back to top

20 fatos que deveriam ser de conhecimento de todos mas não são

Quanto mais você souber, melhor. Inspirado por esta discussão Reddit.

publicado

1. Aquários para peixes dourados são lugares ruins para manter-se um peixe dourado.

wifflegif.com

Eles são muito pequenos para permitir uma filtragem adequada e não proporcionam oxigênio suficiente. “Tijelas para Goldfish”, diz o site TheGoldfishTank.com, “são o equivalente a colocar o seu peixinho no banheiro e esperar que ele lhe mostre suas melhores cores, cresça até o tamanho de uma bola de softball e nunca fique doente”. (A mesma regra se aplica ao peixe beta.)

2. Para uma aspirina salvar sua vida durante um ataque do coração, você precisa mastigá-la.

reddit.com

A aspirina, que inibe as plaquetas que aceleram a formação de coágulos sanguíneos, funciona mais rápido se mastigada. Uma pequena quantidade é tudo que você precisa e já que tempo é essencial, a mastigação proporciona os efeitos antiplaquetários através dos vasos sanguíneos em sua boca, em vez do processo digestivo.

Publicidade

4. Nos Estados Unidos, a “Liberdade de Expressão” tal como disposta na Primeira Emenda te protege contra a punição vinda do governo, não das consequências daquilo que você fala.

O governo americano, falando de maneira geral, não pode prendê-lo por aquilo que você diz, mas não te protege das consequências ou das críticas ao seu discurso ou ações.

6. Se todo mundo baixar a tampa em um banheiro portátil, o cheiro vai exalar para fora do cano que leva até o topo.

Getty Images/iStockphoto paul hill

E não feder o próprio banheiro portátil. Quando o vento sopra sobre a parte superior do banheiro portátil, cria-se um efeito de sucção que sulga o cheiro para fora.

Publicidade

9. As aranhas-pernilongo não são realmente as aranhas mais venenosas do mundo.

Thinkstock

As aranhas-pernilongo, ou pholcids, tem presas semelhantes a um recluso marrom, que pode ser por isso que o mito se espalhou que seu veneno é fatal para os seres humanos. As aranhas naturalmente não picam os humanos, mas Adam Savage de Os Caçadores de Mitos foram capazes de conseguiruma aranha-pernilongo para penetrar sua pele com uma picada. A picada não fez nada além de causar uma “sensação de queimação”.

11. Afogamento muitas vezes não se parecem com afogamento.

youtube.com / media.giphy.com

Segundo o consultor de risco marítimo Mario Vittone, pode haver “muito pouca água espirrada, sem a pessoa acenar e sem gritos ou pedidos de socorro de qualquer espécie” em casos de afogamento. Para ler mais sobre como identificar uma vítima de afogamento, clique aqui.

12. Na Bíblia, o fruto proibido no jardim do Éden não era uma maçã.

tumblr.com

O livro do Gênesis descreve o objeto proibido com a palavra hebraica “peri”, que é um termo genérico para “fruto”. Estudiosos têm especulado que aquele fruto poderia ser um figo, uma uva, uma romã ou até uma noz. A idéia equivocada relacionada à maçã pode ter surgido depois que a Bíblia foi traduzida para o latim, porque a palavra latina para “mal”, malum, é similar a mālum, que é o termo latino para “maçã”.

Publicidade

13. Claudette Colvin recusou-se a ceder o seu assento no ônibus a uma pessoa branca nove meses antes de Rosa Parks fazer isso.

amazon.com

Nove meses antes de Parks recusar a dirigir-se para os assentos mais ao fundo do ônibus, Claudette Colvin, uma adolescente de 15 anos, desobedeceu à ordem do motorista para renunciar ao lugar onde estava sentada inicialmente. Dois oficiais da polícia a prenderam. Claudette disse que os líderes do movimento pelos direitos civis não pensavam que uma adolescente, especialmente uma com a cor de pele muito escura, pudesse ser uma boa garota-propaganda para o movimento deles. Leia mais sobre a história dela aqui.

18. “Under God” foi uma adição posterior ao Juramento à Fidelidade.

Comedy Central

O compromisso com a bandeira americana foi escrita em 1892 pelo pastor batista Francis Bellamy. Em sua forma original, lia-se: “Eu prometo a fidelidade à minha bandeira e à República que ela representa, uma nação, indivisível, com liberdade e justiça para todos.”

Em 1923, as palavras “minha bandeira” foram alterados para “a bandeira dos Estados Unidos da América”. Em 1954, o Presidente Eisenhower aprovou a adição das palavras “sob Deus” à luz da pressão do clero e do próprio batismo Presbiteriana recente de Eisenhower.

19. Alimentar patos com pão é perigoso.

tumblr.com

Qualquer alimentação artificial das aves leva a um excesso de bactérias fecais e má nutrição animal e ainda afeta os padrões de migração. Especialmente pão branco, distrai patos de suas dietas saudáveis ​​e naturais e pode levar a doenças insalubres. Aprenda mais aqui.

Em parceria com