back to top

12 truques de chefs de cozinha para preparar ovos

Para você comer o melhor ovo mexido da sua vida!

publicado
Alida Barden/BuzzFeed

Se tem alguém que sabe como preparar um ovo perfeito, são os chefs profissionais. São eles que dominam os truques que ajudam a fazer um ovo mexido perfeito ou um ovo poché super macio.

Então, reunimos as 12 melhores dicas deles para preparar ovos:

1. Antes de fazer ovos poché, ferva-os por 10 segundos dentro da casca. Isso deixará a clara mais firme ao redor da gema.

Jesse Szewczyk/BuzzFeed

Esta técnica ajudará você a conseguir aquela forma oval perfeita, impedindo que a clara se espalhe. Com cuidado, coloque os ovos inteiros na água fervente por 10 segundos; remova-os e quebre-os dentro de uma cumbuquinha. O ovo ainda estará completamente cru, mas a parte externa da clara ficará firme o suficiente para mantê-lo unido.

Dica de: Julia Child

Mais: Saiba mais sobre a técnica da fervura de 10 segundos de Child (em inglês).

2. Remova seus ovos mexidos do fogo antes que eles cozinhem totalmente para que o calor residual termine de cozinhá-los e eles fiquem no ponto.

As panelas permanecem quentes por bastante tempo, o que significa que a comida continuará cozinhando — então, logo antes de seus ovos atingirem seu ponto preferido, remova-os do fogo. O calor residual da panela continuará o processo de cozimento; assim, seus ovos mexidos não passarão do ponto.Dica de: Jamie OliverMais: Veja a receita de ovos mexidos de Oliver (em inglês).Aproveite para conferir o post: Fiz a receita de ovos mexidos de 5 chefs para descobrir qual era a melhor
Zbarovskiy96 / Getty Images

As panelas permanecem quentes por bastante tempo, o que significa que a comida continuará cozinhando — então, logo antes de seus ovos atingirem seu ponto preferido, remova-os do fogo. O calor residual da panela continuará o processo de cozimento; assim, seus ovos mexidos não passarão do ponto.

Dica de: Jamie Oliver

Mais: Veja a receita de ovos mexidos de Oliver (em inglês).

Aproveite para conferir o post: Fiz a receita de ovos mexidos de 5 chefs para descobrir qual era a melhor

3. Para que seus ovos mexidos fiquem mais macios e cremosos, comece a prepará-los na panela ainda fria.

Taylor Miller/BuzzFeed

Se você gosta de ovos mexidos cremosos, esta é a melhor técnica para você. Basta começar o preparo dos seus ovos em uma panela ou frigideira fria com um pouco de manteiga, cozinhando-os aos poucos e mexendo sempre. Quando a panela esquentar, remova do fogo e continue mexendo. Coloque de volta e repita o processo de modo que a panela nunca fique quente demais. Essa técnica resultará em uma textura super aveludada que lembra um creme.

Dica de: Gordon Ramsay

Mais: Veja a receita de ovos mexidos cremosos de Ramsay (em inglês).

4. Pode parecer óbvio, mas lembre-se de aquecer seu prato antes de servir seus ovos — a cerâmica fria retira totalmente o calor deles.

Ok, pode parecer óbvio, mas aquecer o prato antes vai fazer seus ovos permanecerem quentes, macios e deliciosos. Coloque o prato em um forno quente (não muito!) durante a preparação; quando você terminar, ele estará pronto e aquecido.Dica de: Alton BrownMais: Veja a receita de ovos mexidos de Brown (em inglês).
Getty Images

Ok, pode parecer óbvio, mas aquecer o prato antes vai fazer seus ovos permanecerem quentes, macios e deliciosos. Coloque o prato em um forno quente (não muito!) durante a preparação; quando você terminar, ele estará pronto e aquecido.

Dica de: Alton Brown

Mais: Veja a receita de ovos mexidos de Brown (em inglês).

5. Para conseguir fazer ovos mexidos lisinhos e sem grumos, passe os ovos por uma peneira fina depois de batê-los e finalize com crème fraîche.

Isso ajudará a desintegrar as gemas e as claras e a remover quaisquer imperfeições. (Porque nada é pior do que encontrar um pedacinho de casca em ovos mexidos.)Dica de: Thomas KellerMais: Veja a receita de ovos mexidos de Keller (em inglês).
Tarik Kizilkaya / Getty Images

Isso ajudará a desintegrar as gemas e as claras e a remover quaisquer imperfeições. (Porque nada é pior do que encontrar um pedacinho de casca em ovos mexidos.)

Dica de: Thomas Keller

Mais: Veja a receita de ovos mexidos de Keller (em inglês).

6. Quebre os ovos dentro de saquinhos feitos com filme plástico resistente ao calor — assim, você só precisa colocar as bolsas dentro da água fervente e esperar.

Jesse Szewczyk/BuzzFeed

É assim que a maioria dos restaurantes fazem, e faz sentido. Os saquinhos fazem com que os ovos continuem unidos e impedem que as claras se espalhem na água. Cubra uma tigela pequena com filme, unte-o com spray antiaderente e quebre o ovo dentro dela. Feche a parte de cima e coloque dentro da água fervente. Depois de cozinhar, é só abrir; seu ovo estará pronto para ser degustado.

Dica de: Martha Stewart

Mais: Veja o passo a passo aqui (em inglês).

7. Use um alfinete para furar seus ovos de modo que eles não rachem.

1001gece / Getty Images, Ryersonclark / Getty Images

Sabe quando você coloca um ovo dentro da água fervente e ele racha imediatamente? Você pode impedir que isso aconteça fazendo pequenos furos onde fica a bolha de ar (na extremidade mais arredondada do ovo). Isso permitirá que o ar escape e diminuirá a pressão para que a casca não rache.

Dica de: Jacques Pépin

Mais: Veja três outras técnicas de preparação de ovos de Pépin (em inglês).

8. Comece a preparar seus ovos mexidos com um garfo e, quando eles começarem a coagular, mude para uma espátula.

O garfo ajudará a desintegrar os ovos durante a fase inicial do cozimento, e a espátula permitirá a formação de pedaços grandes durante os últimos segundos. (Só tenha cuidado para não riscar sua panela antiaderente ao usar o garfo! Se tiver garfos de plástico em casa, é hora de usá-los.) Dica de: Tom ColicchioMais: Saiba mais sobre a técnica de ovos mexidos de Colicchio (em inglês).
Webphotographeer / Getty Images

O garfo ajudará a desintegrar os ovos durante a fase inicial do cozimento, e a espátula permitirá a formação de pedaços grandes durante os últimos segundos. (Só tenha cuidado para não riscar sua panela antiaderente ao usar o garfo! Se tiver garfos de plástico em casa, é hora de usá-los.)

Dica de: Tom Colicchio

Mais: Saiba mais sobre a técnica de ovos mexidos de Colicchio (em inglês).

9. Para cada dois ovos que você fizer, adicione uma gema extra a fim de melhorar o sabor e a textura do seu preparo.

A gema confere uma cor mais vibrante, agrega gordura (o que significa mais sabor) e dá uma textura mais saborosa. Com as claras que sobrarem, você pode fazer merengues ou omeletes, e pode ainda congelá-las para usar depois.Dica de: Nathan MyhrvoldMais: Veja a receita de ovos mexidos de Myhrvold (em inglês).
Nungning20 / Getty Images

A gema confere uma cor mais vibrante, agrega gordura (o que significa mais sabor) e dá uma textura mais saborosa. Com as claras que sobrarem, você pode fazer merengues ou omeletes, e pode ainda congelá-las para usar depois.

Dica de: Nathan Myhrvold

Mais: Veja a receita de ovos mexidos de Myhrvold (em inglês).

10. Antes de tentar virar seu ovo, aqueça sua espátula no óleo quente para que ele não grude nela.

O aquecimento da espátula de metal no óleo quente impedirá que os ovos fiquem grudados nela quando você for virá-los. Incline um pouco a panela para que todo o óleo se aglomere em um só lugar e você possa aquecer a espátula. (Pois é menos provável que os ovos grudem em superfícies quentes.)Dica de: José AndrésMais: veja outras 10 dicas profissionais para a preparação de ovos (em inglês).
Fishysam / Getty Images

O aquecimento da espátula de metal no óleo quente impedirá que os ovos fiquem grudados nela quando você for virá-los. Incline um pouco a panela para que todo o óleo se aglomere em um só lugar e você possa aquecer a espátula. (Pois é menos provável que os ovos grudem em superfícies quentes.)

Dica de: José Andrés

Mais: veja outras 10 dicas profissionais para a preparação de ovos (em inglês).

11. Durante a preparação, cubra seus ovos fritos com uma tampa para assegurar que as claras fiquem totalmente cozidas e as gemas permaneçam moles.

youtube.com

Isso retém o vapor e ajuda a cozinhar a parte de cima do ovo sem que você precise virá-lo. É a técnica perfeita para pessoas que gostam de gema mole — e você pode ter certeza de que não vai acabar comendo aquela clara mal cozida que às vezes fica nos ovos fritos.

Dica de: Billy Wright e Jack Layer

12. Faça ovos mexidos macios em menos de um minuto preparando-os com um vaporizador de espresso.

Se você tiver a sorte de ter uma máquina de espresso em casa, pode fazer ovos mexidos usando o vaporizador. Coloque-os em uma xícara misturando com o que quiser (leite, creme etc.) e vaporize-os por cerca de 30 segundos. Eles cozinharão super rápido, e o vapor ajudará a mantê-los úmidos. Dica de: Jody WilliamsMais: veja a receita de ovos mexidos vaporizados de Buvette (em inglês).
Getty Images

Se você tiver a sorte de ter uma máquina de espresso em casa, pode fazer ovos mexidos usando o vaporizador. Coloque-os em uma xícara misturando com o que quiser (leite, creme etc.) e vaporize-os por cerca de 30 segundos. Eles cozinharão super rápido, e o vapor ajudará a mantê-los úmidos.

Dica de: Jody Williams

Mais: veja a receita de ovos mexidos vaporizados de Buvette (em inglês).

Veja também:

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.