19 coleções bem doidas ao redor do mundo

"A bagunça em sua maior e mais organizada forma é chamada de coleção." — Ada Louise Huxtable

1. Bonecas Barbie

Edgar Su / Reuters

O exterior branco e a escadaria cinza espartana da casa certinha de Jian Yang não dão qualquer indício do choque que se encontra dentro dela: uma sala com o chão rosa e sua coleção de mais de 6 mil bonecas Barbie. O cingapuriano de 33 anos privilegia a decoração minimalista, mas as Barbies — e as 3 mil bonecas de outros tipos — dominam três lados do quarto principal e se espalham enchendo nove armários espelhados no seu closet e nas prateleiras de seu escritório.

2. Recordações do Super-Homem

Cheryl Ravelo-gagalac / Reuters

Herbert Chavez posa com sua coleção do Super-Homem dentro de sua casa em Calamba Laguna, Filipinas. Na sua idolatria pelo super-herói, Chavez, um autodenominado "instrutor de concursos" que possui duas lojas de fantasias, tem passado por uma série de cirurgias estéticas no seu rosto, corpo e até na cor da sua pele para se parecer mais com o "Homem do Aço".

Publicidade

3. Recordações dos Simpsons

Rex / REX / Shutterstock

O superfã Glyn Stott, de Merthyr Tydfil, País de Gales, posa com sua enorme coleção de objetos de recordação dos Simpsons. Em 2010, Scott tentou quebrar um recorde mundial ao assistir a todas as 150 horas de todos os episódio de Simpsons consecutivamente.

4. Quebra-cabeças

Solent News / REX / Shutterstock

Laurie Brokenshire é tão fanático por quebra-cabeças que teve que construir uma extensão ao lado de sua casa para abrigar sua enorme coleção — todos os 10.000 quebra-cabeças. Laurie, de 56 anos, gastou £ 30.000 construindo um quarto extra para abrigar sua coleção, que inclui mais de 400 variações do cubo mágico tradicional.

Publicidade

5. Vinho

Regis Duvignau / Reuters

O colecionador francês Michel-Jack Chasseuil exibe uma garrafa de vinho na sua adega enquanto apresenta sua coleção de vinhos raros e de prestígio em La Chapelle-Baton, França. Michel-Jack Chasseuil tem acumulado mais de 40 mil garrafas ao longo da sua vida.

6. Recordações da realeza

Richard Saker / REX / Shutterstock

Margaret Tyler posa com sua coleção de recordações da realeza em sua casa em Wembley, Londres. Tyler tem acumulado a maior coleção de recordações da realeza na Inglaterra, incluindo itens do casamento do Príncipe William e Kate Middleton.

Publicidade

7. Cada single que atingiu as paradas de sucesso do Reino Unido por mais de 60 anos

Phil Yeomans / Bournemouth News / REX / Shutterstock

Keith Sivyer, de Londres, passou uma vida inteira colecionando todos os quarenta maiores sucessos lançados e, após a sua morte, os familiares dele descobriram que sua casa estava cheia até o teto. Seu irmão mais novo, Gerald, ficou então com a tarefa assustadora de descarregar os tesouros do irmão mais velho. Ele encontrou cerca de 27 mil singles de vinil de sete polegadas e 8 mil singles de 12 polegadas cuidadosamente arquivados em ordem alfabética em prateleiras do chão ao teto que cobriam as quatro paredes da sala do Sr. Sivyer.

8. Gnomos

Solent News / REX / Shutterstock

O limpador de janelas aposentado Ron Broomfield transformou sua casa em um santuário para gnomos —1.600 deles. O senhor de 77 anos ficou obcecado há 50 anos, quando comprou um pequeno grupo para o seu jardim. Desde então, ele tem acumulado uma notável coleção que vale mais de £ 40.000.

Publicidade

9. Bonecas sexuais

Hitoshi Yamada / Hitoshi Yamada/REX/Shutterstock

Ta-bo, um ávido colecionador de bonecas sexuais, senta com sua coleção em Tóquio, no Japão. O engenheiro japonês de 50 anos, que aluga um apartamento especial de três quartos para suas bonecas sexuais, diz que ele possui mais de cem, o que é, na sua opinião, a maior coleção do mundo desse tipo.

10. Aspiradores de pó

Solent News / REX / Shutterstock

Jack Copp segura seu aspirador de pó mais antigo, um Hoover de 1923, Modelo 541. Copp, de 24 anos, começou a colecionar as máquinas quando tinha apenas cinco anos, depois de superar uma fobia delas. Depois de acumular uma coleção de 120 aspiradores de pó, Copp conseguiu um emprego trabalhando como assistente de serviço ao cliente na gigante de aspiradores Dyson.

Publicidade

11. Latas

Yves Herman / Reuters

Yvette Dardenne, de 75 anos, da Bélgica, anda entre centenas de latas litografadas antigas, que fazem parte de uma enorme coleção exibida em sua casa em Grand-Hallet, na Bélgica. Dardenne, que atualmente possui cerca de 56.800 latas de todo o mundo, disse que sua paixão começou há 22 anos, quando sua tia lhe deu uma lata de chocolate decorada no final da década de 1950.

12. Máquinas de pinball

Heinz-peter Bader / Reuters

Uma máquina de pinball Williams "Winner" (à esquerda) de 1972 é exibida no museu do pinball de Guenter "Pindigi" Freinberger em Ruprechtshofen, Viena. Freinberger começou a colecionar em 1997 e agora possui 493 máquinas no valor de cerca de US$ 1,3 milhão.

Publicidade

13. Recordações de Guerra nas Estrelas

Paul Hackett / Reuters

O colecionador de Guerra nas Estrelas James Burns, de 44 anos, posa com sua coleção em Londres. Ele disse: "Tenho conhecido muitas pessoas maravilhosas em todo o mundo. É uma comunidade maravilhosa de pessoas de pensamentos semelhantes com interesse em Guerra nas Estrelas. Não existe mais nada como isso".

14. Projetores de filmes

Thanassis Stavrakis / AP

O colecionador de câmeras Dimitris Pistiolas é visto em seu museu, no centro de Atenas, Grécia. Pistiolas possui a maior coleção particular de câmeras de filmes do mundo, com 937 projetores e modelos antigos, tornando esse museu o maior do gênero no mundo.

Publicidade

15. Chapéus de polícia

M Y Agency Ltd. / REX / Shutterstock

Christian Duckett afirma ter a maior coleção de chapéus de polícia no mundo. Christian, de Camberley, Surrey, passou os últimos 20 anos colecionando mais de 500 chapéus de polícia de todas as formas e tamanhos de autoridades policiais em todo o mundo. O colecionador em tempo integral acumulou mais de 20 mil milhas viajando pelo mundo em busca de seu passatempo.

16. Notebooks da IBM

Andy Wong / AP

Guo Yue segura o primeiro computador portátil da IBM, o PC-5140 de 1986, ao mesmo tempo em que está rodeado por sua coleção de outros notebooks da IBM em sua casa em Pequim. Guo, que trabalha para a Administração de Pequim para Indústria e Comércio de Investimento Estrangeiro, iniciou sua coleção de computadores portáteis da IBM em 2004.

Publicidade

17. Bonecas

Cathal Mcnaughton / Reuters

Mary Hickey, de 93 anos, posa com sua coleção de bonecas em sua casa em Ashbourne, na Irlanda. Hickey vem colecionando as bonecas há mais de 30 anos, e agora possui mais de 420 bonecas.

18. Pedras

Alessandro Bianchi / Reuters

O colecionador de pedras Luigi Lineri, de 79 anos, caminha pela sua coleção de pedras, provenientes do rio Adige, no ateliê de sua casa em Zevio, perto de Verona, Itália.

Publicidade

19. Sutiãs

China Stringer Network / Reuters

Chen Qingzu, de 56 anos, posa em um pequeno quarto com as paredes e o teto cobertos de sutiãs que ele colecionou, em Sanya, China. Chen tem colecionado cerca de 5 mil sutiãs por mais de 20 anos depois de visitar mais de 30 universidades diferentes em todo o país para atividades de benefício público com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o câncer de mama.

20. Vacas de pelúcia

Charles Platiau / Reuters

A modelo francesa Emeline Duhautoy posa com sua coleção de 1.679 vacas de pelúcia que ela vem colecionando há mais de sete anos em sua casa em Saint-Omer, França.

Publicidade


Este post foi traduzido do inglês.

Veja também