back to top

Nove fotos que desafiam a imagem que fazemos do feminismo

Qual é a aparência de um(a) feminista? Pense duas vezes antes de responder.

publicado

"Quando a sociedade ouve 'feminista', as pessoas automaticamente veem uma mulher, não um homem", explicou ele em uma breve entrevista para a Wildfang. "O que as pessoas não percebem é que o feminismo é um movimento e uma crença que apoia a igualdade das mulheres. Só espero que quando minhas três filhas estiverem no mundo real por conta própria, elas sejam julgadas com base em suas experiências, educação, moral e crenças, não em seu gênero."

Publicidade

"As pessoas não entendem que o trabalho sexual é um verdadeiro modelo de como o consentimento DEVE funcionar", disse Elle. "Eu forneço acesso ao meu tempo e corpo em troca de dinheiro. Eu sou a guardiã desse acesso e meus clientes não recebem o serviço se não respeitam a mim ou aos meus limites."

"Acho que algumas pessoas podem se surpreender ao saber que eu me identifico como feminista, dependendo de como elas definem o feminismo e se veem o meu hijab como um símbolo do feminismo ou da opressão", disse ela. "O feminismo para mim é poder descartar todos os preconceitos que 'definem' uma pessoa com base em expectativas culturais e normas sociais e poder definir a si mesma com base em seus próprios valores e ideologias. Vivemos em tempos de injustiça, desigualdade e ódio em relação a diferentes identidades. Falhamos como um país [EUA] que fala constantemente sobre igualdade de direitos e justiça, e precisamos mudar isso."

Publicidade

"Provavelmente sou julgada por ser uma miss, mas ser feminista não se trata do seu trabalho ou da sua aparência, mas sim de tratar uns aos outros com respeito e permitir que cada pessoa faça suas próprias escolhas sem ser contida ou restrita."

"Infelizmente, a Igreja Cristã, durante quase toda a sua história, tem sido usada para justificar e reforçar o patriarcado, o racismo e a desigualdade", disse ele. "Por causa disso, a igreja se tornou sinônimo de todos esses males para muitas pessoas, e, às vezes, elas se surpreendem ao ouvir a verdadeira vida espiritual de compaixão e igualdade articulada por um padre cristão. Mas minha interpretação das escrituras me leva a acreditar que o próprio Jesus era feminista, então, como posso não fazer o possível para seguir esse exemplo?"

Publicidade

"Algumas pessoas acham que as jovens não podem ter opiniões ou ser ativistas", disse ela. "Sou feminista porque acredito que o gênero não importa, devemos ser todos iguais. Somos todos humanos; vivendo, usando e dependendo dessa terra."

"Eu sou republicano [partido conservador ligado à direita nos EUA], então alguns (falsos) estereótipos podem sugerir que eu também não posso ser feminista, mas eu apoio totalmente a ideia de oportunidades iguais para todas as mulheres", disse ele. "O termo feminista adquiriu conotações 'radicais' no passado, mas para mim a igualdade não é radical."

Publicidade

"A igualdade de gênero não é um problema apenas das mulheres, é um problema de todos nós", disse.

No entanto, independente de como você pense que deveria ou poderia ser a aparência de uma feminista, é difícil não concordar com o rapper e feminista Goldini, que disse: "Por que me considero um feminista? É 2016. Realmente preciso explicar por que apoio direitos iguais?"

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Este post foi traduzido do inglês.