back to top

17 maneiras de transformar seu cantinho de estudo em um lugar aconchegante

Se você tem que estudar, faça isso em grande estilo.

publicado

1. Tenha boas canetas à mão.

Instagram: @romstudies / Via instagram.com

Está provado que você se lembrará muito melhor de um conteúdo se escrevê-lo à mão, em vez de digitá-lo. Então, se você for escrever por horas, precisará de uma caneta que seja fácil de segurar e que deslize bem. Use as esferográficas, se elas funcionam bem para você, mas ter uma caneta gel ou uma com ponta de feltro fina pode ser ainda melhor.

2. Use canetas e marcadores coloridos.

Instagram: @inspiringstudies / Via instagram.com

Uma ótima maneira de organizar anotações e manter o controle de assuntos diferentes é fazer um código de cores. Demora um pouco para se acostumar e para lembrar o que cada cor representa, mas vale 100% a pena quando você memoriza.

Publicidade

3. Mantenha sua mesa organizada.

Instagram: @ eat. run. plan. repeat / Via instagram.com

Se você não tem gavetas, ou apenas sente que há muita bagunça ao redor, use uma fruteira com rodinhas para armazenar livros, anotações e artigos de papelaria. Depois, basta deslizá-la sob sua mesa ou em um canto quando você não estiver trabalhando.

4. Sempre tire da mesa livros e papéis que você não estiver usando naquele momento.

Instagram: @charlenevenice / Via instagram.com

Se você estiver estudando biologia, coloque seus livros de matemática longe da vista. Só deixe na mesa o que for absolutamente necessário. Uma mesa desarrumada pode prejudicar a sua concentração.

5. Tente ter algum espaço ao redor da sua mesa para poder se alongar.

Instagram: @memroid / Via instagram.com

Isso pode ser mais fácil falar do que fazer, mas é bom fazer uma pausa a cada hora, mais ou menos, e dar uma boa alongada em seus músculos, para fazer o sangue fluir e manter o cérebro afiado.

6. Acenda uma vela aromática.

Instagram: @tarzjadey / Via instagram.com

A luz e o cheiro de uma vela são calmantes, o que é definitivamente algo que você precisa para encarar os livros. Busque aromas cítricos ou de hortelã, que irão animá-lo.

7. Use um suporte para manter seus livros abertos.

Instagram: @_rebecca_allen_ / Via instagram.com

Você pode comprar um suporte de livro de receitas em lojas de cozinha/artigos domésticos. Claro, você pode obter o mesmo efeito com prendedores ou clips.

Publicidade

8. Faça alguns cartões de memorização de conteúdo.

Instagram: @hope_foranew_day / Via instagram.com

Roteirize o conteúdo da matéria e faça cartões que resumam cada parágrafo ou ideia-chave. Se você tiver espaço, coloque os cartões na parede e leia-os algumas vezes por dia.

9. Tenha água por perto.

Você precisa se manter hidratado enquanto estuda para evitar dores de cabeça. No entanto, se você precisar ficar se levantando toda hora para pegar copos de água, será muito fácil se distrair. Então, invista em uma jarra ou garrafa bonita que combine com a ~estética~ da sua mesa de estudo.

10. Se for ouvir algo, ouça música instrumental.

Instagram: @allexphillips / Via instagram.com

Opte por ouvir músicas instrumentais, como partituras clássicas ou de filmes. A trilha sonora do filme "Como Treinar o Seu Dragão" é surpreendentemente épica. Ter um fone de ouvido com eliminação de ruído também é uma boa ideia, especialmente se outras pessoas estiverem em casa enquanto você estiver estudando.

11. Guarde recompensas saborosas na gaveta.

Instagram: @smiesbeth / Via instagram.com

Se você tem uma tarefa árdua pela frente, como várias páginas de leitura ou vários problemas de matemática, defina metas para si mesmo, com recompensas quando alcançá-las. Coma uma balinha ou um M&Ms a cada duas páginas ou a cada cinco perguntas. (Muito açúcar não é bom, então tente se recompensar com frutas secas ou outros snacks saudáveis em vez disso.)

12. Decore seu cantinho com mensagens positivas.

Instagram: @tchang24 / Via instagram.com

Ou, se você tiver uma meta em mente, escreva-a em um pedaço de papel e a coloque em um lugar visível enquanto estiver estudando. Isso servirá como um lembrete constante do que você está buscando e ajudará na concentração.

Publicidade

13. Cole um calendário de estudo na parede.

Instagram: @quest_study_skills / Via instagram.com

Domine a arte de fazer um calendário bom para você mesmo. Isso não significa apenas dedicar cinco horas de tempo a um tema. Detalhe quais tarefas você quer fazer e defina um limite de tempo realista. Você pode encontrar alguns modelos de impressão gratuitos muito legais on-line (em inglês), com diferentes layouts.

14. Sempre tenha bloquinhos adesivos de diferentes cores.

Instagram: @angamangan / Via instagram.com

Use-os quando quiser escrever notas dentro de livros, para marcar páginas ou apenas para escrever observações importantes e colar em cima de sua mesa. Se você estiver olhando para algo todos os dias, estará muito mais propenso a se lembrar disso.

16. Mantenha um pequeno bloco de notas ou papel à mão, para que você possa anotar todos os pensamentos aleatórios ou ideias que tiver.

Instagram: @kikki.k / Via instagram.com

Isso te impedirá de sair do caminho. Anote para olhar mais tarde, em vez de se distrair enquanto estiver fazendo uma tarefa.

17. E, se tudo isso falhar, apenas se certifique de ter uma boa iluminação.

Instagram: @nepokroeff / Via instagram.com

A luz natural é ideal, se você tiver espaço para sua mesa ao lado de uma janela. À noite, é melhor uma luz fria, de cor branca, em vez de uma quente.

Em parceria com

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss