25 lugares maravilhosos de São Paulo que você não sabia que existiam

Já demorou para levantar e ir, né?

1. Conservatório Dramático e Musical de São Paulo

O edifício no centro da cidade foi adquirido pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo em 1909. Depois de altos e baixos, passou por um grande restauro em 2013 e hoje integra o complexo cultural Praça das Artes. Saiba mais aqui.

2. Casa Vilanova Artigas

Uma das casas do João Batista Vilanova Artigas, um dos maiores membros da chamada escola paulista e um dos fundadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP - FAU. Conta com uma arquitetura moderna e ricos detalhes que caracterizam o trabalho do arquiteto. Para mais informações clique aqui.

Publicidade

3. Centro Cultural Correios de São Paulo

Localizado no Vale do Anhangabaú, o gigantesco prédio tem 15 mil m² de área construída, foi inaugurado em 1922. O centro cultural em si é relativamente novo, tendo sido inaugurado em 2013 e tem duas grandes sala de exposições, além de um museu fixo contando a história do prédio. Para mais informações clique aqui.

4. Museu Judaico de São Paulo

Atualmente em obras para receber todo o acervo do museu, o espaço conta com a visitação do templo Beth-El inaugurado em 1929. Projetado no estilo bizantino, apresenta sete lados que representam os sete dias da criação, as sete cores do arco-íris e também do os braços do candelabro (Menorá) que iluminava o Templo de Salomão. Veja mais aqui.

Publicidade

5. Galeria Califórnia

Inaugurada em 1955, o edificio projetado por Oscar Niemeyer e Carlos Lemos é uma dessas pérolas escondidas no centro da da cidade. Além das lojas e sebos, o prédio conta ainda com um painel de Candido Portinari. Saiba mais aqui.

6. IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil)

Construido em 1950 por um time de peso da arquitetura, o prédio é sede do instituto, e conta também com um auditório para 120 pessoas, a livraria de arquitetura Bookstore e salas de exposições. No saguão, vale reparar nos paineis-murais de Antônio Bandeira e Ubirajara Ribeiro. Saiba mais aqui. O mais legal é que o Instituto conta com diversos roteiros pela cidade que você pode consultar aqui.

Publicidade

7. Vila Itororó

A Vila Itororó é um conjunto de casas construídas nos anos 1920 e está em fase de restauro. Atualmente o espaço conta com um canteiro de obras provisório com uma intensa programação e experimentos. Para saber mais clique aqui.

8. Casa do Bandeirante

A Casa do Bandeirante é uma típica habitação rural paulista construída entre os séculos XVII e XVIII. Restaurada em 1953 pela Comissão do IV Centenário de São Paulo, abriga desde então um museu da época das bandeiras, com móveis, utensílios e outros objetos históricos no interior de São Paulo, Minas Gerais e Vale do Paraíba. Veja mais aqui.

Publicidade

9. Casarão do Belvedere

O imóvel foi construído em 1927 e habitado por quatro gerações da família de Ernest Sohn. Após se desfazerem da propriedade em 2001 foram retiradas as portas, janelas, vitrais e escadas. Em dezembro de 2002 o imóvel é tombado e no ano seguinte Paulo Goya transforma a casa em espaço cultural que passa a receber peças, exposições e diversas atividades artísticas. Acompanhe a programação aqui.

10. Sítio Morrinhos

Localizado no Jardim São Bento, em Santana, Zona Norte da cidade, o sitio é um conjunto arquitetônico composto por uma casa sede do século XVIII, construções anexas da segunda metade do século XIX e outras do início do século XX. Restaurado nos anos 2000, está aberto para visitação desde então. Saiba mais aqui.

Publicidade

11. Capela dos Aflitos

A capela foi construída em 1774 em taipa de pilão e é dedicada à Nossa Senhora dos Aflitos. Mais do que por sua arquitetura, é conhecida por ser mal assombrada. Veja mais aqui.

12. Casa Ranzini

Construído em 1924 pelo arquiteto e morador Felisberto Ranzini, abriga hoje uma associação de preservação, estudo e divulgação do patrimônio histórico, artístico e arquitetônico da cidade. Veja mais aqui.

Publicidade

13. Prédio Cadete Galvão / Museu da Tatuagem

O prédio projetado pelo escritório de Ramos de Azevedo em 1928 abriga o Museu da Tatuagem, inaugurado em 2004, e possui cerca de 500 itens, entre desenhos preparatórios, objetos que ilustram a tatuagem entre povos primitivos, gravuras, máquinas manuais e maquinas usadas em cadeias brasileiras. Veja mais aqui.

14. Edifício Sampaio Moreira

O primeiro grande prédio da cidade, o Edifício Sampaio Moreira é, além de histórico, a sede de um dos mais antigos empórios da cidade, a Casa Godinho, fundada em 1888 por um imigrante português e transferida para o atual endereço em 1924. Saiba mais aqui.

Publicidade

15. Ilú Obá De Min

O Ilú Obá De Min é uma associação paulistana que promove as culturas de matriz africana e afro-brasileira e a mulher, surgido após vinte anos de pesquisa-ação de Beth Beli e Adriana Aragão. Fundado em 2004, é responsável pelas apresentações artísticas do Bloco Afro Ilú Oba De Min, palestras e oficinas de dança e música. Saiba mais aqui.

16. Museu da Energia

O Museu da Energia de São Paulo foi inaugurado em junho de 2005 e conta com jogos e projeções sobre energia elétrica e consciência ambiental, além da história da expansão urbana e industrial da cidade nos últimos 150 anos. Já o prédio foi construído entre 1890 e 1894 e foi residência do milionário Henrique Santos Dumont, irmão do aviador Alberto Santos Dumont. Veja aqui.

Publicidade

17. Vila Maria Zélia

A Vila Maria Zélia foi fundada em 1917 pelo empresário Jorge Street e funcionava como moradia dos operários de sua fábrica de tecidos. Localizada na Zona Leste, se tornou um cortiço e atualmente se tornou um espaço de experimentações culturais. Veja mais aqui.

18. Museu Penitenciária Paulista

O Museu Penitenciário Paulista foi inaugurado em julho de 2014 no antigo Complexo do Carandiru. Com peças da década de 20 até itens recentes, o espaço abriga pinturas, esculturas e móveis assim como aparelhos de tatuagem e armas improvisadas que somam 21 mil peças em exposição. Veja mais aqui.

Publicidade

19. Museus dos Transportes Públicos

Além do primeiro bonde a circular no Brasil em 1859, no Rio, do primeiro trólebus feito no país em 1960, o museu conta ainda com 7 veículos, cerca de 1.500 fotos e 1.500 livros, móveis e objetos sobre a evolução do transporte urbano. Saiba mais aqui.

20. Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa foi fundado em 1991 e tem por objetivo registrar, preservar e transformar em informação histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. Atualmente são mais de 16 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 72 mil fotos e documentos digitalizados. Saiba mais aqui.

Publicidade

21. A7MA

Fundada em 2012, a galeria especializada em arte urbana soma 100 m² de arte, e já conta com mais de 30 exposições em seu catálogo. Veja mais aqui.

22. Casa Mestre Ananias

A Casa Mestre Ananias (CMA) é um espaço de vivência e disseminação das tradições populares afro-brasileiras, em especial capoeira e samba de roda. A Casa é um trabalho dos discípulos do Mestre Ananias, que se forma no início da década de 90 a partir da Roda de Capoeira na Praça da República e ganha sua sede em 2007. A casa conta com a Associação de Capoeira Angola Senhor do Bonfim e os grupos de Samba de Roda “Garoa do Recôncavo” e “Sem Vintém”. Saiba mais aqui.

Publicidade

23. Museu da Diversidade Sexual

Em meio aos largos corredores da estação República do metrô está localizado o Museu da Diversidade Sexual, que traz exposições, palestras e eventos com temáticas exclusivamente LGBT. Veja mais aqui.

24. Casa das Pedras

A Casas das Pedras foi criada em 1998 e foi sede de diversos eventos, festivais de escalada e campeonatos. É uma referencia na cidade por conta de suas paredes que chegam a 14 metros de altura. Veja mais aqui.

Publicidade

25. Expresso turístico

Com destino a Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba, o trem que leva o nome de expresso turístico sai da Estação da Luz da CPTM em dias específicos. O serviço foi inaugurado em 2009 e propõe viagens de trem para proximidades de forma mais turística. Saiba mais aqui. ​

Atualização: A primeira foto da Casa Vilanova Artigas foi corrigida. Inicialmente a imagem era da casa localizada em Curitiba. 17/12/2015, 13h22.

Publicidade

Veja também:

30 lugares deslumbrantes em São Paulo que vão fazer você se sentir um turista

20 passeios em São Paulo que vão te dar vontade de sair de casa agora mesmo

10 passeios em SP que provam que a natureza está mais perto do que você imagina

Veja também