back to top

We’ve updated our privacy notice and cookie policy. Learn more about cookies, including how to disable them, and find out how we collect your personal data and what we use it for.

O cabelo estereotipado de personagens asiáticas "rebeldes" é um problema real

"O fato de que garotas asiáticas na mídia não podem ser rebeldes/diferentes sem uma mecha (roxa) no cabelo me irrita muito."

publicado

Neste mês, Anne Shi compartilhou uma observação sobre personagens "rebeldes" da Ásia Oriental em sua página do Twitter.

the fact that asian girls in media can't be rebellious/different without a streak of (purple) color in their hair p… https://t.co/CWHMRqFUUb

"o fato de que garotas asiáticas na mídia não podem ser rebeldes/diferentes sem uma mecha (roxa) no cabelo me irrita muito."

Segundo ela, parece que existe um cabelo específico para diferenciar as asiáticas recatadas das "ousadas" na mídia.

so western producers have this idea that to "subvert" this trope, they have to make us ~different~. like look at this Edgy Asian Girl.

"existe este estereótipo de que mulheres asiáticas são geralmente recatadas, que têm uma 'beleza natural (olhos e cabelos escuros), o que é prejudicial por si só."

"os produtores ocidentais têm esta ideia de que para 'subverter' este tipo têm que nos fazer ~diferentes~. tipo, olhe para esta Garota Asiática Audaciosa."

Não é a primeira vez que alguém nota isso. O site de curiosidades de TV Tropes tem uma seção inteira sobre o assunto, assim como já existem algumas publicações no Tumblr.

“Ok, como uma garota da Ásia Oriental, concordo com 90% deste post: precisamos nos afastar do tipo ‘não como outras asiáticas orientais’ quando falamos de looks [de personagens]. Os roteiristas não deveriam usar mechas de cabelo/cabelo pintado como um atalho para o desenvolvimento de personagens, especialmente quando se trata de algumas das personagens acima (exemplo: Yukio), quando não parece provável que elas pintariam seu cabelo em primeiro lugar.

Mas como uma garota que também pinta o próprio cabelo, levo muito a sério comentários do tipo ‘mesmo que tenha uma boa razão para isso, você está contribuindo para estereótipos’, já que existem muitas mulheres e garotas da Ásia Oriental que pintam o cabelo e fazem mechas azuis/roxas/rosas. Eu concordo que isso não deveria ser usado para diferenciar personagens asiáticas de outras asiáticas, mas ao mesmo tempo ignorar as mulheres que pintam o cabelo/mechas como se elas concordassem com estereótipos me parece desdenhoso.

Sinceramente, não vejo problemas em Kniver pintar o cabelo, levando em conta que há uma explicação para isso. A questão para mim, pessoalmente, é esta: ao criar uma heroína da Ásia Oriental com mechas, o roteirista tem um motivo além de querer fazê-la se 'destacar'? Um que foi bem pensado?”

Publicidade

O tuíte de Shi foi compartilhado mais de 5 mil vezes. Algumas pessoas observaram que o cabelo pode ser o resultado de personagens asiáticas serem pensadas por roteiristas homens e brancos.

@babyfrills White men have no idea how to write Asian girls or women without imagining us as white pixie women.

"Homens brancos não têm ideia de como descrever mulheres e garotas asiáticas sem nos imaginar como fadinhas brancas"

I suspect it's even more racist. Producers fear that no one will be able to tell who the character is since "all As… https://t.co/1y8dRc8IjZ

"suspeito que seja ainda mais racista. Os produtores têm medo de que ninguém será capaz de diferenciar as personagens, já que 'todas as mulheres asiáticas são iguais'."

Algumas pessoas deram exemplos de programas de TV que quebram esse paradigma.

*whispers* check out sense 8 https://t.co/xVtlHKUy1M

"*sussura* dê uma olhada em sense 8"

Shi disse ao BuzzFeed News que não acha, fundamentalmente, que o "cabelo roxo" em si seja importante, mas, sim, o que ele representa.

but the fact that almost all asian women with this kind of "rebellious" attitude are depicted with p much the Same Hair... is disheartening.

"sim, ok, entendemos que pintar o cabelo é um ato de rebeldia! isso não é por si algo ruim"

"mas o fato de que quase todas as asiáticas com este tipo de atitude 'rebelde' são representadas com o mesmo cabelo... é triste"

Publicidade

"Os designers limitam a garota asiática ou oriental a um extremo ou outro", disse ela. "A dona de casa gentil, recatada e submissa ou a garota rebelde."

different from... what? all the "other" asian girls? why? because they make snarky jokes & dress in leather jackets & aren't delicate?

"não é dizer que as garotas asiáticas não podem colorir o cabelo. mas se a única razão para isso é para fazê-las audaciosas, diferentes, então pare para pensar."

"diferentes do quê? de todas as 'outras' garotas asiáticas? por quê? porque elas fazem piadas cruéis & vestem jaquetas de couro & não são delicadas?"

Shi disse que espera que essa reflexão faça algumas pessoas pensarem antes de criar personagens asiáticos estereotipados.

the important think to take from this thread is to use your head a little more when designing."innocuous" things can turn egregious quickly.

"o importante a tirar deste thread é usar a cabeça um pouco mais quando estiver escrevendo personagens. coisas 'inócuas' podem se tornar horríveis rapidamente."

Este post foi traduzido do inglês.