back to top

Aprenda a fazer o steak au poivre, um prato clássico da culinária francesa

Magnifique!

publicado

Aprenda a fazer o steak au poivre:

Facebook: video.php

Você vai precisar de:

2 colheres de sopa de pimenta-do-reino macerada

2 colheres de sal kosher

1 bife de contrafilé de 400g (ou outro bife de boa qualidade)

1 colher de sopa de óleo vegetal

2 colheres de sopa de manteiga

1 xícara de creme de leite

⅓ de xícara de brandy ou conhaque

1 colher de sopa de mostarda dijon

Modo de preparo:

1. Tempere generosamente o bife com sal e a pimenta macerada, cobrindo toda a superfície da carne. Usando as mãos, pressione a carne para fixar o tempero e criar uma camada uniforme.

2. Aqueça o óleo vegetal e uma colher de sopa de manteiga em uma frigideira sobre fogo médio até começar a levantar fumaça. Coloque o bife na panela e deixe 4 minutos, para selar. Vire o bife e deixe mais 4 minutos, para ficar ao ponto. Se o bife tiver uma capa de gordura, sele ela também por 30 segundos a um minuto. Assim que a carne estiver no ponto que você deseja, transfira o bife para uma tábua de corte.

3. Reduza o fogo para médio despeje o brandy na frigideira. Deixe o brandy no fogo por 1 minuto e use um batedor de ovos para desgrudar os restos que ficarem no fundo da frigideira.

4. Quando o brandy reduzir pela metade, acrescente o creme de leite e misture. Acrescente a mostarda dijon e a manteiga e deixe no fogo até a mistura reduzir e encorpar, isso leva cerca de 5 a 7 minutos. O molho na frigideira deve ter uma boa consistência e cobrir a parte de trás de uma colher. Deixe em fogo baixo e reserve.

5. Depois de descansado, fatie o bife em tiras de 1,5 cm de espessura. Despeje o creme sobre o bife e sirva.

6. Bom apetite!

Porções: 2

Uma obra de arte!

Jordan Kenna / Via BuzzFeed