back to top

13 respostas para perguntas científicas que você ficou com vergonha de fazer

Como rubor, bocejo, soluços e céu azul.

publicado

1. Por que suamos quando estamos nervosos?

Via etudianteendesign.tumblr.com

Seu corpo lida com uma ameaça em potencial entrando no modo de luta ou fuga. Isto implica a parte do seu cérebro que controla as funções básicas, o hipotálamo, dizendo para sua glândula adrenal para liberar uma tonelada de hormônios. Sendo um deles a epinefrina, também conhecida como adrenalina, e é o que faz suas glândulas de suor agirem. A ideia é que você precisará manter seu corpo frio enquanto está confrontando uma ameaça — até mesmo se for apenas uma apresentação.

2. Por que ficamos ruborizados?

Via canyoureleaseme.tumblr.com

Este é mais um sintoma da reação de luta ou fuga. Quando você está embaraçado, seu corpo libera adrenalina. Suas veias sanguíneas então se dilatam para captar mais oxigênio para seus músculos, liberando mais sangue nas suas veias. Isto causa um infeliz efeito colateral que faz sua face parecer avermelhada. Ah, e isso é uma reação involuntária, então não há absolutamente nada que você possa fazer sobre isso.

Publicidade

5. Por que os humanos não têm mais rabo?

Via d0ntevenw0rryab0utit.tumblr.com

Simples assim, nós não precisamos mais de rabos. Ele foram muito úteis para equilibrar quando nós costumávamos caminhar sobre ramos de árvores, mas quando nós começamos a balançar neles e, eventualmente, caminhar em pé, não precisávamos mais de um contrapeso. Um membro extra que nós não precisamos usar gasta energia, então uma vez que não havia mais uso para eles nosso rabo teria desaparecido através da seleção natural nos próximos milhões de anos.

6. Por que nós soluçamos?

CREATISTA / Shutterstock.com

Soluços acontecem quando seu diafragma contrai. É um reflexo, então você não tem controle sobre isso. Seu diafragma está sob sua caixa torácica e ajuda a controlar sua respiração. Há muitas causas do soluço, mas uma das mais comuns é uma irritação do seu esôfago ou estômago.

7. Por que temos duas dentições?

Via lctv.tumblr.com

É tudo uma questão de tamanho. À parte de uma aparência absolutamente terrível, um conjunto completo de dentes permanentes seria muito grande para caber dentro da boca de um bebê. Mas eles precisam de alguns dentes, então dentes de leite permanecem até que nossas arcadas fiquem grande o suficiente para acomodar um modelo maior de dentes.

Publicidade

8. Por que temos olheiras quando estamos cansados?

Via kjhworld.tumblr.com

A cor escura é causada pelo sangue correndo através de nossas veias bem abaixo da pele. Quando você está muito cansado, seu sangue produz mais cortisol e o volume do sangue em seu corpo aumenta. Este aumento é mais visível debaixo de seus olhos por causa da pele mais fina ali.

9. Por que choramos quando estamos tristes?

Via mashable.com

Lágrimas mostram aos outros que você precisa de apoio. Humanos são a única espécie conhecida que produz lágrimas de emoção e ainda chora na fase adulta. Uma das teorias é que nós choramos ao invés de emitir sons quando estamos aflitos, porque fazer sons poderia atrair predadores.

10. Por que nos entediamos?

Via whatthebuck20.tumblr.com

Uma pesquisa publicada em 2012, define tédio como “um estado aversivo de querer, sem conseguir, se engajar em alguma atividade satisfatória”. Tédio vem quando temos dificuldade de prestar atenção em informação, interna (como sentimentos) ou externa (como o que está acontecendo em volta de nós) e reconhecemos isso — mas tentamos culpar o ambiente ao invés de nós mesmos.

11. Por que a gente ri?

Via fallontonightgifs.tumblr.com

Usamos o riso como um ritual de acasalamento e como uma forma de se relacionar. Pode ter se originado como uma forma de mostrar alívio depois do perigo ter passado e mostrar confiança nas pessoas com quem você está.

Mas o riso também pode ser usado para exercer controle sobre um grupo de pessoas. Indivíduos dominantes, como um chefe em um escritório, são mais propensos a orquestrar o riso do que seus subordinados.

12. Você pode ser queimado pelo sol através de vidro?

Tom And Steve/Tom And Steve

O vidro impede 97% dos raios tipo UV que causam queimadura solar e câncer de pele, e quase 40% do tipo menos prejudicial. Então com exposição suficientemente longa, você ainda pode se queimar.

13. Por que a gente dorme?

Via mirrormirroronthewallll.tumblr.com

Faz tempo que sabemos que precisamos dormir para funcionar corretamente, mas exatamente por que dormimos e o que acontece quando estamos dormindo tem sido um mistério. Uma pesquisa que saiu no ano passado diz que enquanto dormimos nossos cérebros basicamente se limpam, usando fluído cerebrospinal para expulsar “detritos moleculares” e proteínas nocivas que podem levar à demência se elas se acumularem. Mas a pesquisa foi apenas em ratos, e ainda não está claro se o mesmo acontece em humanos. De qualquer forma, é improvável que a história esteja completa.

Em parceria com