back to top

We’ve updated our privacy notice and cookie policy. Learn more about cookies, including how to disable them, and find out how we collect your personal data and what we use it for.

Cientistas jogaram uma câmera dentro do vulcão e encontraram tubarões

Vulcarão, alguém?

publicado

Em um novo vídeo do National Geographic, a equipe de uma expedição encontrou tubarões em Kavachi, um vulcão submarino ainda em atividade.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

Para observar melhor o interior do vulcão, a equipe soltou uma câmera especial para grandes profundidades em uma de suas crateras. Kavachi está localizado nas remotas Ilhas Salomão, a nordeste da Austrália.

Quando chegou a hora de assistir as gravações, eles descobriram um mundo maravilhoso nas cavernas subaquáticas.

Publicidade

Como o vulcão está em atividade, esses animais correm algum risco ao passear dentro do vulcão.

Ho New / Reuters

"Eles percebem algum sinal de que o vulcão vai explodir e fogem antes que isso aconteça, ou será que eles ficam presos e morrem sufocados pelo vapor e pela lava?" o engenheiro oceânico Brennan Phillips perguntou no Explorers Journal , do National Geographic

Mesmo que o vulcão não esteja em erupção no momento, ele está sempre borbulhando com lava quente, cinzas e vapor, ele disse. E como a água no vulcão é presumivelmente mais quente e ácida que o normal, a descoberta levanta questões sobre a adaptação dos animais a ambientes extremos.

"Esse é um exemplo de um ótimo projeto para se trabalhar, você sai com apenas uma pergunta e retorna com várias," diz Phillips no vídeo.