzFeed News que mesmo enquanto o programa canino ainda está dando seus primeiros passos, ele notou uma redução da vida selvagem na área.

Instagram: @airportk9 / Via instagram.com

O aeroporto também usa técnicas mais tradicionais para gerenciar a vida selvagem, como remover fontes de alimento e água. Eles também usam refletores e buzinas para espantar pássaros e outros animais.

"Você pode fazer aquilo por anos, mas em algum momento os animais selvagens vão se acostumar com esse tipo de coisa", ele disse. "O Piper, é mais uma ferramenta para gerenciar o habitat da vida selvagem sem tomar nenhuma medida letal para os animais."

Klein disse que a equipe canina para animais selvagens do aeroporto é "um ótimo modelo para todos os aeroportos seguirem" e creditou o sucesso à grande dupla.

Edwards disse que "adora cada minuto" do seu trabalho com Piper, pois não parece que estão trabalhando.

Instagram: @airportk9 / Via instagram.com

A equipe canina para vida selvagem de Edwards e Piper é totalmente voluntária. Eles são financiados por doações através de seu site.

Edwards disse que "embora acabe me custando dinheiro, nada pode tirar a felicidade de trabalhar com seu melhor amigo todos os dias."

Cherry Capital Airport K-9 Team / Via Facebook: airportk9

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss