go to content

14 fatos sobre o guaraná que você não aprendeu na escola

É muita coisa incrível para uma frutinha tão pequenininha. <3

publicado

1. Pra começar, guaraná é tipo um apelido que vem do tupi, wara'ná. O nome sério (leia-se, científico) é paullinia cupana.

Breaking Bad / AMC / Via reactiongifs.com

Aí a gente já imagina a mãe brava gritando: “Ô paullinia cupana! Já arrumou o quarto? Se não arrumou não vai poder brincar na floresta!”

2. Com nome complicado assim, é claro que as pessoas começam a chamar de todos os jeitos: uaraná, narana, guaranauva, guaranaina.

é tanto apelido que eu esqueço até qual é o meu nome as vezes

4. E de acordo com o folclore amazônico, ele veio ao mundo por causa de um recalque sem tamanho.

A versão mais popular da lenda conta que um casal de índios Maués ganharam um filho do deus Tupã e ele cresceu lindo, generoso e amado por todos da aldeia. Isso atraiu a inveja de Jurupari, divindade do mal, que se transformou em uma cobra e matou o curumim. Apesar de sua morte ser devastadora para todos, sua mãe ouviu os fortes trovões de Tupã e entendeu que deveria “plantar” os olhos do pequeno índio para fazê-lo viver através da natureza. Dizem que a parte branca da fruta com as sementes pretas parecem os olhos negros do índio.

7. E é cultivado principalmente em Maués (AM).

Leandro Nomura / Via instagram.com

Porque não basta ter todo esse cenário lindo de morrer, tem que ter abundância de guaraná também.

10. Até na medicina!

Projeto Luz e Vida Missão Amazônia (CC BY Attribution 3.0 Unported) / Via youtube.com

Além de reduzir o cansaço físico e mental, o guaraná é recomendado como antioxidante, diurético e para combater disenterias. Em 1650, os padres jesuítas que conviviam com os índios maués perceberam a fruta também eliminava a febre e a enxaqueca.

13. Já tá querendo o seu próprio guaraná caseiro? Paciência.

EMEB Ramiro Gonçalez Fernandes (CC BY Attribution 3.0 Unported) / Via youtube.com

As mudas só começam a aparecer de 7 a18 meses depois da semeadura, uma vez por ano e SE o clima for adequado. Já o início da produção varia de dois a quatro anos. Nunca é tarde para começar!

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss