go to content

Esta atriz morreu depois de tentar usar medicina alternativa para tratar um câncer

Ela decidiu abrir mão da quimioterapia.

publicado

Ela compartilhou os exames médicos em sua conta oficial do Weibo, junto com uma longo texto explicando sua decisão de abrir mão da quimioterapia.

weibo.com

"Eu não sei a medicina tradicional chinesa vai me curar, mas eu sei que a quimioterapia vai ser dolorosa e eu posso morrer mais cedo. Então, independente do quanto eu vou viver, eu quero viver cada dia e aproveitá-lo ao máximo."

Xu explicou que havia optado por um tratamento tradicional porque isso lhe permitiria "aproveitar cada dia" sem a dor da quimioterapia, mesmo que não houvesse a certeza de cura.

Ela também escreveu que razões financeiras e o fato de ter tido um amigo que morreu de câncer mesmo após passar pela quimioterapia motivaram sua decisão.

O anúncio de Xu dizia:

Na verdade, eu não planejava fazer o anúncio no Weibo, mas muitos fãs ficaram preocupados comigo e muitos dos meus amigos e conhecidos me ajudaram durante esses dias. Eu não quero deixar as pessoas mais preocupadas e tristes por mim, mas esses são os resultados dos exames médicos de dois hospitais diferentes. Nos últimos dias, eu e minha família não conseguimos acreditar. Mesmo agora, eu ainda não acredito que isso esteja acontecendo comigo, mas essa é a realidade. Eu pensei sobre isso por dois dias. Eu quero abrir mão do tratamento para ir viajar. Eu vi um amigo morrer depois de passar pela quimioterapia. Eu não quero passar pelo sofrimento da quimioterapia para sair irreconhecível, sem vida e sem dinheiro. Eu sei que meus pais fariam de tudo para eu ter um tratamento. Eles disseram que fariam qualquer coisa para conseguir o tratamento para mim e, se eu morrer, eles vão morrer comigo. Minha atitude perante isso tudo é boa. Meus resultados médicos são: câncer mediastinal maligno e câncer hematopoiético maligno, mas eles não confirmaram se é linfoma, leucemia ou câncer de mama. Eu quero abrir mão do tratamento contínuo e usar o tratamento da medicina tradicional chinesa. Eu não sei a medicina tradicional chinesa vai me curar, mas eu sei que a quimioterapia vai ser dolorosa e eu posso morrer mais cedo. Então, independente do quanto eu vou viver, eu quero viver cada dia e aproveitá-lo ao máximo. Quer dizer, eu nunca vivi minha própria vida nesses 26 anos. Meus pais tiveram sete filhos, e eu sou a terceira mais velha. Paguei todos os custos da minha faculdade. Antes de consegui terminar a universidade, fui morar em um porão nos subúrbios de Pequim. Eu passei cinco anos atuando só para pagar a universidade do meu irmão mais novo, pagar meu aluguel, ajudar meus pais a pagarem suas dívidas, comprar uma casa. Eu dei todo o dinheiro que ganhei com esses 10 filmes que eu fiz nos últimos cinco anos para a minha família. Eu nunca pude gastar comigo. Quando eu descobri que tinha câncer, eu tive uma sensação peculiar de alívio. Eu senti como se estivesse livre disso tudo. Eu acredito em Buda. Eu não culpo ninguém nem quero perguntar a Deus por que pessoas boas não são recompensadas por sua bondade. Essa é a minha vida. Finalmente, eu tenho um último favor para pedir: Se você compartilhar isto com seus amigos ou no Weibo, você deve usar fotos bonitas de mim. Além disso, me chame pelo meu novo nome: Xu Xiao Ting!

Nos dias seguintes, Xu publicou fotos no Weibo que a mostravam recebendo tratamentos tradicionais, como ventosaterapia, acupuntura e gua sha (quando a pele é levemente raspada para produzir leves hematomas).

weibo.com

Em sua publicação, Xu escreveu que os tratamentos tradicionais ainda eram doloridos, mas pediu às pessoas que estavam passando por experiências similares que fossem fortes e tivessem coragem.

As fotos provocaram controvérsia entre seus fãs. Alguns ficaram indignados com sua decisão.

weibo.com

"Você pode não fazer isso? Por favor, aceite o tratamento médico ocidental."

Muitos pediram para ela aceitar a quimioterapia.

weibo.com

Lee Kai-fu (investidor americano) também não teve linfoma? Ele está melhor agora. Ele está mais confiante. Você é jovem e gentil. Procure tratamento em uma clínica-padrão para o câncer! Não perca essa chance. Espero que se recupere logo!"

weibo.com

"Eu trabalhei em um hospital por seis anos e também com pacientes com linfoma. Mesmo que a medicina chinesa esteja muito avançada, nunca um paciente com câncer se curou com a medicina tradicional, até onde sei. O tratamento do câncer é melhor com os métodos ocidentais. Não o adie. A quimioterapia é o único método eficaz para tratar o câncer hoje."

A maioria pediu para ela aceitar a quimioterapia antes de procurar a medicina tradicional chinesa, já que esta última leva mais tempo para fazer efeito.

weibo.com

"Não há nada de errado com a medicina tradicional chinesa. Mas os efeitos do tratamento são muito lentos, o que significa que ela não tem efeito contra doenças que progridem tão rapidamente."

weibo.com

"Não deixe sua doença piorar enquanto você estiver recebendo o tratamento tradicional. Por favor, combine a medicina chinesa com a ocidental."

A última publicação de Xu ocorreu em 18 de agosto, quando ela foi hospitalizada.

weibo.com

"Senti que estava sufocando ontem à noite... Minha família me levou para o hospital de manhã cedo e, depois de receber oxigênio, eu me senti um pouco melhor. Vou rezar para Buda me abençoar e me proteger, para que essa dor vá embora. É doloroso demais!"

A morte de Xu gerou um imenso debate sobre a eficácia da medicina tradicional chinesa.

health.people.com.cn

"A morte de Xu Ting por câncer: Especialistas dizem que verdadeiros médicos tradicionais chineses não rejeitariam os métodos ocidentais"

Diversas colunas de opinião foram publicadas em jornais locais e reunidas pelo "Diário do Povo". Alguns chamaram a medicina tradicional chinesa de "fraude".

Diversos especialistas e pesquisadores também deram suas opiniões.

health.people.com.cn

"A medicina tradicional chinesa não deve ser culpada pela morte de Xu Ting", escreveu um professor da Universidade Médica Chinesa.

A maioria dos fãs da atriz, porém, apenas manifestou seu pesar.

weibo.com

"Anjo lindo e gentil, não existe dor no paraíso."

weibo.com

"Faça uma boa viagem, Xiao Ting. Eu vou sempre me lembrar da primeira vez que nos conhecemos, três anos atrás. Cheguei tarde demais para dizer adeus desta vez, mas espero que você seja feliz na próxima vida."

Kassy Cho is a reporter with BuzzFeed News and is based in London.

Contact Kassy Cho at kassy.cho@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.