17 invenções bizarras (ou geniais?) de 2016

De água para café (!) até um robô de tiranossauro rex de oito metros de comprimento.

1. O simulador de voo Birdly:

Reuters

É possível experimentar o simulador Birdly na exposição "Animated Wonderworlds" do Museum fuer Gestaltung (Museu de Design), em Zurique (Suíça). O Birdly simula o voo de uma pipa vermelha sobre Nova York, controlada por todo o corpo do usuário. O simulador foi desenvolvido por cientistas na Zurich University of the Arts.

2. A Máquina de Colher Comestível:

Maker / REX / Shutterstock

Anatoliy Omelchenko passou seis anos desenvolvendo uma engenhosa máquina que assa massa na forma de uma colher, deixando-a forte o suficiente para usar com a comida. Como a colher também pode ser devorada, segundo Omelchenko, seu uso pode reduzir drasticamente a quantidade de talheres de plástico jogados fora todos os anos. Sua invenção pode assar quatro colheres em apenas alguns minutos e a massa pode ser aromatizada para combinar com a refeição.

Publicidade

3. O TRX03, um tiranossauro rex robótico:

Toru Hanai / Reuters

Toru Hanai / Reuters, Toru Hanai / Reuters

O robô tem 8 metros de comprimento e foi produzido pela On-Art Corp, do Japão.

Publicidade

4. O relógio Patience:

Hayashi / REX / Shutterstock

Patience é um relógio que usa um rosto humano para representar a passagem do tempo.

5. Os tênis para cavalos Megasus Horserunners:

News / REX / Shutterstock, News / REX / Shutterstock

Foi uma dupla que inventou os primeiros tênis de corrida do mundo desenhados especificamente para cavalos. Louisa e Charly Forstner tiveram a ideia depois de anos colocando sapatos de aço nos cascos de seus cavalos. Os revolucionários sapatos de encaixar, chamados Megasus Horserunners, são feitos de materiais plásticos amortecedores e garantem tornar a vida tanto do cavalo quanto do cavaleiro mais confortável. Diferentemente dos sapatos de aço, os Horserunners se movem junto com o casco do cavalo e podem ser retirados rapidamente para permitir que os cavalos alonguem seus tendões e ligamentos.

Publicidade

6. O híbrido de carro e bicicleta PodRide:

Solent News / REX / Shutterstock

Solent News / REX / Shutterstock, Solent News / REX / Shutterstock

O passageiro senta-se em um assento reclinado, similar ao encontrado nos carros, com uma cobertura protetora e faróis, luzes de freio e um motor elétrico. O engenheiro mecânico Mikael Kjellman desenvolveu esse híbrido de carro e bicicleta depois que a neve e a chuva o impediram de usar sua bicicleta para ir ao trabalho todos os dias. O engenheiro de 42 anos de Ostersund, Suécia, passou 10 anos desenvolvendo o protótipo — chamado de PodRide.

Publicidade

7. A água em caixa Aquiem:

Solent News / REX / Shutterstock

Os entusiastas do café desenvolveram a primeira água de café, que garante que você faça o café matinal perfeito. Aquiem é uma água misturada com minerais para "realçar o sabor e o aroma" do café, de acordo com seus desenvolvedores. A Aquiem, que custa cerca de três dólares por litro, levou cinco anos para ser desenvolvida.

8. Anéis comestíveis para fardos de bebidas da Saltwater Brewery:

Solent New / REX / Shutterstock, Solent New / REX / Shutterstock

Anéis plásticos de fardos de bebidas matam mais de seis milhões de pássaros e animais marinhos todos os anos. Por isso, foram criados anéis comestíveis, feitos principalmente de trigo e cevada, subprodutos do processo de produção da cerveja. O produto é biodegradável e pode ser ingerido por animais como tartarugas e peixes, que geralmente morrem como resultado da ingestão de plástico. A Saltwater Brewery, uma marca de cerveja artesanal fundada em 2013, espera que seus anéis de embalagens comestíveis ajudem a reduzir a ameaça à vida selvagem causada por anéis de plástico bem como a poluição dos oceanos do mundo. Estima-se que 80% das tartarugas marinhas e cerca de 70% dos pássaros marinhos já tenham ingerido plástico, o que obstrui seu sistema digestivo.

Publicidade

9. Terra, a cadeira de jardim coberta de grama:

Solent New / REX / Shutterstock

Solent New / REX / Shutterstock, Solent New / REX / Shutterstock

Designers criaram esta poltrona "faça você mesmo" em que é utilizada uma estrutura de papelão para distribuir a terra e plantar sementes de grama. O móvel vivo leva cerca de dois meses para crescer e, no fim, torna-se uma parte permanente do jardim. Os designers Piergiorgio Robino e Andrea Sanna, de Turim, Itália, criaram a Terra para ajudar os consumidores a terem mais consciência dos produtos que compram, ao ter que construir e cultivar sua própria poltrona. Eles declaram que a vida da útil da Terra é ilimitada, desde que seja bem cuidada.

Publicidade

10. A torradeira de pão customizável Toasteroid:

Solent News / REX / Shutterstock

A torradeira se conecta a smartphones para que os usuários possam imprimir imagens, mensagens e até mesmo previsões do tempo no pão.

11. O prendedor de cabelo multiuso MTA:

Bournemouth N / REX / Shutterstock

Esse inteligente prendedor não só segura seu cabelo no lugar como também é uma pequena caixa de ferramentas. À primeira vista, esse pedaço de metal de 6x2,4 cm parece uma presilha de cabelo normal — mas ela também pode abrir garrafas, apertas parafusos, lixar suas unhas e até mesmo abrir caixas. A presilha é fortalecida com aço e apresenta uma chave de fenda, uma chave inglesa de 8mm, uma régua, uma lixa de unha, uma argola de chaveiro, um abridor de garrafas e uma faca serrilhada. Ele foi desenhado por Yaacov Goldberg, de Tel Aviv.

Publicidade

12. O vestido biodegradável de cogumelos da estilista holandesa Aniela Hoitink

News / REX / Shutterstock

Este vestido promete ser melhor para a sua pele e para o meio-ambiente e foi criado usando apenas raízes de cogumelo. A designer holandesa Aniela Hoitink, 41, de Amsterdã (Holanda), fez a roupa ligando discos de cogumelo (cultivados em placas de petri) que se ligam uns aos outros e formam o tecido diretamente sobre o manequim. Assim, não foi preciso usar nenhum tipo de costura.

13. O Toyota Setsuna, feito de madeira:

Toyota / REX / Shutterstock

O nome Setsuna, que significa "momento" em japonês, foi escolhido para refletir como as pessoas podem viver experiências especiais e memoráveis com seus carros.

Publicidade

14. A rede para cabeça NodPod:

Nodpod / REX / Shutterstock

Paula Blankership, que mora em Kentucky (EUA), disse que criou a NodPod depois de anos e anos viajando a trabalho sem conseguir descansar em longas viagens.

15. A escova de dentes ativada por bluetooth e com câmera:

News / REX / Shutterstock, News / REX / Shutterstock

Ela tem um câmera HD para que você assista a uma transmissão ao vivo de você escovando seus dentes e conexão sem fio a smartphones e iPads. Segundo seu criador, o objetivo é que os usuários monitorem de perto seus dentes, garantindo que cada um deles seja escovado apropriadamente.

Publicidade

16. O lenço anti-paparazzi ISHU:

Rex / REX / Shutterstock

As celebridades estão dando o troco nos paparazzi — com um lenço que é à prova deles. O ISHU escurece todas as fotos e vídeos com flash tiradas por celulares. O resultado é a imagem de um lenço iluminado — e escuridão.

17. O crítico de arte robotizado Berenson:

Philippe Wojazer / Reuters

Publicidade

Philippe Wojazer / Reuters, Philippe Wojazer / Reuters

O robô Berenson circula entre os visitantes da exposição Persona: Estranhamente Humano no Museu do Quai Branly, em Paris. O robô Berenson, desenvolvido na França em 2011, é uma criação do antropólogo Denis Vidal e do engenheiro de robótica Philippe Gaussier. Sua programação permite que o robô registre as reações dos visitantes do museu a certas obras de arte e, em seguida, utilize os dados para desenvolver um gosto único pela arte, julgando as obras em exibição.

O uso das fotos foi autorizado pela Rex USA e pela Reuters.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também