Se você tem tripofobia, saiba que pode haver uma razão por trás disso

Não se preocupe, este post é um lugar seguro. Pode abrir sem medo.

Oi, eu me chamo Krista e tenho tripofobia. A tripofobia é o medo de pequenos buracos, círculos ou saliências agrupados (confie em mim, não vale a pena pesquisar o termo no Google), e eu sempre sofri com isso.

Fox

Não se preocupe, não haverá nenhum buraco neste post.❤️

Então, o que acontece quando vejo buracos? Várias coisas ruins. Minha pele começa a formigar, meu estômago se revira, fico com falta de ar e até começo a me coçar toda. É HORRÍVEL!

Estou começando a me coçar agora mesmo, só de pensar nisso.

Publicidade

Eu pensei que era a única, mas um dia, no ensino médio, minha melhor amiga e eu vimos uma imagem de buraquinhos juntas e nós duas tivemos a mesma reação.

Ubisoft

E vários anos depois, encontrei este post do BuzzFeed.

Cuidado! Não clique no post se você tiver tripofobia!

Publicidade

Foi então que percebi que minha amiga e eu não estávamos sozinhas. É uma coisa real, aterrorizante e que muitas pessoas têm.

Mas uma coisa que ficou na minha cabeça foi: POR QUÊ?

NBC

"Eu preciso de uma resposta agora."

Publicidade

Depois de fazer muita pesquisa, esquivando-me de milhares de fotos de buracos que pessoas sem noção colocam em seus artigos, aqui está o que descobri:

A tripofobia é um fenômeno relativamente novo que começou a receber muita atenção nas redes sociais depois que circulou na web a foto de uma semente de lótus na pele de uma pessoa.

Ainda assim, os pesquisadores não estão convencidos de que esta é uma fobia real (eu discordo!). Além disso, esse medo também não é reconhecido pelo Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais (DSM) .

Alguns pesquisadores acreditam que a tripofobia possa ser, na verdade, um medo de animais com padrões de buracos na pele (no entanto, a foto abaixo não mexeu comigo):

Jamiehayes32503 / Getty Images

De acordo com um estudo de 2013, alguns pesquisadores não acreditam que aglomerados de pequenos buracos, em si, causem os sintomas. Em vez disso, eles acreditam que o medo venha da associação a animais assustadores com padrões de buracos parecidos, como jacarés e cobras. Em outras palavras, eles acreditam que, quando você sente pavor de um favo de mel, você o está associando, na verdade, a um animal assustador.

Publicidade

No entanto, essa teoria me pareceu totalmente descabida, já que metade dos animais com padrões semelhantes a buracos não me assustam, como as girafas. Então, fiz mais algumas pesquisas e encontrei este estudo feito no ano passado com uma teoria mais interessante.

Claudioventrella / Getty Images

Os pesquisadores concluíram que a tripofobia pode ser uma resposta de sobrevivência evolutiva de nossos antepassados. Se nossos antepassados vissem uma pessoa doente, ou mesmo uma pessoa morta coberta por parasitas ou vermes, por exemplo, eles sabiam que deveriam evitá-la. Hoje, nós inconscientemente ficamos aterrorizados com a ideia de ter uma doença infecciosa, e os pequenos buracos nos remetem à aparência de doenças, parasitas ou infecção.

Isso faz muito mais sentido para mim. Eu não sinto que tenho um medo inconsciente de animais que têm pele com padrões semelhantes a buracos, mas um medo de uma doença parece ser possível. E o que notei é que isso me incomoda mais quando está na pele de alguém, como as sementes de lótus editadas em fotos, de modo que também a teoria da doença parece bastante certeira, para mim.

Publicidade

Agora eu sinto que tenho uma razão bastante ~científica~ de por que isso acontece comigo e com outras pessoas com a mesma fobia.

HBO

Então, há uma cura? Existe algum medicamento milagroso que possamos tomar para nos afastar dessa fobia terrível? A resposta, infelizmente, é não. Mas, lembre-se:

Freeform

"Estamos do seu lado."

Fiquem fortes, companheiros com tripofobia.

Publicidade

Leia também:

7 motivos que explicam por que só você é picado por pernilongos

Publicidade

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também