Tudo o que você precisa saber se ainda pensa em usar aparelho

A esta altura talvez não te apelidem de "sorriso metálico" ou "cerca elétrica".

Posted on

1. Talvez você precise usar aparelho por mais tempo do que se colocasse na infância.

Reprodução / Via tophdgallery.com

Em entrevista ao BuzzFeed Brasil, os professores doutores José Tarcísio Lima Ferreira e Fábio Lourenço Romano, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP, explicaram que não há limite de idades para usar aparelho, mas o tratamento costuma durar mais tempo em adultos: "Quanto mais idoso for o paciente, mais lenta será a resposta biológica frente as movimentações dentárias, com isso, o tempo de tratamento é superior."

2. Não é obrigatório esperar os sisos para colocar aparelho.

Reprodução / Via pixar.wikia.com

Talvez você tenha ouvido falar que é preciso esperar seus sisos nascerem para colocar aparelho. Não é bem assim! "Muitos tratamentos ortodônticos são realizados antes que os terceiros molares (os sisos) estejam com sua formação completa", explica o professor Jose Tarcisio Lima Ferreira. Isso vai depender do planejamento que o dentista fizer para você (o que pode incluir ou não a remoção dos sisos).

3. O tratamento costuma durar, em média, 24 meses.

Reprodução / Via vilamulher.com.br

Mas o professor doutor Guilherme Janson, da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, explica ao BuzzFeed Brasil que não se deve generalizar. "O tempo de tratamento está relacionado com a complexidade do problema ortodôntico", diz. Mas a média de uso é de dois anos, com a possibilidade de estender ou diminuir o período por seis meses de acordo com os resultados.

4. O aparelho fixo é o mais eficaz quando você é adulto.

Reprodução / Via drapriscilladirenna.blogspot.com.br

Pode parecer dura a realidade, mas os aparelhos corretivos (conhecidos como fixos) são os mais efetivos após seu desenvolvimento. "Exceções são feitas a pequenas particularidades. Por exemplo, pequenas e simples movimentações dentárias pontuais podem ser solucionadas por aparelhos removíveis", explica o professor Jose Tarcisio Lima Ferreira.

5. A diferença daquele aparelho fixo colocado por trás dos dentes é estética.

Reprodução / Via odontologiaemfortaleza.com.br

Se você está psicologicamente abalado com a possibilidade de um sorriso metálico, converse com seu dentista, existem diversas opções, como a lingual, que é colocada atrás dos dentes.

6. Mas essa versão "interna" pode machucar na hora do sexo.

Reprodução / Via buzzfeed.com

A cirurgiã-dentista ortodontista Liana Fattori, doutoranda pela Universidade de São Paulo, explica ao BuzzFeed Brasil: "Se você estiver com o acessório ortodôntico do lado de dentro da boca, ele pode interferir bastante na hora do sexo."

Já o aparelho fixo tradicional não costuma criar problemas. Também está liberado beijar muito normalmente, mesmo se seu parceiro também usa aparelho. "Essa história de enroscar o aparelho é mais mito do que realidade", diz.

7. Aqueles aparelhos invisíveis não são para todo mundo.

instagram.com

Talvez você tenha ouvido falar dos aparelhos transparentes e invisíveis e pensado "agora vai, agora eu uso!". Infelizmente, eles são aparelhos removíveis (você chamava de "aparelho móvel" na infância) e, por isso, são indicados em casos muito específicos, para pequenas correções, explicam os professores José Tarcísio Lima Ferreira e Fábio Lourenço Romano.

8. É comum sentir uma dorzinha por alguns dias ao colocar ou ajustar o aparelho.

Reprodução / Via sepha.com.br

"Quando os aparelhos são ativados, pode haver um período em que os dentes ficam mais sensíveis à mastigação, que dura, em média, 3 dias. Nesse período recomenda-se comer alimentos mais macios", explica o professor Guilherme Janson. Mas vale lembrar que a dor varia de pessoa para pessoa.

9. Vai ficar mais difícil comer alimentos como manga, espiga de milho e torresmo.

Reprodução / Via ahnegao.com.br

"A indicação é comer os alimentos em pedaços", explica a cirurgiã-dentista Liana. Para coisas como mangas e espiga de milho, o drama vai ser conseguir limpar os dentes e o aparelho direitinho. Já alimentos mais duros, como torresmo, podem danificar o aparelho e aí é preciso ir ao dentista o quanto antes.

10. Se você range ou tensiona os dentes pode usar aparelho fixo, mas vai precisar deixar a placa de mordida de lado.

Reprodução / Via staugustinedentalwellness.com

A placa de acrílico de quem sofre com bruxismo, ATM e outros problemas do tipo tem uma forma rígida e com as alterações e movimentações nos dentes, vai ficar difícil encaixá-la com o uso do aparelho. "O que é recomendado para quem tem um grau muito alto e não vai poder usar a placa é fazer uso de relaxantes musculares", diz a cirurgiã-dentista Liana Fattori. Mas existe um lado bom: "Enquanto a pessoa está usando aparelho, a tendência é que ela tenha menos bruxismo", explica a dentista.

11. Grávidas podem usar aparelho normalmente!

Reprodução / Via revistaquem.globo.com

O maior senão é que próximo ao fim da gravidez pode ser desconfortável ficar na cadeira odontológica. Mas você pode usar aparelho sem problemas, é só ter atenção com inflamações na gengiva, que podem ser comuns às gestantes.

12. Não existe contraindicação para o uso de aparelho, mas talvez seu caso precise de cuidados a mais.

Reprodução / Via sitedamulher.info

Se você tem alguma doença crônica ou problemas graves na gengiva o aparelho pode aumentar riscos de infecções, por isso deve ser usado com ressalvas. Se seu caso também é muito complexo, é preciso analisar suas opções com o dentista.

13. Você vai ter muito mais atenção com sua higiene bucal.

Reprodução / Via clubdatelevisao.wordpress.com

Sua escovação agora vai contar com itens como escova interdental, passa fio, bochechos com soluções com flúor, fio dental, e será muito, muito regular. É preciso manter dentes e aparelho sempre limpinhos entre as refeições. Talvez você se pegue pensando se vale a pena mesmo comer qualquer lanchinho no meio da tarde.

14. Se você quer usar aparelho, vai precisar ser rigoroso com as consultas.

Reprodução / Via fmgranderio.com.br

Diferente de todo aquele tempo livre que você tinha na infância e na adolescência, na vida adulta talvez seja difícil ter disponibilidade para ir regularmente ao dentista, e isso não é o tipo de coisa que você pode pular quando usa aparelho. Tenha isso em mente antes de entrar em um relacionamento sério com seus dentes.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss