go to content

É por isso que viramos uma bagunça quando estamos bêbados, de acordo com a ciência

O cérebro bêbado é um fdp.

publicado

Oi. Somos Alex e Kirsten (Alex é a pessoa totalmente agregadora à esquerda, e Kirsten é a da direita com zero arrependimentos).

Nós somos dois bêbados sociáveis que tiveram suas parcelas de arrependimentos pós-consumo e queríamos encontrar um terreno científico (exceto nossa própria idiotice) para explicar os mistérios por trás de viramos nossos próprios piores inimigos quando estamos bêbados.

Para fazer isso, decidimos perguntar a Kevin Strang, Ph.D. que é do corpo docente no Departamento de Neurociência da Escola Médica de Madison da Universidade de Wisconsin, para tudo isso através da ciência.

Para começar, é preciso explicar algumas coisas sobre o que faz o cérebro bêbado ser tão diferente do cérebro sóbrio...

NBC

Strang nos disse para imaginar o cérebro "como um computador com Windows com um processador RAM realmente poderoso e muita memória." Quando a dose de álcool aumenta, ele explicou, a memória RAM vai para baixo. "Temos vários, vários circuitos que são projetados evolutivamente para fazer coisas diferentes," disse. Quando você está bêbado, você para de usar todas essas peças em movimento e você torna-se o que chamamos de 'míope;," disse Strang.

Então, basicamente, nós somos um computador porcaria quando estamos bêbados.

Aqui estão as questões muito importantes que precisávamos respondidas...

1. Existe alguma razão pela qual nós enviamos mensagens de texto bêbados ou agimos impulsivamente, mesmo que nossos "eus" sóbrios fiquem loucos com nossos "eus" bêbados por fazer isso?

Paramount Pictures

Isso acontece porque você fica "míope", Strang nos disse. Isso significa que "você só pode se concentrar no que está acontecendo imediatamente na frente de você." Você não pode processar o que vai acontecer no futuro ou compreender a causa e o efeito de uma situação. Então, quando você envia uma mensagem de texto bêbado para a sua ex, você está pensando basicamente, que isso vai me fazer sentir bem agora - e seu cérebro ignora completamente quão ferrado ele pode fazer você se sentir no dia seguinte.

2. Por que não podemos deixar de expressar todos os nossos ~sentimentos~ quando estamos bêbados?

MTV

Quando você está bêbado, as partes de seu cérebro que normalmente impediam de expressar sentimentos mais profundos encerram as atividades, disse Strang. "Se alguém hesitado em dizer a alguém como se sente, o sentimento verdadeiro é muito mais suscetível de sair quando está bêbado," disse Strang. Isso ocorre porque as partes do cérebro que dizem "não vou fazer isso, eu poderia ser rejeitado" se abrandam.

3. Você é mais suscetível a dizer a verdade ou mentir quando você está bêbado?

O álcool "torna você mais propenso a fazer qualquer um dos dois," disse Strang. "Isso o torna mais propenso a dizer a verdade ou mentir, depende do que você pode se concentrar naquele momento, depende de como sua miopia está - Qual é a a sua prioridade." As pessoas realmente dizem a verdade mais facilmente, ele disse, mas isso não é muito simples.

Então, você pode dizer ao seu/sua ex a verdade (que você ainda tem sentimentos por ele/ela) se você estiver querendo ele/ela naquele exato momento. Seu eu sóbrio poderia levar em consideração a causa e o efeito de fazer isso, mas o seu eu bêbado não dá importância para isso.

4. Existe alguma razão pela qual ficamos generosos e pagamos bebidas para todo mundo quando ficamos bêbados?

youtube.com

"Tem sido demonstrado muito claramente que pessoas bêbadas são muito mais generosas do que pessoas sóbrias," disse Strang. "Quando a resistência se abaixa e as pessoas não estão pensando com tantas partes diferentes de seus cérebros, elas podem não estar pensando sobre suas carteiras." Então, ao invés de pensar em suas contas bancárias, elas estão apenas pensando em quão vibrante e feliz todo mundo vai ficar quando aquela rodada de chopp chegar.

5. Por que bate a fome?

youtube.com

A fome é o resultado do seu cérebro desativando "funções mais altas", diz Strang. O sistema operacional bêbado do seu cérebro é capaz de rodar programas fáceis, mas, essencialmente, ele não consegue rodar os mais complexos.

"Então, na base do seu cérebro, você tem os centros de funções básicas, como fazer você respirar e o seu coração bater – pensamentos básicos", explica Strang. "Em um pouco mais alto estão as coisas do apetite, das quais você não tem muito controle. Como o fato de que você ama comer e que você está com sede".

6. Por que podemos tolerar mais dor quando estamos bêbados?

Oxygen

O álcool atua basicamente da mesma forma que os anestésicos cirúrgicos trabalham, Strang diz. O que está acontecendo com seu cérebro é que a bebida dificulta que o seu cérebro receba os sinais de dor de seus nervos. "Isso fisicamente bloqueia a sinalização entre neurônios que produzem a dor," explicou ele.

7. Por que nós acordamos com contusões misteriosas e roxos depois de uma noite de bebidas?

MTV

O álcool relaxa certos tipos de músculos, disse Strang. Um tipo é os músculos que controlam seus capilares - o sangue que flui através de seu corpo. "Você tem mais fluxo de sangue porque os vasos sanguíneos ficam relaxados e dilatados", explicou. Isso significa que você tem mais sangue em seus tecidos, o que significa que você tem mais sangue para vazar sob a pele (ou seja, nódoas negras) de danos menores. Também vale a pena mencionar que você também fica muito mais desajeitado quando você está bêbado - uma perfeita tempestade de contusão.

8. Por que roncamos como monstros depois de uma noite de bebidas?

Fox

De acordo com Strang, todo esse ronco também vem do efeito das bebidas sobre os músculos. Ronco, ele explicou, é um resultado de músculos em sua garganta vibrando quando eles estão relaxados. Quando você bebe, os músculos relaxam mais e você se torna mais propenso a roncar.

9. Será que ficamos realmente melhor na dança quando estamos bêbados?

Universal Pictures

Depois de duas bebidas "pensamentos e preocupações periféricas vão embora." Então, algumas bebidas a mais, você fica mais suscetível para se concentrar na tarefa em mãos e pode realmente ser melhor em completá-la. Então você não pode apenas PENSAR que você é um dançarino melhor - você provavelmente é!

No entanto, se você tomar digamos, sete doses de tequila, suas habilidades motoras vão provavelmente começar a cair. Mas de acordo com Strang, "há alguma verdade no fato de que uma dose baixa pode te tornar um pouco melhor nestas tarefas".

10. A mistura de diferentes tipos de álcool realmente faz você ficar muito pior?

NBC

Talvez, disse Strang, mas não porque você está misturando diferentes produtos químicos. É por causa da ordem. Quando você bebe algo com menos álcool primeiro, ele explicou, você se acostuma a beber e ficar bêbado em uma determinada taxa. Quando você muda para algo mais pesado, você tende a estar acostumado com a taxa anterior de bebida e intoxicação e, como resultado, você fica embriagado mais rápido. Por outro lado, se fizer isso na ordem oposta você provavelmente vai passar muito melhor, acrescentou.

Então, basicamente cerveja antes do destilado = você vai passar mal. Destilado antes de cerveja = você está seguro.

11. E a visão de bêbado realmente existe?

Touchstone Pictures

A visão de bêbado realmente existe, diz o Dr. Strang. Tudo se trata daquela miopia alcoólica. "Digamos que você encontre alguém e esse alguém não seja fisicamente atraente, mas ele ou ela tem uma risada que você acha adorável", ele explica, "tudo o que é preciso é uma parte, um aspecto… para fazer você perceber a pessoa como muito mais atraente do que você acharia se estivesse sóbrio, porque você foca naquela parte de forma míope".

12. Existe alguma razão pela qual as pessoas têm os chamados "olhos de bêbado"?

Fox

Você já viu uma foto de você mesmo e perguntou por que seus olhos mal abertos entregam tanto a sua embriaguez? Fora da possibilidade que você pode realmente estar meio adormecido, este é o resultado do aumento da dependência do seu cérebro com os olhos. "É muito difícil realmente prejudicar o seu sistema visual", disse ele. O que se prejudica são outras coisas, como seus ouvidos. "Os olhos e os ouvidos normalmente trabalham juntos para ajudar a dizer-lhe como você está se movendo no mundo", explicou. "O olho todo aberto pode ser uma consequência do cérebro focando suas energias apenas sobre os olhos."

13. Por que todo mundo esquece de falar em um tom mais baixo quando está bêbado?

DreamWorks

Não é que nós sentimos a necessidade de falar mais alto, Strang nos disse, é que nós literalmente não conseguimos ouvir nossa própria voz. "Os neurônios em seu ouvido que estão respondendo e que transportam os sinais para o cérebro literalmente começam a carregar menos sinais para o cérebro", explicou. "Sua voz é percebida como mais calma por você, e você vai torná-la alta o suficiente para fazê-la ter o volume que você espera que ela tenha."

14. Você pode ter um momento de clareza bêbado ou uma epifania bêbado?

Fine Line Features

Você certamente pode pensar que você está tendo uma epifania. Nossas visões simplistas das coisas quando estamos bêbados tornam as nossas interpretações simplistas das coisas mais válidas, disse ele. "Você vê uma solução perfeita, mas você não vê qualquer uma das desvantagens", disse ele, "porque você não é capaz de acessá-las ... Eu não estou dizendo que essas epifanias nunca são brilhantes, mas na maior parte das vezes elas não são brilhantes. "

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss