back to top

We’ve updated our privacy notice and cookie policy. Learn more about cookies, including how to disable them, and find out how we collect your personal data and what we use it for.

25 lugares incríveis no Rio de Janeiro para ir além das praias

Só maravilhas.

publicado
Publicidade
Publicidade

Antiga casa com arquitetura dos anos 50 de Walther Moreira Salles e sua família na Gávea, se tornou em 1999 a sede do Instituto Moreira Salles e traz exposições, filmes, shows, além de abrigar os acervos de fotografia, música e literatura. A residência foi projetada por Olavo Redig de Campos e os jardins por Roberto Burle Marx responsável pelo paisagismo do Parque Ibirapuera em São Paulo, a Pampulha em Belo Horizonte e o Eixo Monumental em Brasília. Para conferir a programação clique aqui. .

Localizado no centro do Rio de Janeiro, o gabinete funciona apenas durante a semana e é de cair o queixo. Construído em 1880 se transformou em uma biblioteca pública em 1900 e desde então conta com programação cultural aberta ao público. Saiba tudo clicando aqui.

Publicidade

A ilha de Paquetá é um bairro do Rio de Janeiro que conta com quarenta ruas, doze praças, dois parques públicos e nenhum carro. Sim, por lá é proibida a circulação de veículos motorizados. Para chegar basta pegar a barca na Praça XV, no centro do Rio de Janeiro. Saiba mais aqui.

Inaugurado em 1997 o local foi residência de Laurinda Santos Lobo e um dos mais efervescentes salões da Belle Époque carioca em meados de 1900. Laurinda foi também uma importante ativista pelos direitos da mulher, sendo a primeira presidente do Movimento Sufragista Feminino brasileiro. Atualmente o Parque das Ruínas é um espaço de teatro, sala de exposição, circo e café. Saiba mais clicando aqui.

Publicidade

Com 15 mil m² a Biblioteca Parque Estadual conta com um acervo de mais de 200 mi itens entre livros de ficção e não-ficção, arte, quadrinhos, biblioteca infantil, filmes e músicas digitalizadas. Localizada no Centro conta ainda com uma arquitetura bacana que permite passar horas no espaço. Saiba tudo sobre ela aqui.

Publicidade

Situado no Morro do Desterro, que no século 18 servia de rota de fuga para escravos, o bairro de Santa Tereza é um dos maios charmosos da cidade. Com extensa programação cultural, bares e restaurantes o local é ponto de visita obrigatória na cidade maravilhosa. Confira tudo que tem por lá aqui.

Localizado em um antigo pavilhão reformado em 2003, o Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, popularmente conhecido como Nova Feira de São Cristovão é um espaço que conta com lojas, shows e restaurantes que remetem a cultura nordestina. Veja mais aqui.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quer ter uma super vista da praia de Ipanema, Ilhas Cagarras, Arpoador, Copacabana, a comunidade do Cantagalo, o Corcovado, a lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, Gávea, Leblon, Morro Dois Irmãos? Basta ir até a estação General Osório do metrô e entrar no complexo Rubem Berta. Para saber mais clique aqui.

Publicidade
Publicidade

Um dos mais icônicos prédios de Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói é uma das experiencias mais lindas que se pode ter do lado de lá da ponte. A viagem de balsa saída do centro do Rio de Janeiro deixa o passeia ainda mais legal. Confira aqui.

Publicidade

Localizado na Rua Primeiro de Março, no centro da cidade, o prédio de linhas neoclássicas sedia o Centro Cultural do Banco do Brasil foi projetado por Francisco Joaquim Bethencourt da Silva em 1880 e traz famosas exposições além de uma ótima livraria. Confira aqui.

Publicidade

Considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país, o Museu Casa do Pontal traz o acervo do designer francês Jacques Van de Beuque composto de 8.000 peças de 200 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX. Instalado em um sítio de 5.000 m², no Recreio dos Bandeirantes conta ainda com um belo jardim. O passeio é longe mas muito agradável. Veja neste link.

O Bosque da Barra da Tijuca é um parque municipal com áreas de lazer e passeio, além de reserva ecológica, onde estão preservadas a vegetação natural das áreas originais da Barra da Tijuca e animais que originalmente habitavam o espaço. Saiba como curtir aqui.

Publicidade