back to top

12 dos fatos científicos mais tristes de todos os tempos

Naves espaciais solitárias e animais abandonados até o fim do artigo. Mil desculpas.

publicado

1. Em seu primeiro aniversário em Marte, a sonda Curiosity foi programada para tocar "Feliz Aniversário" para si mesma.

Como se estar sozinha em um planeta frio e distante não fosse ruim o bastante.

3. Há uma baleia chamada 52 Hertz que pode ser a única de sua espécie. Ela viaja sozinha, cantando a uma frequência diferente das outras baleias.

Purestock / Getty Images

O canto das baleias geralmente está na frequência de 20 hertz, uma frequência de baixa audibilidade para os seres humanos. Quando cientistas começaram a ouvir um canto a 52 hertz, não descobriram de pronto que se tratava de uma baleia. Os cientistas disseram em um neste artigo que:

Talvez seja difícil aceitar que, se isso foi uma baleia, possa haver apenas uma dessa espécie em toda a vastidão do oceano, porém, apesar do monitoramento cuidadoso e abrangente durante todo o ano, apenas um canto com essas características foi encontrado e houve apenas uma fonte em cada temporada.

(Contudo, essa história pode ter um final feliz – alguns cientistas agora acreditam ter captado sinais similares, o que pode significar que a baleia pode não estar sozinha no fim das contas).

5. A New Horizons levou nove anos viajando até Plutão, mas apenas 22 horas coletando dados do planeta anão.

"Nossa, olá!!! "Ah, já vou indo então. :("

6. Cientistas mataram acidentalmente o animal mais velho do mundo quando o descobriram (também acidentalmente) em 2006.

Bangor University

Ming, o molusco, foi capturado na costa da Islândia em 2006. Ming era um dos 200 moluscos que seriam estudados como parte de uma pesquisa sobre mudança climática. Todos os moluscos foram congelados – o que os matou – ainda no barco. Um ano depois os cientistas descobriram o que tinham feito.

Apenas quando levaram os moluscos ao laboratório eles perceberam o quão velho Ming era, analisando sua concha em um microscópio. A princípio, acharam que ele tinha 405 anos de idade, mas uma análise posterior estabeleceu sua idade como 507 anos. Isso significa que ele nasceu em 1499, durante a dinastia Ming na China. Descanse em paz, Ming.

7. As duas naves espaciais Voyager são os objetos feitos pelo homem mais distantes da Terra, mas estão viajando em direções diferentes.

NASA/JPL

Vagando pelo cosmos solitariamente, a Voyager 1 já está no espaço interestelar. A Voyager 2 ainda está na heliosheath, a camada mais extrema de uma "redoma" ao redor do sistema solar criada pelo vento solar.

8. A Voyager 1 não chegará a outro sistema estelar antes de 40.000 anos e mesmo assim estará a mais de um ano-luz distante da estrela.

9. Uma nave espacial que foi lançada nos anos 70 ainda transmitia seu sinal para a Terra em 2008, mas ninguém a monitorou por 9 anos.

NASA/GSFC

Seu nome era ISEE-3 e tinha por função investigar o vento solar, mas em 1983 mudou de curso (e de nome, para ICE) e foi investigar alguns cometas. Supostamente, a ICE deveria encerrar sua transmissão na década de 90, mas aparentemente alguém esqueceu de avisá-la.

Em 2008, quando estava orbitando ao redor do sol, Robert Farquhar, especialista de missão da NASA, tentou – e conseguiu – detectar o sinal que a ICE estava transmitindo.

Em 2014, a ICE voltou de suas aventuras cometárias e passou pela Terra. A NASA não financiava mais comunicações com a nave espacial, mas um grupo extraoficial chamado ISEE Reboot Project conseguiu contatá-la em maio daquele ano e ligar seus propulsores em julho, antes de perder novamente o contato.

11. Ursos cinzentos são conhecidos por abandonar filhotes sem irmãos para que possam tentar uma ninhada maior no próximo ano.

Karen Bleier / Getty Images

A criação do filhote leva dois anos, então a mãe não teria outra ninhada antes de três anos se ela o criasse.

12. Pandas costumam ter gêmeos, mas geralmente a mãe só consegue criar um, abandonando o outro.

Chip Somodevilla / Getty Images

Filhotes de pandas-gigantes sequer conseguem abrir os olhos antes de 6 semanas de idade e não conseguem se locomover até terem 3 meses. Pobrezinhos.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss