back to top

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre os laços de família de Jon e Daenerys

Para todos que ainda estão um pouco confusos sobre como os dois são parentes.

publicado

Como muitos devem saber agora, já é quase certo que Daenerys Targaryen é tia de Jon Snow. Mas se você ainda está um pouco confuso(a) com tudo isso, este post é para você.

Aerys II era casado com sua irmã, Rhaella*, com quem teve três filhos: Rhaegar, Viserys e Daenerys.

*Sim, os Targaryens curtiam um incesto, já que para eles isso seria importante para manter a linhagem "pura". É por essa razão que eles têm uma aparência tão ~única~ e que alguns tiveram tendência à loucura. Eles também praticavam a poligamia. Aegon, o Conquistador, o antepassado de Daenerys que invadiu e uniu os Sete Reinos, casou-se com suas duas irmãs. Nos livros, Daenerys cresceu acreditando que se casaria com Viserys.

Rhaegar era muito mais velho do que seus irmãos (na verdade, ele morreu antes do nascimento de Daenerys). Ele era casado com Elia Martell, irmã de Oberyn. Rhaegar e Elia tiveram dois filhos: Rhaenys e Aegon.

Elia quase morreu dando à luz a Aegon e, depois, não pôde mais ter filhos. Elia aparentemente amava Rhaegar e, nos livros, ele é descrito como sendo "apaixonado" por ela.

Esses personagens se encontraram no Torneio de Harrenhal. Isso foi mencionado brevemente na série, mas aqui está o que sabemos dos livros: em Harrenhal, Howland Reed (pai de Jojen e Meera) foi agredido por alguns escudeiros e Lyanna Stark o amparou, cuidou de suas feridas e o levou a um banquete.

Na festa, Rhaegar, que era um músico talentoso, tocou uma música bonita e melancólica que fez Lyanna chorar.

Durante o torneio, um misterioso cavaleiro, conhecido como o Cavaleiro da Árvore que Ri, desafiou e derrotou os três cavaleiros cujos escudeiros haviam agredido Howland. A maioria das pessoas acredita que esse cavaleiro era a Lyanna disfarçada.

HBO

No entanto, como Aerys II era paranoico, acreditou que o cavaleiro misterioso era seu inimigo. Ele então enviou Rhaegar para encontrar o cavaleiro, que havia desaparecido. Uma teoria popular é a de que Rhaegar, na verdade, descobriu que era Lyanna e protegeu sua identidade, tendo, talvez, apaixonado-se por ela nesse momento.

Por fim, Rhaegar ganhou o torneio e coroou Lyanna a "rainha do amor e da beleza", em vez de sua esposa, Elia. Nós vimos o Mindinho falar sobre esse incidente na 5ª temporada da série.

HBO

“Quando Rhaegar ganhou, todos comemoraram por seu príncipe… até que ele passou reto por sua esposa, Elia Martell, e todos os sorrisos morreram. Eu nunca vi tantas pessoas em silêncio. Ele passou reto por sua esposa e colocou uma coroa de rosas do inverno no colo de Lyanna, azul como o gelo.”

Muitos fãs acreditam que Rhaegar fez isso para homenagear as ações heroicas de Lyanna como o Cavaleiro da Árvore que Ri (e talvez, também, porque já estivesse se apaixonando por ela). Para as pessoas no torneio, no entanto, foi um ato chocante, não só porque ele desprezou sua esposa, mas também porque Lyanna estava noiva de Robert.

No ano seguinte, Rhaegar e Lyanna fugiram juntos. Há algumas opções sobre como isso aconteceu.

HBO

A história ~oficial~, divulgada por Robert, é a de que Rhaegar sequestrou Lyanna, manteve-a prisioneira e a estuprou.

Mas muitos fãs acreditam que o casal estava realmente apaixonado e fugiu. Alguns acham que Aerys descobriu que Lyanna era o Cavaleiro da Árvore que Ri e que Rhaegar a escondeu para protegê-la. Outros sugerem que Rhaegar, que estava obcecado com a profecia, acreditava que ele precisava ter mais um filho ("o dragão tem três cabeças") e sequestrou/fugiu com Lyanna para cumprir a profecia, já que sua esposa Elia não podia mais ter filhos.

Seja qual for a causa, a ação foi a mesma: Rhaegar e Lyanna desapareceram juntos em algum lugar em Dorne, com a família de Lyanna acreditando que ela havia sido sequestrada.

Brandon Stark (o irmão mais velho de Lyanna e Ned) então viajou para Porto Real e exigiu a morte de Rhaegar. Aerys II acusou Brandon de traição e o prendeu. Ele então intimou Rickard Stark (pai de Brandon, Ned e Lyanna), que foi preso quando chegou à capital.

HBO

Ambos os homens Stark foram executados de forma brutal na sala do trono, um evento que tem sido referenciado algumas vezes nesta temporada, incluindo quando Jon conheceu Daenerys no episódio 3.

Aerys II então exigiu as cabeças de Robert e Ned a Jon Arryn, o Senhor do Vale com quem os dois haviam vivido por algum tempo (era a morte dele que Ned estava investigando na 1ª temporada). Jon Arryn, Ned e Robert então convocaram seus aliados e a Rebelião de Robert começou.

Para estabelecer alianças, Ned casou-se com Catelyn Tully (que já havia sido prometida ao seu irmão Brandon) e Jon Arryn casou-se com a irmã de Catelyn, Lysa.

Ned e Catelyn ficaram juntos apenas brevemente depois do casamento, antes de ele partir para lutar na guerra. Apesar disso, eles conceberam Robb nesse curto período de tempo.

Rhaegar feriu Robert, mas Robert atingiu Rhaegar com um golpe fatal com seu martelo de guerra. Dizem que Rhaegar morreu dizendo o nome de Lyanna.

HBO

“— Quando seu irmão Rhaegar liderou seu exército na Batalha do Tridente, homens morreram por ele porque acreditavam nele. Porque o amavam…
— Rhaegar lutou corajosamente. Rhaegar lutou nobremente. E Rhaegar morreu.”

Robert precisava de tempo para se recuperar de suas feridas, então pediu a Ned para liderar seu exército até Porto Real.

Enquanto isso, Aerys II enviou sua esposa Rhaella (que estava grávida de Daenerys) e Viserys para a Pedra do Dragão para a segurança deles. No entanto, se recusou a deixar a esposa de Rhaegar, Elia, ou seus filhos saírem de Porto Real.

Até este ponto, os Lannisters tinha ficado fora da disputa. Quando Tywin apareceu nos portões de Porto Real com seu exército, declarando sua lealdade a Aerys II, o Rei Louco o deixou entrar. O exército de Lannister então passou a saquear a cidade.

Aerys II ordenou a Jaime Lannister, que fazia parte da sua guarda real, a trazer-lhe a cabeça de Tywin. Ele também ordenou que o fogovivo que ele tinha armazenado em torno da cidade fosse aceso. Para salvar a vida de milhares de pessoas e a do seu próprio pai, Jaime então matou o Rei Louco.

Ned chegou na cidade e a encontrou saqueada pelos Lannisters e com Jaime sentado no Trono de Ferro, tendo matado seu rei. Quando Robert chegou depois, ele e Ned tiveram uma grande discussão sobre as mortes de Elia e das crianças Targaryen. Robert ficou satisfeito com isso, mas Ned ficou indignado e deixou a capital.

Ned acabou em Dorne com alguns companheiros (entre eles, Howland Reed), onde ele encontrou alguns cavaleiros da guarda real dos Targaryen, incluindo Sor Arthur Dayne, local que Rhaegar tinha apelidado de Torre da Alegria.

"-- Procurei por você no Tridente.
-- Não estávamos lá. Nosso príncipe nos queria aqui.
-- Onde está minha irmã?"

Vimos isso em uma das visões de Bran na 6ª Temporada da série. É significativo que, neste momento, Aerys II e Rhaegar estavam mortos, mas ainda assim a guarda real dos Targaryen ainda estava protegendo algo. Esse algo seria o último filho remanescente de Rhaegar, nosso garoto, Jon Snow.

Enquanto muitos acreditam que Jon ainda seja um bastardo, porque Rhaegar já estava casado antes de sequestrar/fugir com Lyanna, existem duas teorias que sugerem maneiras pelas quais Jon poderia ser legítimo. A primeira é a de que Rhaegar teve seu casamento com Elia anulado e depois se casou com Lyanna, o que significa que Jon seria o próximo herdeiro do trono Targaryen. A outra teoria é a de que Rhaegar permaneceu casado com Elia, mas também se casou com Lyanna, continuando a prática de poligamia de seus antepassados. Mais uma vez, isso ainda daria a Jon a reivindicação mais forte ao trono.

Como sabemos, Ned e seus companheiros lutaram contra os homens da guarda real e mataram todos eles. Howland ficou ferido, mas sobreviveu. Ned entrou na torre e encontrou Lyanna, que por sua vez estava morrendo depois de ter dado à luz o bebê Jon.

"Se Robert descobrir ele o matará. Você sabe disso."

Ainda não sabemos o verdadeiro nome de Jon, mas há uma boa chance de ser um nome bem Targaryen (Ned o batizou de Jon em homenagem a Jon Arryn). Antes de sua morte, Lyanna pediu a Ned para proteger seu bebê, porque Robert certamente mataria a criança. Ned provavelmente concordou por ter lembrado da satisfação com que Robert encarou a morte dos outros filhos de Rhaegar.

Ned então voltou para Winterfell e apresentou Jon como seu filho bastardo para protegê-lo. Catelyn, que tinha dado à luz a Robb enquanto isso, não gostou nem um pouco (para dizer o mínimo).

Robert foi coroado rei em Porto Real, mas na Pedra do Dragão Rhaella declarou o jovem Viserys como rei, já que todos os outros Targaryens estariam mortos. Mais tarde, durante uma forte tempestade que destruiu a frota Targaryen, Rhaella deu à luz a Daenerys antes de morrer.

HBO

Enquanto alguns na Pedra do Dragão planejavam vender Viserys e Daenerys para Robert Baratheon, alguns homens leais aos Targaryens contrabandearam os irmãos para Braavos, e o resto, como dizem, é história.

Então, aí está! Jon é filho de Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen (NÃO de Robert Baratheon, como pensam algumas pessoas; sério, gente, essa linha do tempo não faz sentido). O que torna Daenerys sua tia, embora ela seja um pouco mais nova do que ele.

O que isso significa para o relacionamento deles?

HBO

Por enquanto, nenhum deles sabe que são parentes. Eles já parecem estar um pouco atraídos um pelo outro e definitivamente querem ser aliados. As chances de que eles se juntem, seja por aliança matrimonial ou simplesmente por uma aliança ~com benefícios~, parecem bastante altas.

Quando eles descobrirem a verdade — provavelmente por meio de Bran, mas também potencialmente por meio de Howland Reed (embora isso pareça menos provável agora que Meera partiu), isso poderá separá-los ou aproximá-los. Se chegar à conclusão de que Jon é um herdeiro legítimo, Daenerys poderia vê-lo como uma ameaça... ou um aliado ainda mais forte. Em um nível pessoal, eles poderiam ter aversão por toda a coisa do incesto (especialmente Jon). Daenerys, dada à história e às crenças da família, provavelmente não ficará tão incomodada. Na verdade, para ela isso pode até ser um ponto em favor de Jon.

ATUALIZAÇÃO

O quinto episódio da sétima temporada confirmou que o casamento de Rhaegar com Elia foi anulado e que ele secretamente casou com Lyanna. Isso significa que Jon Snow é um filho legítimo!

Este post foi traduzido do inglês.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss