back to top

Estas fotos impressionantes mostram a realidade da imigração ilegal nos EUA

"É importante que os americanos se lembrem que este é um país de imigrantes."

publicado

John Moore é fotógrafo e correspondente especial da agência Getty Images. Durante a última década, Moore cobriu imigração e segurança de fronteiras nos Estados Unidos, documentando a história a partir de uma miríade de perspectivas.

Conforme imigração se torna um assunto cada vez mais central na política americana, as narrativas visuais de Moore se tornaram vitais para compreender a realidade das fronteiras norte-americanas.

O trabalho mais relevante de Moore será reunido no livro Undocumented: Immigration and the Militarization of the US–Mexico Border (Sem Documentos: Imigração e a Militarização da Fronteira entre Estados Unidos e México, sem edição em português), a ser lançado nos próximos meses.

"Imigração é um assunto quente na mídia neste momento, mas, para mim, é assim há bastante tempo", diz Moore em entrevista ao BuzzFeed News. "Meu objetivo com as minhas fotografias é humanizar um assunto tão complexo quanto imigração sem documentos e segurança de fronteiras. Várias vezes quando ouvimos ou lemos sobre o assunto, somos bombardeados por estatísticas", ele continua.

"É importante que os americanos se lembrem que os Estados Unidos são um país de imigrantes."

Veja neste post algumas das fotos que estarão no livro de Moore.

Publicidade
John Moore / Getty Images

Imigrantes vindos da América Central aguardam um camburão que os levará ao centro de processamento, após cruzarem o Rio Grande em direção ao Texas, em 24 de julho de 2014.

Publicidade
John Moore / Getty Images

Técnicos fazem a manutenção de um drone Predator utilizado para monitoramento de fronteiras. O drone é operado a partir do Forte Huachuca, na cidade de Sierra Vista, Arizona, e voa à procura de traficantes e imigrantes que tentam cruzar a fronteira.

John Moore / Getty Images

O investigador forense Tracy Van Deest faz inventário de um esqueleto, em 9 de dezembro de 2014. Na maioria dos casos, ossos encontrados no deserto do Arizona pertencem a imigrantes que não sobreviveram à travessia — os agentes tentam identificá-los.

Publicidade
John Moore / Getty Images

Agente americano põe adereços no memorial em homenagem ao agente James Epling, que morreu no rio Colorado, em dezembro de 2003. Epling se afogou enquanto tentava salvar a vida de um imigrante chinês.

Publicidade

Você pode ver mais do trabalho de John Moore na Getty Images. O livro Undocumented: Immigration and the Militarization of the US–Mexico Border será lançado pela editora powerHouse Books em 27 de março.

Este post foi traduzido do inglês.

BuzzFeed's resident photo geek.

Contact Gabriel H. Sanchez at gabriel.sanchez@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.