back to top

13 fatos que o tornarão muito consciente de seus olhos

Olhos são incríveis, mas também meio nojentos quando você pensa sobre eles.

publicado

2. Mas o número de piscadas varia enormemente entre as pessoas.

Disney

Então não se surpreenda se você piscar muito mais ou menos.

A frequência também tende a mudar dependendo do que você está fazendo — algumas pessoas piscam menos quando leem, e mais quando conversam.

4. Piscar pode ser voluntário, espontâneo ou um reflexo.

Disney / Via miscgifs.tumblr.com

A piscada espontânea é o que você faz 15 vezes por minuto. As piscadas reflexas são estimuladas se algo toca seu olho (eca) ou um objeto vem em sua direção muito rapidamente.

A piscada voluntária é provavelmente o que você está fazendo agora, porque está muito consciente de seus olhos graças a esta leitura.

Publicidade

5. A córnea é um dos poucos tecidos do corpo sem vasos sanguíneos.

Sua córnea é a coisa clara em forma de cúpula que cobre a parte da frente do seu olho, então os vasos sanguíneos não deixariam você enxergar corretamente.

(A cartilagem também se mantém sem vasos sanguíneos.)

7. Você tem uma camada produtora de muco que recobre o interior da sua pálpebra.

Lady Weaxzezz / en.wikipedia.org

Ela é chamada de conjuntiva, e também reveste o exterior da sua esclera — a parte branca do olho. Ao contrário da córnea, ela tem vasos sanguíneos.

8. Existem três tipos básicos de lágrimas.

CSA

Existem as lágrimas basais, as lágrimas reflexas e o choro. As lágrimas basais são as que mantêm seus olhos lubrificados e saudáveis, mas nunca escorrem para fora dos olhos. As lágrimas reflexas acontecem quando algo, como uma cebola, irrita sua córnea. E o choro é, bem, o choro.

Publicidade

9. A composição das lágrimas depende do porquê seus olhos estão lacrimejando.

33gif.tumblr.com

A película lacrimal basal que cobre o olho é feita de gorduras, água e muco, bem como de enzimas que protegem contra infecção. As lágrimas emocionais contêm mais hormônios do que outros tipos de lágrimas.

11. Essa gosma que se pendura para fora no canto dos olhos é uma mistura de óleo e secreção aquosa.

Flickr: wjlonien / CC

Você tem glândulas em suas pálpebras que fazem algo chamado meibum, um óleo que reveste o olho para ajudá-lo a piscar e impedir que suas lágrimas evaporem.

Durante a noite, este óleo se mistura com a remela, uma secreção aquosa que sai de seus olhos. Como você não está piscando e limpando como faz quando está acordado, tudo se junta no canto do olho e seca. HUM.

13. Ah, e há ácaros vivendo em seus cílios agora.

Image Source Pink / Getty Images

Existem dois tipos de ácaros que habitam rostos humanos: Demodex folliculorum, que vive nos folículos do cabelo (e dos cílios) e Demodex brevis, que vive em suas glândulas sebáceas.

Eles têm oito pernas curtas e corpos alongados.