back to top

Isso deve confirmar quem é o pai de Jon Snow em "Game of Thrones"

Colocando o R em R+L=J.

publicado

O final da sexta temporada de Game of Thrones confirmou o que muitos fãs especulavam há anos: que Lyanna Stark é, de fato, a mãe de Jon Snow.

Muitos fãs também consideraram isso como uma confirmação de que seu pai é Rhaegar Targaryen, o homem que sequestrou (ou talvez fugiram juntos) Lyanna. Mas ainda que existam provas contundentes que apoiam a teoria, isto não foi explicitamente demonstrado no programa, por isso alguns especulam que o pai de Jon poderia na verdade ser outra pessoa. Alguém como Robert Baratheon, Aerys Targaryen ou até mesmo o próprio Ned Stark.

Mas a HBO parece ter acabado com o debate com a divulgação deste quadro no seu site de bastidores, o qual vincula diretamente Jon Snow a Rhaegar Targaryen.

HBO / Via makinggameofthrones.com

Na verdade, é um tanto estranho, considerando que os produtores parecem ter uma tendência a manter o mistério em torno do pai de Jon por mais algum tempo. Eles não apenas silenciaram parte do que Lyanna disse a Ned na Torre da Alegria, o que sem dúvida identificaria ele como Targaryen de uma vez por todas, como também evitaram de todas as formas os comentários sobre a cena fora do programa.

Provavelmente ainda há alguns céticos por aí. Mas, para ser sincero, não há nenhuma prova cabal de que Ned e Lyanna tiveram uma relação incestuosa, e nada que indique também que Lyanna teria ficado grávida de Aerys Targaryen. Na verdade, há provas contra o fato de Robert Baratheon ser o pai de Jon, especificamente pelo fato de Lyanna pedir a Ned para proteger Jon de Robert, porque ele o mataria se descobrisse sobre ele. Não faz nenhum sentido em Robert matar seu próprio filho com Lyanna, mas faz muito sentido que ele queira matar o filho de Rhaegar.

E quanto a aparência de Jon, bem, parece bastante evidente que ele tenha puxado a mãe.