back to top

Delator da Fifa caiu no choro em pleno tribunal após réu fazer gesto de cortar garganta

O advogado de Manuel Burga, ex-cartola que fez o gesto, disse que seu cliente é um homem "tímido" e apenas sentiu coceira na garganta.

publicado

Delator no caso Fifa, o argentino Alejandro Burzaco teve uma crise de choro após ter sido ameaçado em pleno tribunal.

Os procuradores dos Estados Unidos acusaram Manuel Burga, ex-chefe da Federação Peruana de Futebol — que é réu e estava presente durante todo o depoimento de Burzaco —, de fazer gestos de "cortar a garganta" em direção ao delator.

O gesto teria sido feito por Burga, segundo os procuradores, ao menos duas vezes, na terça (14) e na quarta (15).

O advogado do peruano, Bruce Udolf, negou as ameaças — ele disse que seu cliente é um homem "tímido" e estava apenas sentindo coceira na garganta.

Burzaco caiu no choro na quarta (15), um dia após o ex-executivo argentino Jorge Delhon, 52, cometer suicídio em Buenos Aires. Horas antes, Delhon havia sido acusado por Burzaco de receber propina em troca de contratos de transmissão.

O depoimento teve que ser interrompido por cerca de uma hora e só foi retomado após Burzaco se recompor.

Após o reinício do julgamento, os procuradores pediram à juíza Pamela K. Chen, que julga o caso, que a prisão domiciliar de Burga fosse mais restritiva. Ela determinou que ele seja impedido de usar o telefone e a internet — antes, o uso era permitido.

Outros réus do caso que estão em prisão domiciliar, como o ex-presidente da CBF José Maria Marin, têm benefícios. Marin, que ocupa seu apartamento na Trump Tower — a metros do Central Park —, costuma ir à igreja aos domingos.

Veja também:

Del Nero tentou passar a perna em Marin, diz delator do caso Fifa

Globo pagou propina por direitos da Libertadores e da Sulamericana, diz delator do caso Fifa

Ken Bensinger is an investigative reporter for BuzzFeed News and is based in Los Angeles. His secure PGP fingerprint is 97CC 6E32 10A2 23FE 4E84 98B4 9CFF 4214 9D26 8AA7

Contact Ken Bensinger at ken.bensinger@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Em parceria com