back to top

13 das melhores carreiras para introvertidos

Aqui está uma maneira de combinar duas das coisas que você mais gosta: ganhar dinheiro e NÃO falar com pessoas.

publicado

1. Gerente de Mídias Sociais

Getty Images/moodboard RF moodboard

Trabalhar como gerente de mídias sociais não é apenas receber por postar no Facebook; é um trabalho em tempo integral, que exige muito de você e lhe permite focar a maior parte de sua energia no mundo virtual, o que pode ser um alívio para os introvertidos. "Apesar de parecer contraditório, ser um gerente de mídias sociais é uma boa opção para introvertidos que escrevam bem", diz Rich Milgram, diretor executivo da rede de carreiras online Beyond.com. "Você pode interagir com milhares – e possivelmente milhões – de pessoas todos os dias sem ter de vê-los pessoalmente. É o melhor dos dois mundos".

2. Cuidador de Animais

Getty Images/Xixinxing XiXinXing

Se você prefere passar o seu tempo rodeado por animais fofinhos do que por pessoas, CareerCast.com sugere procurar por uma carreira na indústria de cuidadores e serviços para animais. Pense em Veterinária, colaborador em uma organização de resgaste de animais ou até — Oh, Meu Deus — guarda de jardim zoológico.

3. Contabilidade Corporativa

Getty Images/moodboard RF moodboard

Passar o dia todo atolado em números pode soar como o paraíso se você prefere morrer a passar horas e horas em reuniões. "Com contabilidade tributária corporativa, o cargo é muito cerebral e voltado para investigação e pesquisa. É o paraíso de um introvertido", diz Frank Green, presidente da empresa de terceirização ExecuSource, com sede em Atlanta. "Você não precisa lidar com ninguém, já que fatos são fatos. Você não pode discutir com códigos tributários".

4. Desenvolvedor de Software

weird5cience.tumblr.com

Não só você pode ganhar muito como um programador — em média, cerca de $90.000 por ano — mas a natureza de seu trabalho exige horas de solidão que lhe permitirão produzir um trabalho minucioso. Você precisará ser formado em ciência da computação e/ou ter excelentes habilidades de programação.

Publicidade

5. Estenógrafo (ou taquígrafo) de Tribunal

Getty Images/iStockphoto Lisa F. Young

Taquígrafos possuem uma renda razoável, na verdade (o salário médio anual de um taquígrafo de tribunal é de 53.000, em 2015), e podem trabalhar de maneira relativamente autônoma. "Apesar de os estenógrafos de tribunal estarem à vista de todos, eles não têm de interagir com ninguém", diz Mary Ellen Slayter, uma especialista em carreiras para a Monster.com. "Ocasionalmente lhes é solicitado que leiam citações para o tribunal, mas isso não envolve compartilhar seus pensamentos na frente de outros, o que pode deixar os introvertidos nervosos".

6. Profissional de TI

littleanimalgifs.tumblr.com

Em Tecnologia da Informação, muitas de suas interações serão ou com dados e apenas dados ou com outros humanos apenas virtualmente. Claro, você terá de lidar com pedidos de suporte irritantes e "erros de operador", mas o seu trabalho também lhe permitirá muito tempo de solidão, que é quando você poderá reabastecer toda a sua introversão.

7. Técnico de Laboratório Clínico

freshphotons.tumblr.com

Se você tem uma alta tolerância a sangue e fluidos corporais, considere trabalhar como técnico de laboratório, o que pode ser feito em hospitais, laboratórios de diagnósticos e consultórios médicos. A maior parte de suas funções, que envolve o teste de amostras médicas para várias normalidades e anormalidades, pode ser feita privadamente.

8. Vendas Interempresariais

chrismohney.com

Venda provavelmente não é a primeira coisa que você pensa quando trata de carreiras que envolvam o mínimo de diálogo. Mas Kevin Burns, diretor do Centro de Carreiras de Negócio Universitário na Escola de Negócios W. P. Carey na Universidade Estadual do Arizona, sugere que venda interempresarial, por exemplo aquelas entre o fabricante e o atacadista ou atacadista e varejista, é, na verdade, uma excelente área na qual os introvertidos podem prosperar.

"Apesar dos estereótipos normais, eu sugiro que venda interempresarial é uma excelente carreira para os introvertidos", diz ele. "Boa parte do tempo é gasta de maneira independente, aprendendo e criando soluções para clientes. Isso permite ao introvertido o espaço para recuperar as energias. Além disso, a introversão não significa que essas pessoas não gostem de estar com outras pessoas, apenas que não gostam disso o tempo todo, já que esgota suas energias. As interações intermitentes das vendas interempresariais ajudam os introvertidos a lidarem com os dois mundos — pesquisa e interação — com grande habilidade e satisfação".

Publicidade

9. Bibliotecário

todaysdocument.tumblr.com

Porque, de qualquer maneira, livros são melhores do que pessoas, biblioteconomia é a carreira perfeita para alguém que prefere estar imerso em tomos do que passar o dia conversando com colegas. Para ser - oficialmente - um bibliotecário você precisa ser formado em Biblioteconomia, mas mesmo se você não quiser se especializar mais, há uma vasta gama de empregos no ramo bibliotecário, incluindo arquivista, historiador, pesquisador e muito mais.

10. Designer Gráfico

mmmaxim.tumblr.com

Para aqueles dotados de habilidades artísticas e um amor pelo silêncio, design gráfico pode ser aquela rara carreira que lhe permite exercitar seus músculos criativos e também trabalhar ininterruptamente por horas. "As pessoas que criam gráficos para publicações, websites, embalagens e outras mídias ocasionalmente devem lidar com gerentes de projetos ou clientes, mas, fora isso, passam a maior parte do tempo trabalhando no produto", diz Slayter.