back to top

Fiz a receita de ovos mexidos de 5 chefs para descobrir qual era a melhor

Um verdadeiro concurso de culinária. Os competidores? Bourdain, Ramsay, Teigen, Blumenthal e Stewart.

publicado
Publicidade

Eu particularmente adoro cozinhar ovos. Eles são baratos, fáceis e algo que todo mundo pode fazer em casa.

Columbia

Preparar ovos também é uma das primeiras coisas ensinadas nas escolas de culinária. Entre o aprendizado e o trabalho em restaurantes, perdi as contas de quantas vezes fiz ovos mexidos. Mas nunca enjoei deles. 🍳

Então, decidi testar cinco dos métodos mais populares. Um ~concurso de ovos mexidos~, pode-se dizer:

Alice Yoo/BuzzFeed

Estes foram os participantes:

1. Anthony Bourdain: Porque ele é muito ~autoconfiante~ em relação aos seus ovos mexidos.

2. Martha Stewart: Porque não há como negar que ela é a rainha da cozinha.

3. Gordon Ramsay: Porque, no fundo, eu secretamente queria chamá-lo de idiota se os ovos dele ficassem ruins.

4. Chrissy Teigen: Porque eu queria incluir alguém que não fosse cozinheiro(a) profissional para apimentar as coisas (um elemento surpresa!) — e as pessoas adoram seu livro de receitas.

5. Heston Blumenthal: Porque ele é um chef que tem um dos melhores restaurantes do mundo. (Então os ovos dele devem ser bons, certo?)

Publicidade

Mas, posso falar a verdade? Não ficou bom.

Os ovos pareciam uma receita barata que se encontra em qualquer restaurante. A ondulação de clara e gema não ficou bonita, e cozinhá-los em uma panela quente os deixou secos e borrachudos. Não recomendo.

Classificação: 🍳

Obtenha a receita completa de Anthony (em inglês) aqui.

Eles ficaram tão bons quanto a aparência?

Infelizmente não. Os ovos ficaram bonitos — mas não tão saborosos. Como ela não tempera a mistura antes de terminar, o tempero não é bem incorporado; ficaria melhor se acrescentasse uma pitada de sal aos ovos antes de colocá-los na panela.

Classificação: 🍳🍳

Veja a receita de Martha (em inglês) aqui.

Publicidade

Remova a panela do fogo, misture por cerca de 20 segundos e coloque de volta no fogo por mais 30 segundos.

Continue com essa técnica de "tira e põe" até os ovos firmarem e tempere imediatamente com sal, pimenta e uma colher de chá de crème fraîche (espécie de creme de leite ligeiramente ácido) para evitar que eles cozinhem demais.

Eles fazem jus à fama?

Na verdade, sim. A manteiga, o crème fraîche e o método de cozimento delicado deixaram esses ovos um pouco mais moles do que o tradicional, mas bons demais. Os ovos ficaram amanteigados, bem temperados e cremosos, sem ficar mole demais.

Classificação: 🍳🍳🍳🍳🍳

Veja a receita de Gordon (em inglês) aqui.

Publicidade

Eles ficaram bons? (E o que Chrissy achou da minha tentativa?)

Os ovos ficaram super cremosos e saborosos (graças à quantidade generosa de creme de leite e manteiga). Eles ficaram com a textura clássica de coalhada macia, sem a secura habitual. E, caso você esteja se perguntando, Chrissy — que por COINCIDÊNCIA estava caminhando pelos escritórios do BuzzFeed enquanto eu estava escrevendo este post (sem brincadeira, rs) — aprovou minha tentativa. (Mas não ficou muito feliz por — alerta de spoiler! — não ficar em primeiro lugar.)

Classificação: 🍳🍳🍳🍳

Obtenha a receita de Chrissy (em inglês) aqui.

E, por último, mas não menos importante, o método de Heston Blumenthal. Ele começa misturando leite, creme de leite, ovos, sal, pimenta e manteiga em uma tigela refratária usando um garfo.

Segundo ele, não é para "incorporar nem um pouco de ar" neles.

Vale todo o trabalho?

Na verdade, não. Ficou um pouco mole demais para o meu gosto, porém, o sabor ficou perfeito. Ficou amanteigado, bem temperado e cremoso devido ao leite e ao creme de leite. Gostei do sabor, mas não acho que vale todo o trabalho.

Classificação: 🍳🍳🍳

Veja a receita de Heston (em inglês) aqui.

QUEM GANHOU?

Alice Yoo/BuzzFeed

O VENCEDOR: Gordon Ramsay

Esses ovos ficaram incríveis. Eles ficaram saborosos, encorpados, perfeitamente temperados — e fizeram valer a pena os passos extras de "tira e põe" no fogo. Pegue a receita aqui.

SEGUNDO LUGAR: Chrissy Teigen

Se você prefere ovos mais firmes, escolha esse método — eles ficaram úmidos e cremosos, sem ficar moles demais. Pegue a receita aqui.

TERCEIRO LUGAR: Heston Blumenthal

Esses ovos são deliciosos, mas ficaram um pouco moles demais e com certeza não valem o trabalho. Pegue a receita aqui.

QUARTO LUGAR: Martha Stewart

Embora tenham ficado bonitos, esses ovos não tiveram nada de especial. Suaves, um pouco secos e, no geral, não impressionaram. Pegue a receita aqui.

ÚLTIMO LUGAR: Anthony Bourdain

Esses ovos ficaram um lixo. Secos, borrachudos e mal feitos. Não recomendo.

Pegue a receita aqui.

Resumindo: Se você quiser os ovos mexidos mais cremosos (que são um pouco moles, mas bons demais), escolha o método de Gordon Ramsay (que foi, sinceramente, uma das melhores receitas com ovos que já comi). Se você quiser algo mais firme, mas não tão seco, escolha a receita de Chrissy Teigen.

Este post foi traduzido do inglês.

Em parceria com