back to top

Cientistas jogaram uma câmera dentro do vulcão e encontraram tubarões

Vulcarão, alguém?

publicado

Em um novo vídeo do National Geographic, a equipe de uma expedição encontrou tubarões em Kavachi, um vulcão submarino ainda em atividade.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

Para observar melhor o interior do vulcão, a equipe soltou uma câmera especial para grandes profundidades em uma de suas crateras. Kavachi está localizado nas remotas Ilhas Salomão, a nordeste da Austrália.

Quando chegou a hora de assistir as gravações, eles descobriram um mundo maravilhoso nas cavernas subaquáticas.

Eles viram esse senhor molenga aqui e gritaram de alegria:

National Geographic / Via youtube.com

Mas isso não é tudo: tinha também um cabeça de martelo...

National Geographic / Via youtube.com

... e tubarões-seda! Macios e sedosos.

National Geographic / Via youtube.com

Como o vulcão está em atividade, esses animais correm algum risco ao passear dentro do vulcão.

"Eles percebem algum sinal de que o vulcão vai explodir e fogem antes que isso aconteça, ou será que eles ficam presos e morrem sufocados pelo vapor e pela lava?" o engenheiro oceânico Brennan Phillips perguntou no Explorers Journal , do National Geographic  Mesmo que o vulcão não esteja em erupção no momento, ele está sempre borbulhando com lava quente, cinzas e vapor, ele disse. E como a água no vulcão é presumivelmente mais quente e ácida que o normal, a descoberta levanta questões sobre a adaptação dos animais a ambientes extremos.  "Esse é um exemplo de um ótimo projeto para se trabalhar, você sai com apenas uma pergunta e retorna com várias," diz Phillips no vídeo.
Ho New / Reuters

"Eles percebem algum sinal de que o vulcão vai explodir e fogem antes que isso aconteça, ou será que eles ficam presos e morrem sufocados pelo vapor e pela lava?" o engenheiro oceânico Brennan Phillips perguntou no Explorers Journal , do National Geographic

Mesmo que o vulcão não esteja em erupção no momento, ele está sempre borbulhando com lava quente, cinzas e vapor, ele disse. E como a água no vulcão é presumivelmente mais quente e ácida que o normal, a descoberta levanta questões sobre a adaptação dos animais a ambientes extremos.

"Esse é um exemplo de um ótimo projeto para se trabalhar, você sai com apenas uma pergunta e retorna com várias," diz Phillips no vídeo.

Por enquanto, eles estão a todo vapor.

(Aha, tem o vulcão, e.... ok, parei. Tenha um ótimo fim de semana.)
National Geographic / Via youtube.com

(Aha, tem o vulcão, e.... ok, parei. Tenha um ótimo fim de semana.)