18 truques e cuidados para cabelos femininos cacheados

Cacho é poder.

1. Conheça o seu tipo de cacho

Texturas e tipos de cachos diferentes exigem técnicas e cuidados diferentes. Se você não tem certeza do seu tipo, dá para fazer um teste e descobrir!

Curiosidade: essas classificações de cachos foram definidas por Andre Walker, o estilista premiado com o Emmy da Oprah Winfrey!

2. Experimente co-lavagem

 

Também conhecido como “co-wash” ou “Curly Girl Method” (Método Garota Cacheada), simplesmente significa que você não usa shampoo de jeito nenhum, só condicionador. Muitas meninas cacheadas defendem o método e juram que funciona. Leia mais a respeito aqui.

3. Troque sua toalha por uma camiseta

Secar o cabelo com uma camiseta vai reduzir muito o frizz e a quebra de fios após a lavagem. Já que as camisetas não são tão absorventes, esprema o seu cabelo com cuidado antes de secar, mas nunca o torça.

4. Menos é mais

Para meninas com cachos, não importa muito qual produto você usa, mas quanto. A quantidade certa de produto é provavelmente menos do que você imagina. Confira este guia prático para mais informações.

Dica: sempre use produtos quando o cabelo já foi enxugado com uma camiseta, mas continua molhado.

5. Comece de baixo

Shutterstock

Quando você está lavando seu cabelo, comece usando condicionador nas pontas e vá subindo. O mesmo vale quando for pentear.

6. Elimine as escovas

 

Escovação pode danificar cachos frágeis. Em vez disso, penteie com os dedos ou use um pente de dentes largos.

7. Quando tudo der errado, experimente este “gênio desembaraçador”

Se seu cabelo não desembaraça somente com um pente, tente essa escova/pente híbrida que foi feita especialmente para desembaraçar os fios de cabeças sensíveis sem quebrá-los. Também é suave o suficiente para ser usada em crianças. Compre aqui.

8. Use esta dica para fácil limpeza enquanto desembaraça

9. Experimente tomar banho com uma rede para cabelo

Para cachos delicados, tomar banho com uma rede para cabelo vai permitir que você lave os cabelos enquanto mantém a estrutura dos seus cachos.

10. Use um difusor

Se você precisar secar o cabelo, lembre-se de usar um difusor que minimiza o frizz ao distribuir o calor de maneira uniforme. Aprenda como usá-lo aqui.

11. Sele a cutícula

 

Cremes anti-frizz selam as cutículas de cada fio de tal forma que a umidade não consegue entrar. Você só precisa de uma pequena porção, do tamanho de uma moeda de dez centavos, de produto. E existem produtos excelentes para qualquer orçamento.

12. Conheça seus ingredientes

Silicatos, silicones, sulfatos… há muitos termos de produtos para cabelos que são usados em um monte de etiquetas sem que as pessoas realmente saibam o que eles significam. Não há nenhuma regra geral sobre quais ingredientes funcionam melhor para cabelos cacheados — isso depende do que funciona melhor para o seu cabelo. Para saber mais, leia aqui.

13. Reanime seus cachos entre as lavagens

Veja as instruções completas aqui. Você pode até mesmo fazer seu próprio spray refrescador com esta receita.

14. Mantenha o seu arsenal de ferramentas bem-abastecido

O ‘The Beauty Department’ tem uma lista de todos os seus produtos favoritos para cabelos cacheados. Confira todos eles aqui.

15. Condicione enquanto você se exercita

 

Antes de ir para a academia, aplique um creme modelador no cabelo e prenda-o em um coque. O tempo e o calor de seu corpo permitirão que seus frios se hidratem.

16. Seja fiel à marca

 

Produtos da mesma marca são feitos para funcionar melhor juntos. Já que o cabelo cacheado geralmente requer mais produtos que outros tipos de cabelo, é vantajoso comprar os produtos que são da mesma marca, uma vez que você encontre um que funcione para você. E não se trata apenas de fazer você gastar mais dinheiro — a mesma regra vale para produtos em todas as categorias de preço.

17. Para mais umidade, faça um vaporizador em casa

Veja todas as instruções aqui.

18. Aprenda a enrolar com grampos

Enrolar com grampos é uma ótima maneira de conseguir aqueles cachinhos perfeitos em todos os tipos de cabelos cacheados. Confira alguns tutoriais em vídeo aqui e aqui.

19. Umidifique a sua casa

Um umidificador de alta qualidade prevenirá que seu cabelo resseque e manterá seus cachos no lugar. Arranje um aqui.

20. Durma em cetim

 

Uma touca ou uma fronha de cetim protegerá os seus preciosos cachos a noite inteira, evitando frizz e cachos achatados. Compre-os aqui e aqui.

21. Torça a sua escova para evitar frizz durante a noite

Se você decidir fazer escova, este truque vai te ajudar a manter o seu cabelo liso por mais tempo. Veja todas as instruções aqui.

22. Mantenha-o aparado

Cabelos texturados tendem a se desgastar com facilidade, então os cabeleireiros recomendam que garotas com cabelos cacheados aparem seus cabelos a cada 6–8 semanas. Opte por um corte de camadas para seu cabelo parecer mais saudável e cheio.

Dica: já que o comprimento verdadeiro do cabelo cacheado pode encolher mais de 30%, (cabelo encaracolado pode encolher até 75%) faça seu cabeleireiro cortar seu cabelo somente quando ele estiver seco, pois isso assegurará que o corte fique exatamente no comprimento que você quer.

23. Experimente a dieta dos cachos

Alimentos como grãos integrais, frutas, legumes, laticínios com baixo teor de gordura e proteínas magras como peixe ajudam a manter seu cabelo saudável, de dentro para fora. Leia mais aqui e aqui.

Check out more articles on BuzzFeed.com!

 
  Sua reação
 

Reações

Buzzing agora