back to top

Estas são as imagens impactantes dos incêndios no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Mostramos com GIFs como QUATRO incêndios simultâneos estão consumindo uma das principais reservas da biodiversidade do cerrado brasileiro.

publicado

Desde quarta (11), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) está sendo devastado não por um, mas por QUATRO incêndios simultâneos. A situação ainda não está controlada nesta sexta (13).

O parque fica no norte de Goiás, a 223 km de Brasília e 424 km de Brasília. Seus cânions e cachoeiras, que são acessáveis por trilhas, atraíram 43 mil visitantes no ano passado.

Publicidade

Ao todo, cerca de 80 brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), que administra o parque, e de uma comunidade quilombola da área estão combatendo o fogo.

Segundo o ICMBio, dois incêndios já foram controlados, um está sendo combatido e o quarto foco, que atinge a área sudeste do parque, está sendo monitorado, mas ainda não começou a ser enfrentado.

Dois aviões-tanque estão sendo utilizados, mas as condições climáticas dificultam o trabalho: a umidade está abaixo dos 15%, a temperatura ultrapassa os 35ºC. Assim, graças ao vento, uma brasa de um foco já controlado inicia um novo.

Publicidade

A visitação ao parque foi suspensa porque o fogo avançou para áreas próximas às trilhas que levam aos cânions e aos saltos d'água.

Christian Berlink, do ICMBio, afirma que, antes dos incêndios desta semana, o fogo já havia atingido 17.000 dos 270.000 hectares do parque. Ainda não há estimativa da destruição provocada pelo fogo desde quarta.

"Estamos apenas combatendo o fogo, o cálculo fica para depois que a situação estiver controlada", disse Berlinck, coordenador de prevenção e combate a incêndios do ICMBio.


Graciliano Rocha é Editor de Notícias do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email graciliano.rocha@buzzfeed.com.

Contact Graciliano Rocha at graciliano.rocha@buzzfeed.com.

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.