back to top

We’ve updated our privacy notice and cookie policy. Learn more about cookies, including how to disable them, and find out how we collect your personal data and what we use it for.

Porque as sacolas do comércio de São Paulo agora tem duas cores?

Ambas servem para descartar o lixo em casa. A verde para material reciclável e a cinza para orgânico.

publicado
O foco central é estimular o cidadão a adquirir o hábito de utilizarsacolas retornáveis, mochilas ou qualquer outro meio para transportarsuas compras, com a consequente redução do consumo edo impacto ao meio ambiente. Na falta destes, há então a alternativada sacola bioplástica reutilizável, para separação dos resíduosantes de sua disponibilização para coleta de resíduos domiciliaresdo Município.

A sacola verde é para jogar lixo reciclável já a cinza para materiais orgânicos. O motivo dessa separação é a coleta seletiva, que a administração municipal promete para toda a cidade até o fim de 2016.

Publicidade

Mas elas podem ser cobradas?

Sim, segundo a lei podem ser cobradas desde que o estabelecimento informe com antecedência. Na verdade todas as sacolas sempre foram cobradas, porém seu custo estava embutido nos produtos comprados.

No entanto, nesta terça-feira, o BuzzFeed Brasil entrou em contato com o o PROCON, que informou via assessoria de imprensa que pretende barrar a venda, pois entende que esta havendo uma cobrança dupla das sacolas, já que o valor dos produtos não diminuíram quando a distribuição das sacolas eram "gratuitas".

Além das sacolas biodegradáveis, o consumidor pode usar as sacolas retornáveis, ecobags, mochilas, carrinhos, sacolas de feira, sacolas de papel e caixas.