back to top

30 lugares deslumbrantes em São Paulo que vão fazer você se sentir um turista

"Meu Deus, como nunca fui nesse lugar?"

publicado
Publicidade

Localizado no centro da cidade, o edifício Itália foi construído em 1954. Do terraço onde se localiza o restaurante, é possível ver toda a cidade e de quebra ainda tomar um drink. Durante a semana é liberada visita apenas à vista panorâmica. Informações aqui.

Antigamente chamado de Jardim da Aclimação, o local foi sede do primeiro zoológico de São Paulo no final do século 19 e atualmente é uma opção de lazer para a região da Liberdade e Paraíso com um lago, concha acústica, jardim japonês com espelho d'água, aparelhos de ginástica, pista de cooper e caminhada, além de playgrounds infantis, paraciclo e campos de futebol, voleibol e basquetebol. Para saber mais clique aqui.

Publicidade

Gigante e interativo, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo fica localizado no Brás, berço da imigração italiana e conta com uma sede totalmente restaurada e muita informação incrível. Vale separar uma tarde e aproveitar o charmoso café. Confira aqui.

Publicidade

Construído em 1939, o Banespão sediou o Banco do Estado de São Paulo, e está situado no ponto alto do centro velho. Inspirado na arquitetura do Empire State Building, em Nova York, tem 161,22 metros de altura, 35 andares e por quase 20 anos foi o mais alto da cidade. Do alto do mirante, o raio de visão é de 360º e atinge 40 quilometros. Saiba mais aqui.

Localizado na área da antiga fazenda de um rico empresário, o parque conta com um prédio sede em arquitetura colonial, um conjunto de lagos e área ajardinada. Há 35 anos, sedia a Festa das Cerejeiras, que comemora o florir da árvore símbolo do Japão. Veja mais aqui.

Publicidade

Fundada em 1925, é a maior biblioteca pública da cidade e a segunda maior biblioteca pública do país. Localizada no centro da cidade, foi reinaugurada em 2011, e tornou disponível ao público as áreas de consulta das coleções fixas – Artes, Coleção Geral, Mapoteca e Raros e Especiais – e um auditório. Confira a programação aqui.

A Casa de Vidro foi construída por Lina Bo Bardi em 1951 e conta com um terreno de 7.000 m² no Morumbi. Sede do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, criado em 1990, a casa contempla o acervo pessoal do casal constituído de obras de arte, móveis, documentos, objetos e cerca de 7.500 desenhos de Lina e 17.000 fotografias. Para mais informações clique aqui.

Publicidade

O Museu de Arte Contemporânea ganhou sua nova sede ao completar 50 anos em 2013. Instalado no complexo arquitetônico criado nos anos 1950 por Oscar Niemeyer, que sediava o Detran, o espaço conta com diversas exposições e uma fantástica vista panorâmica da região. Saiba mais aqui.

Publicidade

O prédio construído durante 13 anos, entre 1911 e 1924, foi idealizado como Palácio das Indústrias para exposições do tema e transformado pelo governo do estado em um espaço para atividades culturais divididas em quatro eixos: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Localizado na região do Brás. Mais informações aqui.

O Centro de Preservação Cultural (CPC) oferece atividades relacionadas à preservação do patrimônio cultural, como cursos, exposições, seminários e atividades educativas. Criado em outubro de 2002, o espaço ocupa o casarão da interessantíssima figura Dona Yaya, milionária que viveu confinada no espaço por 40 anos após ser considerada louca. O CPC ainda promove atividades culturais sazonais aos fins de semana. Confira a programação aqui.

Publicidade
Publicidade

Instalado em uma área de 6.900m2 no estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol foi uma proposta do arquiteto Mauro Munhoz atrelado ao projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, na década de 1930, e conta com um acervo permanente e exposições itinerantes sobre o esporte. Para saber mais clique aqui.

Publicidade

Localizado na Vila Leopoldina, zona oeste da cidade, o CEAGESP é o Entreposto Terminal de São Paulo (ETSP) e tem 700 mil m². É de lá que sai a maior parte das frutas, verduras, legumes, flores e peixes que abastecem mais de 60% da Grande São Paulo, além de outros estados e países vizinhos. Vale ficar de olho na programação de festivais de sopas e frutos do mar. Veja mais aqui.

O Memorial da Resistência de São Paulo fica no prédio onde funcionou entre 1940 e 1983, o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP e é uma instituição dedicada à preservar as memórias da resistência e da repressão políticas do Brasil. As reproduções das celas são impecáveis. O prédio abriga ainda a Estação Pinacoteca, que conta com acervo fixo e exposições itinerantes. Para saber mais clique aqui.

Publicidade

O Solar da Marquesa de Santos é um raro exemplar de residência urbana do século 18. Não se sabe ao certo a data de construção, porém documentos atestam a existência de quatro casas na Rua do Carmo entre 1739 e 1754. O espaço ganhou este nome por conta de sua ilustre moradora, a Marquesa de Santos, Domitila, que foi a proprietária entre 1834 e 1867, e ali deu muitas festas.

Atualmente o primeiro piso traz exposições e o segundo objetos e móveis usados pela Marquesa. Saiba mais aqui.

Publicidade

A Cripta da Catedral da Sé está localizada abaixo do altar principal. Para conhecer é necessário realizar a visita monitorada à igreja. Com 619 m² e sete metros de altura, a cripta conta com quinze corpos de bispos portugueses e brasileiros sepultados, incluindo o cacique Tibiriçá, um dos primeiros índios a ser catequizado. Mais informações aqui.

Publicidade

O edifício foi projetado por Christiano Stockler das Neves em 1925 para sediar uma estação da Estrada de Ferro Sorocabana e hoje abriga a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Além dos concertos, o espaço recebe exposições. Confira aqui.

Publicidade

O Goethe-Institut São Paulo realiza diversos eventos culturais que apresentam o intercâmbio entre a cultura local com a alemã, além de disseminar a língua alemã através de aulas e certificados. Sazonalmente promovem eventos ligados ao ensino, à música, à literatura, ao esporte, ao teatro, à culinária, à arquitetura, ao cinema e ao meio ambiente. Saiba mais aqui.

Publicidade