back to top

David Lean defende a luta da "bicha preta" em ensaio nu em frente ao Congresso

Com nova sessão de fotos, Projeto "Chicos" se aprofunda no debate sobre preconceitos na comunidade gay.

publicado

Criado em 2014, o projeto "Chicos" tem mais de 100 ensaios de nus masculinos publicados. O mais recente, protagonizado pelo brasiliense David Lean, tem como pano de fundo o Congresso Nacional. "Bicha preta é o AFROnte mesmo", diz ao BuzzFeed Brasil.

Fábio Lamounier / Rodrigo Ladeira

O cabeleireiro de 28 anos, David Lean, disse que gostaria que suas fotos tivessem "um significado mais forte que representasse o que acredita e pelo que ele luta". "Nossa luta vai sempre chocar, bater de frente com os bons costumes", diz. "Queria mostrar quem manda na porra toda".

Para ele, a luta de um homossexual preto é diferente da do branco. "Mesmo gay, o homem branco tem privilégios apenas por ser branco. Gays pretos ou são preteridos ou erotizados". (A foto a seguir é NSFW.)

FÁBIO LAMOUNIER + RODRIGO LADEIRA

David explica que, pela sua militância, percebeu que o gay negro só "serve" quando é másculo, dotado e ativo. "Se ele não se encaixa nesses quesitos, não tem espaço ou vez. Basta ir em uma balada gay para perceber isso: é sempre um monte de gay idêntico, mesmos cortes de cabelo e mesmas roupas."

No ano passado o casal Felippe e Marlon pousou nu na Avenida Paulista, em São Paulo, para chamar atenção para a homofobia.

chicos.cc

Lançado oficialmente em 2015 por Rodrigo Ladeira e Fábio Lamounier, o projeto Chicos funciona como um objeto de estudo sobre homossexualidade.

Rodrigo contou ao BuzzFeed Brasil que no começo a ideia era juntar juntar histórias relacionadas com experiências de vida, identidade e sexualidade de homens gays acompanhado de fotografias tão íntimas quanto os depoimentos falados. "Costumamos dizer que ali as pessoas se desnudam do corpo e das histórias", diz o fotógrafo.

Para ver o relato completo de David e os outros ensaios do projeto você pode clicar aqui.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss