back to top

17 mesquitas absolutamente deslumbrantes de todo o mundo

Simplesmente lindo.

publicado

A Masjid al-Haram abriga o Caaba, que é o local mais sagrado do Islã. É também o local das peregrinações hajj e umrah.

A Masjid al-Nabwi, ou a mesquita do profeta, está localizada nas proximidades de Medina e foi construída originalmente pelo profeta Maomé.

Publicidade

A mesquita Nasir ol Molk, também conhecida como a "mesquita rosa", foi construída em 1888 por ordem do governante de Qajar, Mirza Hasan Ali Nasir al Molk, em Xiraz, Irã. A mesquita é notável por ter um efeito caleidoscópio impressionante na luz matinal.

Publicidade

A Cúpula da Rocha foi construída no século 7 d.C. pelo Califado Omíada Abdal Malique ibne Maruane. É dito que o famoso mihraj, ou ascensão, do profeta Maomé, aconteceu ali, assim como o sacrifício do filho de Abraão. O local foi construído sobre o Monte do Tempo e é considerado sagrado por todas as três religiões abraâmicas.

A mesquita Wazir Khan está localizada na cidade velha de Lahore e foi construída no século 17, durante o reinado do imperador mongol Shahjehan. A mesquita recebeu o nome em homenagem do assessor de confiança de Shahjehan, Hakim Shaikh Ilm-ud-din Ansari, que também era conhecido como Wazir Khan.

Publicidade
Publicidade

A primeira mesquita no complexo foi construída no século 13, enquanto a mesquita atual remonta a 1907 e a maior construção de barro do mundo. A Grande mesquita foi projetada como um patrimônio mundial pela UNESCO em 1988 e é considerada por muitos arquitetos como uma das maiores conquistas do estilo arquitetônico Sudano-Sahael.

A mesquita Nizamiye foi inaugurada em 2012. Embora esteja localizada na África do Sul, foi construída por investidores turcos no estilo otomano. O complexo da mesquita também tem outras atrações, incluindo uma clínica que foi acrescentada a pedido do então presidente Nelson Mandela.

Publicidade

A Grande mesquita do Sultão Qaboos primeiramente foi declarada como marco do 30º aniversário de reinado do Sultão Qaboos e foi concluída em 2001. A mesquita é tão grande que pode acomodar mais de 20.000 fiéis no salão de orações principal, enquanto o enorme tapete persa dentro dele levou quatro anos para ser tecido, com 600 mulheres trabalhando nele.

Construída no final do século 8, a mesquita-catedral de Córdoba é uma das estruturas mais antigas remanescentes da península Ibérica islâmica — um território moçulmano medieval que ocupava grande parte do que hoje é o território da Espanha e de Portugal.

A mesquita otomana de Muhammad Ali é um dos monumentos históricos mais valiosos do Egito, concluído em 1848 sob o patrocínio de Muhammad Ali Pasha. Ele está enterrado na mesquita em um túmulo situado no canto sudoeste do terreno.

Construída no local onde já houve duas mesquitas, a Grande Mesquita de Herat começou a ser construída em 1200 a.C. sob o governo Ghurid, de Ghiyath al-Din Muhammad. A construção continuou normalmente após sua morte e terminou em 1220. Após uma série de pilhagens e terremotos, a mesquita foi reconstruída em 1498, tornando-se o que é hoje.

Em parceria com

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss