back to top

Mulheres estão posando nuas para recuperar seus corpos [NSFW]

O novo projeto de Caitlin Stasey, herself.com , dá às mulheres uma plataforma para se abraçarem completamente . Nota: este post contém nudez.

publicado

A atriz australiana Caitlin Stasey acaba de lançar herself.com, um site feminista concebido para fortalecer mulheres de todas as formas, tamanhos, etnias, sexualidades e gêneros.

Jennifer Toole / Via herself.com

O site apresenta sessões de fotos nuas de várias mulheres, combinadas com entrevistas profundas, e será atualizado com um novo perfil a cada semana.

"Herself é um gesto de mulher para mulher, uma oportunidade de testemunhar a forma feminina em toda a sua honestidade, sem o peso do olhar masculino, sem a pressão de atrair ninguém", disse Stasey. "Essas mulheres simplesmente e corajosamente existem, imortalizadas nessas fotos."

A estrela de Please Like Me revelou que, para criar o site, se inspirou ao perceber a necessidade de um espaço para todas as mulheres falarem sobre suas experiências, sejam elas cisgênero, trans, queer ou hermafroditas.

Jennifer Toole / Via herself.com

"Eu queria apresentar mulheres de todas as esferas da vida, na esperança de que as mulheres que raramente se veem refletidas na mídia pudessem encontrar solidariedade, pudessem encontrar PESSOAS COMO ELAS, em vez de pessoas com as quais dizem que elas devem se parecer."

Quando começou o projeto, diz Stasey, ela ficou surpresa em ver muitas das mulheres posando para as fotos se desculparem por seus corpos.

Jennifer Toole / Via herself.com

"Os corpos das mulheres são roubados delas, dissecados, analisados e depois vendidos de volta para elas. Esperam que a gente pague a conta da perfeição ditada pela sociedade", diz ela. "Essas mulheres estavam se desculpando por não viverem de acordo com os padrões arbitrários estipulados pelo patriarcado, pela indústria cosmética e pela opressão do sistema atual.

"Ser atriz sempre me deixou bem ciente de como as pessoas me vêem, da aparência dos outros, de como dizem que as pessoas devem se parecer, e de como todos nós pagamos fortunas (financeiras e emocionais) para respeitar essas estipulações arbitrárias. Eu sempre fui autoconsciente quando adolescente, mas trabalhar com entretenimento agravou a minha consciência da injustiça no trato da forma feminina e na crítica constante que se faz dela."

Stasey deu crédito à fotógrafa Jennifer Toole, que fotografou todas as mulheres que estão no site atualmente, por ajudá-la a deixar todas à vontade.

Jennifer Toole / Via herself.com

"Jennifer tem esse jeito incrível de lidar com elas, e eu acho que toda a autoconsciência é posta de lado quando ela fotografa. Eu sei que eu me senti um pouco envergonhada no início, quando eu estava posando para meus retratos, mas por fim eu achei que não há nenhuma razão para se desculpar e não se sentir bem com essa forma com a qual fui abençoada. Todas as mulheres que participaram não têm palavras para descrever a experiência e espero que tenham conseguido encontrar novas fontes de confiança dentro de si mesmas."

Stasey diz que, apesar da forma desanimadora que as mulheres são colocadas umas contra os outras, ela fica mais feliz do que nunca quando está com outras mulheres, e espera que o site projete esse sentimento para todas.

Jennifer Toole / Via Herself.com

"Eu espero que o site seja sentido como um grande abraço de urso de todas as mulheres em sua vida", afirma.

"Vamos recuperar nossos corpos, tomá-los de volta de quem tenta lucrar com a nossa insegurança."

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss