back to top

10 retratos deslumbrantes que mudarão totalmente a maneira como você enxerga as sobreviventes do câncer de mama

O Projeto Grace faz retratos comoventes de mulheres mastectomizadas, sobreviventes do câncer de mama, caracterizando-as como heroínas clássicas. NSFW: as fotos desta série incluem nudez.

publicado

A fotógrafa Isis Charise começou O Projeto Grace como uma forma de celebrar as sobreviventes de câncer de mama que passaram por mastectomias.

Isis Charise / Via the-grace-project.org

Este é “The Three Graces” (As Três Graças) — criado por três irmãs que sobreviveram o câncer de mama.

Charise começou o projeto depois de conhecer uma mulher que sobreviveu o câncer de mama há doze anos.

Isis Charise / Via the-grace-project.org

“Eu trabalhei como fotógrafa de boudoir por muitos anos” disse Charise ao BuzzFeed. Um dia, um homem me ligou para reservar uma sessão para a sua esposa. “No dia da sessão de fotos aparece uma mulher de 62 anos de idade, bonita e cheia de vida, no meu estúdio determinada a ficar totalmente coberta em todas as suas fotos”, ela lembrou.

No meio da sessão, a mulher revelou que ela era uma sobrevivente de câncer de mama há 12 anos. “Ela estava com vergonha do seu peito, sentindo que havia sido mutilado” conta Charise. “Depois de sua confissão, ela começou a expor seu seio ‘bom’ para a câmera, deixando o outro coberto. Ela estava se sentindo sensual e bela, quando de repente arrancou as suas roupas e exclamou: ‘foda-se! Estou fazendo isso por mim!! ’”

A transformação foi “surpreeendente”, disse Charise. “Foi uma experiência catártica e poderosa demais para ser ignorada. Eu sabia no meu coração que eu tinha que investigar mais isso.”

Publicidade

Cada fotografia retrata a sobrevivente do câncer de mama como uma figura mitológica ou um tema clássico.

Isis Charise / Via the-grace-project.org

Esta é A Imperatriz. A Imperatriz é uma figura poderosa do tarô. Ela representa feminidade criativa e renascimento.

Para as mulheres que participam, o projeto pode se tornar um forte aliado na cura.

Isis Charise / Via the-grace-project.org

“A maioria das sessões são muito emocionantes e profundas”, disse Charise ao BuzzFeed. Em uma carta que Charise compartilhou conosco, uma mulher chamada Terri explicou que, antes de ser fotografada, ela sentia vergonha de seu corpo. Mas, depois da sessão, ela escreveu: “Eu sou quem eu sou, não por causa do meu corpo físico, mas por causa do que está dentro... e nenhuma quantidade de cirurgia, cosméticos ou a ausência dessas poderá mudar isso! Sou uma mulher, independente de quais partes do corpo devam ser sacrificadas para o bem da minha saúde.”

Charise espera que, ao criar estas fotos, ela esteja ajudando a iniciar um diálogo sobre a aparência real dos corpos de sobreviventes do câncer de mama.

Isis Charise / Via the-grace-project.org

“Eu acredito que isso é importante para as mulheres que vivem com o desafio do câncer de mama e também para os seus parceiros, familiares e cuidadores”, ela disse ao BuzzFeed. “Eu espero que estas imagens criem uma porta que levará à uma aceitação mais ampla do corpo pós-mastectomia.”

Em parceria com

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss