back to top

Esta teoria de "Game of Thrones" provavelmente é a mais importante de todas

Cuidado com os spoilers se não estiver com a série em dia.

publicado

No episódio 3 da temporada 6 de Game of Thrones, uma das primeiras coisas que Melisandre diz para o novo (re)nascido Jon Snow, é que ele provavelmente é o príncipe que foi prometido.

Anteriormente ela acreditava que Stannis era ~o escolhido~, e esse foi um dos motivos para ela ficar tão desiludida com o fracasso do fim da última temporada.

Se você viu apenas a série, pode ser fácil deixar passar o significado desta trama: muitos fãs do livro acreditam que o "príncipe que foi prometido" acabará se tornando a figura central até o fim da série.

HBO

Vários personagens falam da profecia do "príncipe que foi prometido" nos livros, e Melisandre também usa o nome Azor Ahai em relação a isso. Embora alguns fãs acreditem que estas são duas profecias distintas, há muita sobreposição, e faz sentido que elas tratem do mesmo herói.

Basicamente, Azor Ahai é uma figura mítica na religião de Melisandre. É dito que ele é um grande herói que lutou contra a escuridão com uma espada flamejante chamada Luminífera, que ele forjou ao perfurar o coração de seu amor verdadeiro, Nissa Nissa.

youtube.com

Segundo a profecia, ele renascerá após um longo verão, quando uma escuridão maligna se espalhar por todo o mundo. Isto obviamente é importante para os eventos atuais em Westeros, com o INVERNO e os ZUMBIS GIGANTES DO GELO prontos para se libertarem nos Sete Reinos. Muitos acreditam que o príncipe que foi prometido/Azor Ahai é a chave para derrotá-los. Rhaegar Targaryen também diz "é dele a canção de gelo e fogo", também conhecido como o nome da série. Então, sabe, é bem importante.

Publicidade

Os sinais profetizados do príncipe que foi prometido incluem:

* Eles são o sangue do dragão (e alguns acreditam, mais especificamente, que seria um descendente de Aerys II e Rhaella Targaryen).

* Nascido entre a fumaça e sal.

* Nascido sob uma estrela sangrenta.

* Acordará dragões de pedra.

* Sacará Luminífera das chamas.

* Possivelmente terá que fazer um sacrifício.

Nascido entre fumaça e sal:

HBO

Dany nasceu na ilha de Pedra do Dragão, cercada por água salgada e renascida no fogo quando acordou seus dragões.

A conexão de Jon aqui é um pouco mais tênue – não sabemos todos os detalhes de seu nascimento (ainda!), mas alguns interpretam isso como sua morte e renascimento. As lágrimas de alguém da Patrulha da Noite em sua morte são sugeridas para representar o sal, enquanto a chama utilizada em sua ressurreição poderia ser a fumaça.

Publicidade

Nascido sob uma estrela sangrenta:

HBO

Um cometa vermelho, ou "estrela sangrenta", apareceu após o "renascimento" de Dany com seus dragões.

Não há muito para ligar Jon a nenhuma estrela sangrenta – especialmente na série (para o Jon do livro, pode envolver a heráldica sangrenta de um personagem chamado Sor Patrek – mas isso não existe na série). Se ele for o príncipe que foi prometido, sua estrela sangrenta provavelmente ainda será vista.

Acordará dragões de pedra:

HBO

Tipo, a Dany literalmente faz isso, sem metáforas.

As pessoas que ainda defendem que Jon Snow é Azor Ahai pensam que ele talvez tenha alguma ligação com os dragões de Dany – ou que talvez ele desperte um dragão de gelo de dentro da Muralha.

Sacará Luminífera das chamas:

HBO

Alguns argumentam que a Luminífera é uma metáfora e não uma espada literal – e que os dragões da Dany, nascidos nas chamas, são a Luminífera dela.

Jon, por outro lado, tem uma espada muito sensacional, feita de aço valiriano – uma que ele ganhou após salvar o Senhor Comandante Mormont de um wight com fogo.

Então, aí está: Há fortes evidências que tanto Dany quanto Jon são o príncipe que foi prometido – embora as evidências, por enquanto, pareçam pender mais em favor de Dany.

HBO

Mas isso é Game of Thrones, então isso na realidade poderia significar que ela NÃO será Azor Ahai. Alguns fãs teorizam que tanto Jon quanto Dany são, de alguma forma, Azor Ahai (ele é gelo e ela é fogo, na canção de gelo e fogo). Outros pensam que apenas um deles é, enquanto o outro é o príncipe que foi prometido (se as profecias de fato se tratarem de dois heróis diferentes). A profecia também está ligada à ideia de que "o dragão tem três cabeças", sugerindo que quem quer que seja o príncipe, terá dois ajudantes ao seu lado – então, se qualquer um desses dois não for o ~escolhido~, provavelmente ainda desempenhará um papel fundamental.

  1. O que você acha?

    Correct
    Incorrect
    Dany é Azor Ahai.
    Correct
    Incorrect
    Jon é Azor Ahai.
    Correct
    Incorrect
    Ambos são.
    Correct
    Incorrect
    Não é nenhum deles – é outra pessoa.
    Correct
    Incorrect
    É apenas um mito e não significará nada no fim.
Oops, alguma coisa deu errado. Por favor, tente de novo mais tarde
Parece que estamos com um problema no servidor.
O que você acha?
  1.  
    voto votos
    Dany é Azor Ahai.
  2.  
    voto votos
    Jon é Azor Ahai.
  3.  
    voto votos
    Ambos são.
  4.  
    voto votos
    Não é nenhum deles – é outra pessoa.
  5.  
    voto votos
    É apenas um mito e não significará nada no fim.