back to top

Esta conta de Twitter está tentando identificar neonazistas que marcharam em Charlottesville

A conta @YesYoureRacist (em português, "Sim, Você É Racista") está identificando e expondo supremacistas brancos e neonazistas.

publicado


Uma conta de Twitter anônima está pedindo ajuda de usuários da rede social para identificar supremacistas brancos que participaram de marchas nacionalistas em Charlottesville, Virgínia — o objetivo é fazer com que eles percam seus empregos.

A manifestação, que começou na sexta-feira como um protesto contra a retirada de um busto do general confederado Robert E. Lee, deixou uma pessoa morta no sábado. Um homem identificado pela polícia local como James Alex Fields Junior, de 20 anos, avançou com o carro contra uma multidão, matando a manifestante antirracista Heather Heyer, de 32 anos, e deixando ao menos 19 feridos.

Dois policiais, Jay Cullen e Berke Bates, também morreram após um acidente de helicóptero enquanto monitoravam a cidade.

Fotos de manifestantes racistas e neonazistas viralizaram durante o fim de semana, levando ao esforço coletivo para identificá-los publicamente.

If you recognize any of the Nazis marching in #Charlottesville, send me their names/profiles and I'll make them fam… https://t.co/wI8rvhqExb

"Se você reconhece algum nazista marchando em #Charlottesville, envie os nomes/perfis e eu os tornarei famosos #BoaNoiteDireitaAlternativa."

A conta @YesYoureRacist (em português, "Sim, Você É Racista"), que desde 2012 busca identificar racistas e supremacistas brancos, está consolidando esse esforço.

"Eu tenho usado esta conta para identificar racistas no Twitter e na vida real há quase cinco anos, então quando essas fotos começaram a aparecer, percebi que era natural continuar a identificá-los", disse ao BuzzFeed News o homem que administra a conta, que recusou-se a se identificar.

Any Arkansas Engineering folks recognize this guy? Must be awfully proud of his school to represent it at a Klan ra… https://t.co/8cxa5yYBem

"Alguém que estudou engenharia no Arkansas reconhece esse cara? Deve sentir muito orgulho da faculdade para representá-la num encontro da Ku Klux Klan."

Publicidade

"Eu vivo na Carolina do Norte e sou bastante ativo politicamente", disse o homem por trás da conta de Twitter. "Eu tenho amigos que foram a Charlottesville para protestar contra os nazistas, e quando vi a notícia do incidente de carro fiquei bastante preocupado até conseguir entrar em contato com todos e confirmar que estavam seguros. Eu sou branco, mas eu tenho uma sensação forte de que os brancos têm a responsabilidade de combater o racismo sempre que presenciá-lo. De outra maneira, estamos apoiando passivamente a supremacia branca ao fazer nada."

Rapidamente, a conta identificou pessoas e passou a compartilhar seus nomes.

This angry young man is Peter Cvjetanovic, a student at @unevadareno

"Este jovem raivoso é Peter Cvjetanovic, estudante na Universidade de Nevada em Reno."

Horas após Cvjetanovic ser identificado, uma equipe local de notícias em Reno, Nevada, confirmou que era ele na foto.

"YesYoureRacista também identificou pelo nome um funcionário do restaurante Center Street Top Dog em Berkeley, Califórnia. (O BuzzFeed News não conseguiu contato com a pessoa em questão e decidiu não revelar seu nome sem confirmar que ele, de fato, estava na manifestação neonazista.)

Em um email enviado no domingo à noite, o restaurante informou ao BuzzFeed News que o funcionário havia sido demitido.

A conta de Twitter ainda está ativa e continua tentando identificar participantes.

Yes, this "veteran" giving the Nazi salute definitely needs to be identified as well https://t.co/WvdRHNiFSx

"Sim, este 'veterano' fazendo a saudação nazista definitivamente também precisa ser identificado."

Este post foi traduzido do inglês.

Kevin Collier is a cybersecurity correspondent for BuzzFeed News and is based in New York.

Contact Kevin Collier at kevin.collier@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Em parceria com