back to top

Mulheres extraordinárias da história que você precisa conhecer agora

Vamos celebrar algumas mulheres incríveis.

publicado

Fe del Mundo, a primeira mulher estudante da Escola de Medicina de Harvard, foi admitida porque era brilhante… e porque eles não perceberam que ela era uma mulher.

Via rmaf.org.ph

Del Mundo fundou o primeiro hospital pediátrico das Filipinas. Ela entrou nove anos antes de as inscrições serem abertas a mulheres. Um engano de Harvard foi uma vitória para a humanidade.

Publicidade

A Dahoumey Amazons era um exército exclusivamente de mulheres que lutavam pelo Reino de Dahomey (hoje República do Benim) por quase 200 anos.

Madam C. J. Walker, a filha analfabeta de escravos libertos, tornou-se a primeira mulher negra milionária dos EUA, graças a um tratamento capilar que ela inventou em 1905.

Smithsonian Institution, National Museum of American History

Ela também lutou ao lado da NAACP para transformar o linchamento em crime federal. Imagine como seria incrível se ela tivesse sido amigo da Oprah, a primeira mulher negra bilionária dos EUA.

Anna May Wong foi a primeira grande estrela sino-americana do cinema e lutou contra representações estereotipadas em Hollywood.

Wikimedia Commons / Via en.wikipedia.org

Ela também atingiu o status de estrela apesar das leis antimiscigenação que a impediam de beijar um colega de cena na tela – e isso não a impediu de manter casos românticos com homens brancos. Dizem que o "standard" de Jazz "These Foolish Things" foi escrito para ela por seu amante Eric Maschwitz.

Sor Juana Inés de la Cruz, uma das maiores poetisas latino-americanas, rejeitou diversos pedidos de casamento e tornou-se uma freira em 1667, para que pudesse devotar sua vida aos estudos.

Wikimedia Commons / Via en.wikipedia.org

Ela aprendeu a ler e escrever por conta própria aos três anos de idade, e lia avidamente, embora a leitura fosse proibida a mulheres. Seus estudos foram eventualmente condenados pela igreja, e ela parou de escrever para evitar censura.

Publicidade

Alice Huyler Ramsey, a primeira mulher a dirigir de um lado ao outro dos EUA, disse: "Boa direção não tem nada a ver com o sexo. É do colarinho para cima."

Wikimedia Commons / Via en.wikipedia.org

Ao longo de sua viagem de 1909, ela trocou pneus, consertou pedais de freio quebrados e limpou velas de ignição durante sua viagem de 59 dias – tudo antes de existirem muitas das estradas asfaltadas.

Em 1940, Hattie McDaniel foi a primeira pessoa negra a ganhar um Oscar por seu papel como Mammy em E o Vento Levou.

Tracy A Woodward / The Washington Post via Getty Images

Ela estava sentada no fundo do salão, em uma mesa segregada, na noite de sua vitória. Hattie McDaniel quebrou muitas barreiras durante sua vida, incluindo ter sido a primeira mulher negra a cantar no rádio.

As Irmãs Soong, educadas em Wesleyan, casaram-se com os três homens mais influentes da história moderna da China, e importantes por seus próprios méritos.

Wikimedia Commons / Via en.wikipedia.org

Ai-Ling casou-se com o homem mais rico da China, Mei-Ling casou-se com o homem que liderada o Partido Democrático Kuo Ming Tang, e Ching-Ling foi a esposa do homem que fundou a República da China e derrubou o governo de dinastia da China.

Victoria Claflin Woodhull, a primeira mulher candidata presidencial dos EUA, defendeu o direito de casar-se, divorciar-se e ter filhos sem a interferência do governo.

Wikimedia Commons / Via en.wikipedia.org

Embora a legalidade de sua candidatura em 1872 seja contestada, Victoria Claflin Woodhull permanece como uma visionária que estava mais de cem anos à frente de seu tempo – tudo isso em uma época em que as mulheres sequer tinham direito a votar.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss