back to top

21 detalhes que você pode ter perdido no final de "Game of Thrones"

Porque a única coisa que resta fazer agora é ficar obcecado com isso.

publicado

1. Há uma boa chance ter você ter percebido isso, mas vale a pena destacar: o símbolo da Casa Stark está de volta ao seu lugar de direito no topo de Winterfell nos créditos de abertura.

Essa foi a melhor sensação do mundo, pra falar a verdade.

2. Cersei cumpre a promessa de Jaime no 8º episódio (e seus próprios avisos anteriores) e queima uma grande parte de Porto Real para proteger a si mesma e Tommen.

HBO

"Eles fariam qualquer coisa para proteger seus filhos. Começar uma guerra, queimar cidades... as coisas que a gente faz por amor"

Publicidade

4. O comentário dela de que ele não é um Stark também remete a 1ª temporada, repetindo uma afirmação que ele fez no primeiro episódio.

E o comentário de Sansa foi lindo e comovente — e mostrou o quão longe ela chegou — mas não foi a primeira vez que Jon ouviu uma coisa do tipo. Ned também lhe disse que ele era um Stark.

HBO

"Você É um Stark. Você pode não ter meu nome, mas tem o meu sangue". Ai, meu coração.

5. A conversa de Jon e Sansa de que "o inverno chegou" não só nos recompensou por todas as vezes em que ouvimos que ele estava chegando...

Publicidade

6. ...como também gerou uma ligação com um tema maior com o personagem de Ned.

As últimas palavras de Lyanna para seu irmão foram "prometa para mim", enquanto as últimas palavras de Ned para Jon foram "Eu prometo". Desculpe-me enquanto eu choro alto no canto.

Publicidade

11. Arya servindo a Walder Frey seus próprios filhos cozidos em uma torta remete a uma história que Bran contou na 3ª temporada sobre o Cozinheiro Ratazana.

De acordo com Bran, o Cozinheiro Ratazana trabalhou para a Patrulha da Noite no Fortenoite. Quando a família real estava visitando, ele matou o filho do rei e o cozinhou em uma torta, que serviu ao rei. O rei gostou tanto do sabor, que repetiu o prato (como Frey). Significativamente, os deuses amaldiçoaram o Cozinheiro Ratazana por violar os direitos dos hóspedes — como Frey fez com o Casamento Vermelho.

12. E a maneira como Arya mata Walder Frey é a mesma pela qual sua mãe foi assassinada. O rosto de Arya inclusive reflete uma sensação semelhante de alívio mórbido como vimos no semblante de Cat.

13. Em Essos, a cena em que Dany nomeia Tyrion como Mão da Rainha, e ele se ajoelha diante dela, torna-se ainda mais poderosa quando contrastada com Tyrion recusando-se a ajoelhar-se por ordem de Joffrey, voltando na 4ª temporada.

Ele finalmente encontrou alguma coisa — alguém — em que acreditar.

Publicidade

15. Na cena da Torre da Alegria, Ned caminha segurando a espada ensanguentada de Arthur Dayne, e a câmera foca nos lençóis manchados de sangue para uma tomada cheia de significado.

HBO

A espada Alvorada supostamente foi forjada a partir de uma estrela cadente E tem um desenho de sol no cabo, por isso essa tomada dá peso à teoria de que Jon é Azor Ahai/o príncipe que foi prometido, que nasceu sob uma "estrela sangrenta" e está destinado a salvar o mundo (mais sobre isso nesta publicação). E por falar em promessa...

16. Se você não entendeu, Lyanna parece sussurrar "seu nome é..." seguido por algo inaudível, embora alguns fãs tenham especulado que ela diz "Jaehaerys". Ela também fala sobre como Robert iria "matá-lo"...

HBO

"Se Robert descobrir, ele vai matá-lo. Você sabe que ele vai. Você precisa protegê-lo. Prometa-me, Ned."

...o que é uma pista enorme de que Jon sem dúvida é um Targaryen.

Esta cena da 1ª temporada ganha um novo significado quando você considera que Ned provavelmente estava pensando em Jon, e não apenas em Daenerys, conversando com Robert. Para uma listagem completa de todas as cenas que fazem alusão a filiação de Jon e o papel de Ned em protegê-lo, confira esta publicação.

Publicidade

Não foi a primeira vez que a cor se seus olhos foi intrinsecamente ligada à sua identidade.

Para Catelyn, os olhos de Jon são um lembrete da suposta traição de Ned, enquanto Edd está, obviamente, referindo-se ao fato de que ele não é uma criatura de olhos azuis — mas em última análise, a ênfase em seus olhos reforça a ligação com sua mãe, Lyanna.

18. A cena em que Jon é coroado Rei do Norte ecoou o momento em que Robb também foi nomeado rei.

O produtor David Benioff disse no "Inside the Episode", da HBO, que esta foi uma evocação deliberada, concebida para transmitir tanto o triunfo quanto o perigo neste momento, porque "não correu tão bem para o Rei do Norte anterior." Ixi!

E ainda sobre o grande momento de Robb, o Grande Jon Umber, pai do traidor que deu Rickon para Ramsay, foi o primeiro a proclamá-lo Rei do Norte e a mãe de Lyanna Mormont, Maege, também estava presente no momento (ela morreu mais tarde lutando por Robb).

20. E a surpreendente roupa de Cersei lembra o que Tywin vestia quando estava no poder.

Ela disse que tinha mais a contribuir para o seu legado dentre todos os filhos dele — na mesma conversa em que Tywin diz a ela: "Você não é tão inteligente quanto pensa que é". As coisas não estão boas para Porto Real no momento.

21. Especialmente com a frota de Daenerys a caminho — completa com os Martells e os Tyrells.

Há imagens dos navios nas cenas finais (o que ajuda a explicar como Varys encontrou Dany tão rapidamente). Ela ainda não está nem em Westeros, e já tem alguns aliados poderosos. É melhor Cersei tomar cuidado.

Em parceria com

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss