back to top

14 fatos científicos para te deixar mais inteligente neste verão

Por que falar sobre o tempo quando você pode explicar o por quê do pôr-do-sol ser vermelho?

publicado

1. Nós temos estações do ano porque o eixo da Terra possui uma inclinação de 23.4°.

Nasa / Via veimages.gsfc.nasa.gov

Quando o Pólo Norte está apontado para sol, é verão no Hemisfério Norte. O solstício de verão é o momento em que o Pólo Norte está mais próximo do sol.

3. A fotossíntese provavelmente usa efeitos quânticos.

LiuMeiLi / Via perimeterinstitute.ca

A fotossíntese transforma luz solar em energia para as plantas. Não sabemos bem como funciona, mas parece envolver efeitos quânticos, incluindo entrelaçamento, que liga partículas inextricavelmente, não importa onde elas realmente estejam.

4. As aves migratórias podem “ver” o campo magnético da Terra usando entrelaçamento quântico.

LSaloni / Via perimeterinstitute.ca

As aves parecem navegar usando o campo magnético da Terra, que elas podem possivelmente ver como um padrão de cores graças ao entrelaçamento quântico.

Publicidade

7. Pores do sol são vermelhos porque a luz vermelha é menos espalhada pela atmosfera da Terra.

Pilin_Petunyia

A luz azul, violeta e verde têm comprimentos de onda mais curtos do que a vermelha e assim são mais espalhadas quando atravessam a atmosfera da Terra, deixando apenas uma luz avermelhada aparecer.

8. Você pode agradecer o comprimento de onda da luz azul pelos céus azuis perfeitos também.

Durante o dia, a luz solar atravessa menos atmosfera já que vem diretamente de cima. A luz azul se espalha também, mas não totalmente, e assim o céu parece azul.

Publicidade

9. Rinite alérgica é causada por três tipos diferentes de pólen.

Suphaloet

Pólen de árvore, pólen de gramíneas e pólen de ervas daninhas podem desencadear os espirros e a coceira nos olhos que, para muita gente, parecem acompanhar os verões. O pólen das árvores aparece mais na primavera, mas o polén da grama e das ervas daninhas começam na primavera e continuam no verão. E ao passar mais tempo ao ar livre no verão fica mais difícil evitar o pólen.

12. Uma barrigada na água tem exatamente a mesma quantidade de energia cinética de um mergulho adequado.

IPGGutenbergUKLtd

Mas a energia é convertida em som, calor e ondas quando o mergulhador bate na água, em vez de ser desgastada gradualmente pelo atrito.

Publicidade

14. Os castelos de areia mantêm a forma por causa da tensão superficial da água.

nito100

Bilhões de grãos de areia são mantidos no lugar em castelos de areia por “pontes” minúsculas de tensão superficial. Adicione água demais ou de menos e as pontes se rompem, causando o desmoronamento do teu castelo.