back to top

Experimentei alguns truques de beleza com bicarbonato de sódio e não me arrependi

Mas o gosto do bicarbonato é bem ruim.

publicado

Olá, meu nome é Jemima e sou bem pão dura quando o assunto é gastar meu rico dinheirinho.

E o motivo de eu parecer tão feliz nessa foto é que essa ENORME taça de vinho me custou apenas 5 dólares.Como eu odeio gastar dinheiro, estou constantemente em busca de produtos de beleza em conta. Também já vi milhares de tutoriais de produtos caseiros no Pinterest, mas sempre tive muitas dúvidas sobre a eficiência deles.
Jemima Skelley

E o motivo de eu parecer tão feliz nessa foto é que essa ENORME taça de vinho me custou apenas 5 dólares.

Como eu odeio gastar dinheiro, estou constantemente em busca de produtos de beleza em conta. Também já vi milhares de tutoriais de produtos caseiros no Pinterest, mas sempre tive muitas dúvidas sobre a eficiência deles.

E muitas dessas receitas caseiras têm o bicarbonato de sódio -- que é muito barato -- como ingrediente principal.

Por isso, testei seis "truques" com bicarbonato para descobrir qual deles realmente funcionava e qual era perda de tempo.
Jemima Skelley

Por isso, testei seis "truques" com bicarbonato para descobrir qual deles realmente funcionava e qual era perda de tempo.

1. XAMPU SECO:

A promessa: Bicarbonato de sódio pode ser utilizado no lugar do xampu seco para absorver a oleosidade e refrescar o cabelo. Como fazer: Peque uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio e aplique na raiz. Jogue seu cabelo para trás e use as mãos para espalhar. Funcionou? Tecnicamente sim. Meu cabelo ficou definitivamente menos oleoso. Mas eu não gostei da sensação. O cabelo ficou áspero e como se fosse uma palha. Além disso, ficou bem estático, embora isso aconteça comigo às vezes quando uso xampu seco. Em resumo, o bicarbonato é uma boa solução de quebra-galho, mas vou continuar usando meu xampu seco.
BuzzFeed

A promessa: Bicarbonato de sódio pode ser utilizado no lugar do xampu seco para absorver a oleosidade e refrescar o cabelo.

Como fazer: Peque uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio e aplique na raiz. Jogue seu cabelo para trás e use as mãos para espalhar.

Funcionou? Tecnicamente sim. Meu cabelo ficou definitivamente menos oleoso. Mas eu não gostei da sensação. O cabelo ficou áspero e como se fosse uma palha. Além disso, ficou bem estático, embora isso aconteça comigo às vezes quando uso xampu seco. Em resumo, o bicarbonato é uma boa solução de quebra-galho, mas vou continuar usando meu xampu seco.

2. MÁSCARA FACIAL:

BuzzFeed

A promessa: Uma mascara feita com óleo de coco e bicarbonato de sódio auxilia a remover impurezas e suavizar a pele.

Como fazer: Coloque duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um recipiente, retirando todas as pelotas. Adicione uma colher de sopa de óleo de coco e misture até que a consistência fique firme e escorrendo. Isso leva cerca de um minuto, amassando o óleo e o bicarbonato com uma colher. Eu levei o óleo ao micro-ondas por cerca de 15 segundos para dar uma amolecida, mas não ao ponto de esquentá-lo. Em seguida, esfregue a mistura em seu rosto por alguns minutos e a deixe descansar na pele por 10 minutos, antes de removê-la com água morna.

Funcionou?: Meu rosto ficou bem refrescante após a experiência, e há tempos não parecia tão limpo. A pele ficou super macia logo depois, mas provavelmente foi porque estava coberta de óleo. No entanto, mesmo no dia seguinte, ela continuava assim. Não é melhor do que qualquer máscara facial que você compra nas lojas por aí, mas com certeza é bem mais barato.

3. XAMPU:

A promessa: Utilizar bicarbonato de sódio e água no lugar do xampu faz uma limpeza profunda no cabelo, eliminando resíduos de produtos.Como fazer: Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com três colheres de sopa de água. Faça as medidas em dobro, caso você tenha cabelo comprido. Molhe seu cabelo no chuveiro, espalhando a mistura na cabeça em seguida. Massageie as raízes por cerca de um minuto e enxágue. Após fazer isso, passe vinagre no cabelo (eu utilizei vinagre de maçã) para neutralizá-lo.Funcionou?: Bem...sim! Eu tinhas poucas esperanças com esse aqui. Meu cabelo estava bem sujo e cheio de resíduos de xampu seco, então eu achei que o bicarbonato não daria resultado e eu teria que lavar o cabelo novamente. Foi uma sensação estranha lavar meu cabelo sem fazer espuma, mas foi um processo bem simples. Eu fiz a mistura em um pote de vidro que levei ao chuveiro comigo. Porém eu ODIEI passar o vinagre depois – faça um favor a você mesma e não deixe cair nos seus olhos. Esse negócio ARDE. No entanto, assim que eu "lavei" e sequei meu cabelo, fiquei surpresa ao ver como ele estava limpo. Estava faltando o movimento e o volume que resultam dos xampus comuns, mas o cabelo ficou extremamente macio e sedoso. A única parte ruim foi o cheiro do vinagre de maçã. Eu fiquei com aquele mesmo cheiro que fica na mesa quando você derruba vinho e só limpa no dia seguinte.
BuzzFeed

A promessa: Utilizar bicarbonato de sódio e água no lugar do xampu faz uma limpeza profunda no cabelo, eliminando resíduos de produtos.

Como fazer: Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com três colheres de sopa de água. Faça as medidas em dobro, caso você tenha cabelo comprido. Molhe seu cabelo no chuveiro, espalhando a mistura na cabeça em seguida. Massageie as raízes por cerca de um minuto e enxágue. Após fazer isso, passe vinagre no cabelo (eu utilizei vinagre de maçã) para neutralizá-lo.

Funcionou?: Bem...sim! Eu tinhas poucas esperanças com esse aqui. Meu cabelo estava bem sujo e cheio de resíduos de xampu seco, então eu achei que o bicarbonato não daria resultado e eu teria que lavar o cabelo novamente. Foi uma sensação estranha lavar meu cabelo sem fazer espuma, mas foi um processo bem simples. Eu fiz a mistura em um pote de vidro que levei ao chuveiro comigo. Porém eu ODIEI passar o vinagre depois – faça um favor a você mesma e não deixe cair nos seus olhos. Esse negócio ARDE. No entanto, assim que eu "lavei" e sequei meu cabelo, fiquei surpresa ao ver como ele estava limpo. Estava faltando o movimento e o volume que resultam dos xampus comuns, mas o cabelo ficou extremamente macio e sedoso. A única parte ruim foi o cheiro do vinagre de maçã. Eu fiquei com aquele mesmo cheiro que fica na mesa quando você derruba vinho e só limpa no dia seguinte.

4. PASTA DE DENTE:

BuzzFeed
BuzzFeed

A promessa: Escovar os dentes com bicarbonato de sódio vai clareá-los e refrescar seu hálito.

Como fazer: Passe o bicarbonato em uma escova de dentes úmida e escove por três minutos. Enxágue bem.

Funcionou?: Sinceramente, o gosto era HORRÍVEL. Parecia que eu tinha tomado um caldo de uma onda na praia e esquecido de fechar a boca. Muito salgado. E também machucou minhas gengivas sensíveis, causando ardor. Meus dentes ficaram definitivamente mais limpos após a escovação, e foi uma sensação que durou por umas 12 horas. Se eu conseguisse suportar a dor e o gosto horrível, seria uma forma sustentável de fazer uma limpeza profunda nos dente alguns dias por semana. Mas, infelizmente, foi muito pesado para mim.

5. CONTRA ESPINHAS:

BuzzFeed
BuzzFeed

A promessa: Passar bicarbonato de sódio na espinha ajuda a remover a vermelhidão e extrair o sebo dela.

Como fazer: Misture uma colher de bicarbonato com uma pequena quantidade de água até formar uma pasta espessa. Eu fiz isso na minha mão. Depois, utilize um cotonete para aplicá-la na espinha, deixando agir por 15 minutos e lavando com água morna.

Funcionou?: SIM. Eu não tinha uma espinha há MESES, então não ia testar este truque. Mas, como se minha pele soubesse dessa matéria, o início de uma grande espinha começou a se formar na minha testa. Apesar de já estar vermelha e inflamada, ela não tinha um ponta ainda. Eu fiquei surpresa de verdade após aplicar a pasta de bicarbonato e lavar a mistura. A espinha diminuiu completamente de tamanho, não estava vermelha e não estava inflamada. Na manhã seguinte, ela já tinha praticamente desaparecido. BRUXARIA.

CONCLUSÃO:

O bicarbonato de sódio é bem mais útil do que eu pensava. Eu realmente não achava que algum destes truques funcionariam bem o suficiente para que valesse a pena tentá-los novamente, mas felizmente eu estava errada.

Embora eu tenha decidido não trocar meu xampu seco e minha máscara facial pelo bicarbonato, com certeza vou continuar usando-o para me livrar de espinhas.

Leia também:

Este post foi traduzido do inglês.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.