Os comentários no site da Atrevida acabaram com a matéria “makes que garotos não curtem”

Muitos leitores reprovaram o tom do texto e criticaram a matéria no site e nas redes sociais.

1. O site da revista Atrevida, voltada para o público feminino adolescente, fez uma matéria intitulada “Os makes que os garotos não curtem nas meninas”. Mas o que virou assunto nas redes sociais foram os comentários negativos ao texto.

2. A matéria consiste em uma opinião masculina sobre maquiagem, dizendo por que eles ficam incomodados com “batom rosa”, por exemplo, seguida de uma solução dada pela revista para evitar o “problema”. O trecho a seguir foi extraído da matéria:

Sombra colorida

O que eles acham: “A sombra colorida rouba o brilho dos olhos. Prefiro um make o mais natural possível, é muito mais interessante, chamativo e bonito.” Scott, 18 anos
Solução: A sombra colorida é tendência e o uso dela varia de acordo com o estilo de cada garota. Porém, uma solução para as meninas que não abrem mão de uma corzinha nos olhos é apostar em tons neutros como nude, marrom e preto, ou mesmo apenas um iluminador na pálpebra, acompanhado de um lápis colorido ou preto. Este combo é mega charmoso e os meninos piram porque fica natural.”

3. A reação negativa foi bem direta e apoiada através de muitas curtidas.

4. Muitas meninas se sentiram incomodadas e deixaram claro sua opinião sobre o assunto.

5. Alguns meninos também criticaram o texto e disseram que são a favor da liberdade feminina.

6. Na postagem no Facebook a reação não foi diferente.

7. Há dezenas de opiniões contrárias à publicação.

8. Não é a primeira vez em que uma publicação adolescente feminina foi criticada por conteúdo machista.

Em 2013, a revista Capricho retirou um artigo do ar em que garotos do blog “Garotos Contam”, espaço reservado para publicações de meninos no site, falam que existem algumas meninas “para ficar” e outras “para namorar”.

A matéria ganhou grande repercussão nas redes sociais e, após críticas, a revista decidiu apagar a matéria.

“Naturalmente, como sempre acontece nas redes sociais, o fato de apagarmos o post foi criticado. E os outros posts do blog passaram a ser criticados também.”, escreveu Tatiana Schibuola, diretora de redação da revista na época.

Check out more articles on BuzzFeed.com!

Gaspar Jose é redator do BuzzFeed, em São Paulo.
 
  Sua reação
 

Reações

Buzzing agora