back to top

10 passeios subterrâneos que vão tornar SP muito mais interessante

Quem diria que a cidade esconderia tantos programas à la Julio Verne?

publicado

1. Teatro Centro da Terra.

instagram.com

Localizado doze metros abaixo da terra, o Teatro do Centro da Terra foi inaugurado em 2001, após dez anos de obras e escavações no quarto e quinto subsolos de um edifício no bairro do Sumaré.

Além da sala de apresentações com capacidade para cem pessoas, o espaço conta com quatro andares com salas de ensaios e atividades de pesquisa, além de abrigar uma escola de arte, música e teatro chamada Grão do Centro da Terra.

Para chegar ao teatro, é preciso de capacetes e luzes de mineiro para a descida por túneis e escadarias de uma mina de ouro abandonada. Para os menos animados, o espaço conta com um elevador.

Para mais informações clique aqui.

2. Tatu Bar & Palco.

instagram.com

O restaurante Jacarandá em Pinheiros conta com uma pequena pérola subterrânea da cidade, o Tatu Bar & Palco. Com clima intimista, o espaço abaixo do restaurante conta com sofás, mesas baixas e um pequeno palco para shows. Ah, a carta de drinks é uma atração a parte.

Mais informações aqui.

3. Monumento à Independência.

instagram.com

O Monumento à Independência foi criado em 1922 e sofreu diversas alterações durante as décadas até que em 1953, passou por uma reforma onde foi construída a cripta, onde seriam depositados os despojos da Imperatriz Leopoldina.

Em 1972, recebeu também os restos mortais de D. Pedro I e, posteriormente, em 1984, os de D. Amélia, segunda Imperatriz do Brasil.

A última grande modificação ocorreu em 2000, quando o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), passou a permitir o acesso público à cripta.

Para mais informações clique aqui.

4. Instituto Capobianco.

instagram.com

A OSCIP Instituto Capobianco é um espaço de difusão de cultura, defesa de patrimônio histórico e artístico e a promoção do desenvolvimento sustentável. Tem dois espaços para encenações recebe pequenas obras primas no teatro nacional. Com uma faixada discreta em meio a uma região um pouco deteriorada da cidade, surpreende pelo tamanho e espaços subterrâneos.

Confira mais aqui.

Publicidade

5. Aquário Subterrâneo no Parque da Luz.

instagram.com

Localizado no meio do Parque da Luz, bem na região central da cidade, o Aquário Subterrâneo é super pequeno, mas pra lá de charmoso. De quebra você ainda aproveita todas as outras atrações do parque como coreto, playground, espelhos d'água, mirante, ponto de bonde, lagos, chafariz e as esculturas espalhadas pelo espaço.

Para mais informações clique aqui.

6. Cripta da Catedral da Sé.

instagram.com

A Cripta da Catedral da Sé tem 619 metros quadrados e sete metros de altura e está localizada bem debaixo do altar principal. Pequena, porém imponente, conta com piso de mármore de Carrara, arcos com tijolos e quinze corpos de bispos portugueses e brasileiros sepultados.

Mais informações aqui.

7. Passeio Túnel da Rota

Localizado no prédio do quartel de Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), na Avenida Tiradentes, o túnel tem apenas 100 metros (já chegou a a ter quase três quilômetros de extensão), e tinha por função ligar o quartel a outras unidades de segurança e à antiga penitenciária da Avenida Tiradentes. Hoje um museu, os túneis também foram usados por soldados na Revolução de 1924. Para visita é preciso realizar o agendamento pelo telefone 3327-7062.
chimbica91.wordpress.com

Localizado no prédio do quartel de Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), na Avenida Tiradentes, o túnel tem apenas 100 metros (já chegou a a ter quase três quilômetros de extensão), e tinha por função ligar o quartel a outras unidades de segurança e à antiga penitenciária da Avenida Tiradentes.

Hoje um museu, os túneis também foram usados por soldados na Revolução de 1924. Para visita é preciso realizar o agendamento pelo telefone 3327-7062.

8. Subsolo da Casa das Caldeiras.

Comandada pela Associação Cultural Casa das Caldeiras, o espaço é focado na produção artística e cultural da cidade. Antiga casa de maquinas da família Matarazzo, o prédio de 1920 conta com uma arquitetura para lá de rica e recebe ótimos eventos. Confira a programação aqui.
ww2.prefeitura.sp.gov.br

Comandada pela Associação Cultural Casa das Caldeiras, o espaço é focado na produção artística e cultural da cidade. Antiga casa de maquinas da família Matarazzo, o prédio de 1920 conta com uma arquitetura para lá de rica e recebe ótimos eventos.

Confira a programação aqui.

Publicidade

9. Passagem Literária da Consolação.

instagram.com

A passagem que passa por debaixo da Avenida Consolação, quase na altura da Av. Paulista é uma mão na roda para quem não quer ficar esperando o demorado farol abrir. Porém diferente dos outros túneis e passagens da cidade, esta conta com atividades culturais: exposições, apresentações musicais e um sebo permanente.

Veja mais aqui.

10. Roteiros Metrô de São Paulo.

instagram.com

Não dá pra falar de roteiros subterrâneos em São Paulo sem falar no Metrô. São nove opções de passeios, entre elas, "Metrô em Operação" que apresenta o Centro de Controle Operacional; "Madrugadas Subterrâneas", com os processos técnicos envolvidos na manutenção da madrugada; "Programa Turma do Metrô", para estudantes de seis à 18 anos visitarem o Centro de Controle Operacional; "Conheça seu Metrô", que desvenda os bastidores de uma estação e "Obras de Expansão", que permite a visita às obras de expansão com apresentação dos projetos em implantação.

Veja como participar aqui.

E para os espaços paulistanos que infelizmente não são abertos ao público, é possível fazer visitas virtuais aqui.

O "Tab" do UOL faz passeios virtuais por espaços que não são abertos para visitação, como catacumbas, estações de metrô abandonas e corredores subterrâneos, como o do Hospital das Clínicas.Bacana, né?
tab.uol.com.br

O "Tab" do UOL faz passeios virtuais por espaços que não são abertos para visitação, como catacumbas, estações de metrô abandonas e corredores subterrâneos, como o do Hospital das Clínicas.

Bacana, né?

Atualização: A imagem do item nove foi substituída. 14/09/2015, 12h24

Publicidade

Veja também: