go to content

Mulher de Eduardo Cunha diz que não tinha motivo para desconfiar de propina

Cláudia Cruz depôs a Sergio Moro, mas ela se recusou a responder perguntas da acusação e do juiz.

publicado

Ré por lavagem de dinheiro em um caso envolvendo contas secretas de Eduardo Cunha na Suíça, a jornalista Cláudia Cordeiro Cruz negou que tivesse conhecimento de quanto o marido guardava no exterior ou que soubesse a origem do dinheiro mantido pelo peemedebista.

Cláudia Cruz foi depor na Justiça Federal de Curitiba, mas recusou-se a responder perguntas feitas pelo Ministério Público Federal e pelo juiz Sergio Moro. Ela aceitou somente responder perguntas de seu próprio advogado de defesa.

O depoimento durou somente 8 minutos e ela não foi confrontada com as contradições que a acusação dizem que existe entre a versão da defesa e os documentos enviados pelas autoridades suíças que mostram gastos milionários no cartão de crédito usado por ela.

Cláudia Cruz disse que o marido era responsável por sua vida financeira e que os papéis que assinou para obter o cartão de crédito internacional foram fornecidos pelo próprio Eduardo Cunha. Ela negou que soubesse quanto o marido mantinha nas contas suíças.

A jornalista afirmou que nunca teve razões para desconfiar da origem do dinheiro porque, segundo ela, Eduardo Cunha já tinha um estilo de vida "muito próspero", antes de se tornar deputado.

"Em casa eu não era jornalista. Eu era apenas esposa e mãe", diz mulher de Eduardo Cunha em depoimento sobre contas secretas.

Segundo a acusação, ao menos 1,3 milhão de francos suíços (R$ 4,5 milhões pelo câmbio de hoje) que abasteceram uma conta de Cunha tiveram como origem uma propina pela compra de de um campo de petróleo na África ocidental.

"Quando saíram as notícias [sobre o recebimento de propina], o Eduardo ficava muito bravo, socava a mesa e gritava 'o meu dinheiro é lícito'. E eu não tinha motivos para duvidar", afirmou

Eduardo Cunha foi preso no dia 19 de outubro por ordem de Sergio Moro sob alegação de agir para obstruir as investigações.

Veja a íntegra do depoimento aqui:

"Em casa, eu não era jornalista. Eu era apenas esposa e mãe", diz Cláudia Cruz, mulher de Cunha, em depoimento sobr… https://t.co/ixg5g6QfY9

Graciliano Rocha é Editor de Notícias do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email graciliano.rocha@buzzfeed.com.

Contact Graciliano Rocha at Graciliano.Rocha@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.