go to content

22 livros que vão fazer você se apaixonar por São Paulo

De história do século XIX à prática de skate na cidade ❤️‍ .

publicado

1. "Cidade e Arquitetura | Um Guia"

Dividido em cinco partes contemplando 284 edifícios, o livro produzido por Francisco Zorzete é um prato cheio para quem se interessa pela arquitetura da cidade e quer entender como se deu o crescimento da metrópole. Ele pode ser comprado no próprio site do livro.

3. "Primeiros Passes"

Que o futebol é uma das maiores paixões do brasileiro ninguém duvida. Por isso não existe presente melhor do que poder conhecer um pouco mais sobre a história do esporte no estado nos seus primórdios, especificamente a partir de 1906. Você pode comprar aqui.

4. "Como Viver em São Paulo Sem Carro"

livingdesign.net.br

O compilado de relatos de paulistanos que vivem na cidade sem carro já é um sucesso. São três edições com histórias e alternativas para quem quer abrir mão do meio de transporte. A primeira edição pode ser lido online aqui. Já a segunda e terceira podem ser compradas aqui e aqui

5. "Claude Lévi-Strauss | Saudades de São Paulo".

Antropólogo, professor e filósofo, o francês é considerado um dos maiores intelectuais do século XX e viveu na cidade entre 1935 e 1937. Décadas depois colocou no papel suas experiências dando origem ao belo livro. Compre aqui.

6. "A Capital da Solidão" e "A Capital da Vertigem"

Lançado em 2003, o livro "Capital da Solidão" é considerado um dos melhores livros sobre a cidade. Escrito por Roberto Pompeu de Toledo, traz um panorama de São Paulo de sua fundação à 1900. Já o recém lançado "Capital da Vertigem" conta o processo de verticalização de São Paulo entre 1900 e 1954, passando por momentos marcantes como a Semana de Arte Moderna de 1922. Você pode comprá-los aqui e aqui.

7. "Vida Cotidiana em São Paulo no Século XIX"

Com textos de Aluísio de Almeida, D. Maria Paes de Barros, e trechos do Diário da Princesa Isabel, o livro é um prato cheio para quem quer saber mais sobre a a cidade no começo do século 19, quando deixou de ser uma pequena vila para se tornar uma potência econômica por conta do cultivo de café. Você pode comprar aqui.

8. "Repaisagem - São Paulo"

editoradash.com.br

O livro apresenta 30 montagens fotográficas em preto e branco feitas por Marcelo Zocchioque mesclando uma foto de arquivo e uma atual, realizada pelo autor. De quebra o livro ainda conta com um encarte no final que permite aproximar cada montagem das imagens antigas e atuais além de três mapas da cidade, de 1897, 1930 e de hoje. Compre aqui.

9. "Carlos Moreira - São Paulo"

50 anos de fotos realizadas por Carlos Moreira compõem o livro São Paulo. Com retratos das ruas da cidade, o fotógrafo foi um dos responsáveis pelo questionamento da fotografia documental nas últimas décadas. Você pode comprar aqui.

11. "Portas de São Paulo - Um Passeio pelo Centro"

Com um recorte bastante interessante, o livro apresenta imagens das portas do centro da cidade paulistano com textos do arquiteto Nelson Dupré trazendo o contexto histórico e estilos arquitetônicos. O livro veio do cotidiano do arquiteto que andava pelo centro para encontrar a esposa. Compre aqui.

13. "São Paulo Literal - Mente"

João Correia Filho escreveu guias de Lisboa e Paris até se voltar para São Paulo, onde se dedica ao abordar a história literária da cidade pelos seus bairros. Uma bela leitura que pode ser comprada aqui.

14. "Rotas Literárias de São Paulo"

O delicioso livro de Goimar Dantas traz diversos roteiros literários da cidade e deu origem a este nosso post. Vale ressaltar a diversidade de temas abordados, passando por roteiros históricos chegando até as modernas livrarias da cidade. Você pode comprar aqui.

15. "São Paulo - Olhar os Museus, Olhar a Cidade".

Existe jeito melhor de conhecer uma cidade do que desbravar seus museus? Pensando nisso Ana Cristina Carvalho e Carlos Faggin realizaram um rico mapeamento e documentação dos edifícios culturais da cidade. O resultado está no livro que pode ser comprado aqui.

16. “MINHASP”

MINHASP reúne 200 imagens da fotógrafa alemã Britta Radike e do brasileiro Iatã Cannabrava da vida na cidade. As fotos foram tiradas em 2011 e inspiraram 72 autores, metade brasileiros, metade alemães que realizaram textos com suas impressões. Ele pode ser encontrado aqui.

17. "Conte Sua História de São Paulo"

O livro é derivado de um quadro de mesmo nome da rádio CBN e é organizado pelo jornalista Milton Jung. Traz textos simples e curiosos de paulistanos que vivem em bairros tão dispares como São Miguel Paulista e Jardins. Pode ser comprado aqui.

18. "São Paulo Século XXI"

O livro reúne 67 imagens tiradas entre 1999 e 2009 por Fausto Chermont com diversas técnicas e é um dos mais lindos sobre a cidade. Conta ainda com análise de diversos especialistas em fotografia como Nicolau Sevcenko e Rubens Fernandes Junior. Compre aqui.

21. "Alguma Coisa Acontece..."

O livro reúne 22 relatos de figuras importantes da cidade para traçar um panorama social e físico de São Paulo. Entre os autores, Eduardo Suplicy, Dom Paulo Evaristo Arns, Mino Carta e Maria Adelaide Amaral, com um texto de mesmo nome de sua minissérie sobre a cidade exibida pela Rede Globo em 2004. Compre aqui.

22. "Cidade das Águas"

Visando apresentar uma ótica distinta da formação da cidade, o livro foca nos rios e córregos de São Paulo. Das primeiras canalizações, as tentativas de organização no abastecimento e disseminação das práticas higienistas. Compre aqui. E se quiser saber um pouco sobre o tema você pode assistir o mini documentário "Entre Rios" produzido pelo coletivo Santa Madeira.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss