go to content

20 saladas incríveis que dispensam a alface

Para quando você desanima só de pensar na saladinha que trouxe para o almoço.

Posted on

Pensou salada, pensou alface? Não na página Cem Saladas Sem Alface, que está no Tumblr e no Facebook e sugere quase diariamente uma nova receita com ingredientes variados para você não cair naquela saladinha de sempre.

Já foram postadas mais de 80 das 100 receitas, que não têm glúten nem lactose. E nada impede que você se inspire nelas e crie novas opções!

1. Salada de lentilha com omelete.

cemsaladassemalface.tumblr.com

Turbinadíssima, leva lentilha, agrião e omelete, além de cenoura, abobrinha e tomate-cereja assados e semente de abóbora sem casca. Não é qualquer salada não! Veja a receita aqui.

3. Salada de rúcula e espinafre com figo.

cemsaladassemalface.tumblr.com

Para ir longe nas saladas novas você pode misturar frutas na receita. Mas se você é radicalmente contra, pode eliminar os figos. Aqui os ingredientes são rúcula, espinafre, milho cozido, alho-poró salteado, figos em pedaços, amêndoa crua e pinoli torrado. O tempero sugerido na receita aqui é azeite, sal e limão siciliano.

4. Salada de pinhão e atum.

cemsaladassemalface.tumblr.com

O prato leva agrião fatiado, pinhão cozido em pedaços, tomate-cereja, nozes, chia e atum sólido enlatado. Quer dizer, é preciso de um pouco de habilidade, mas nem tanta. Veja mais aqui.

5. Salada de couve com mandioquinha.

cemsaladassemalface.tumblr.com

Talvez você conheça a mandioquinha como batata baroa, o importante é assá-la e depois misturar com couve manteiga fatiada, abacate em pedaços, vinagrete e nozes. Confira a receita aqui.

6. Salada de chicória com manga.

cemsaladassemalface.tumblr.com

O projeto dá a dica: hortaliças mais amargas (como chicória e endívia) podem ser preparadas com sabores adocicados para não ficarem com gosto tão forte. Nesse caso, a chicória faz um mix com manga em pedaços, tomate-cereja, abobrinha salteada e amêndoas. Veja mais da receita aqui.

7. Salada de agrião com frango apimentado.

cemsaladassemalface.tumblr.com

Primeiro você grelha o frango com pimenta-do-reino e chimichurri e depois joga com agrião, cebola roxa crua fatiada e aspargos salteados. Nem parece salada! Aqui você vê a receita.

8. Salada de moyashi com cenoura.

cemsaladassemalface.tumblr.com

Viu só que ideia chique? Misture broto de feijão cozido, cenoura crua em fios, cebola roxa em pedaços, amendoim, uva passa e azeitona verde fatiada. Para temperar use azeite, sal, açúcar e vinagre. Confira aqui a receita.

9. Salada de feijão branco com aspargos.

cemsaladassemalface.tumblr.com

A receita leva feijão branco e amaranto cozidos, tomate-cereja, pepino fatiado, abacate amassado, nozes, linhaça e, claro, aspargos, tido por alguns como o bacon dos vegetais! Nessa receita ele é salteado em pedaços. Tempere com azeite, vinagre, sal, pimenta-do-reino e bom apetite! Você pode conferir a receita aqui.

10. Salada de quinoa com batata doce e queijo.

cemsaladassemalface.tumblr.com

Estava sentindo falta de um queijinho? Não mais! Ele tem sua vez na receita com quinoa cozida, batata-doce assada com páprica picante, cebola roxa crua em pedaços, semente de girassol e pimenta dedo-de-moça picada. Daí é ralar um queijinho e temperar como quiser – a sugestão da receita que você vê aqui é com manjericão, noz-moscada, azeite e sal.

11. Salada de milho e alcachofra.

cemsaladassemalface.tumblr.com

Essa receita aqui impressiona qualquer marmita: leva milho cozido, alcachofra em pedaços, alfafa, tomate seco, gergelim preto, semente de girassol e é temperada com limão siciliano e cebolinha.

12. Salada de espinafre com bacalhau.

cemsaladassemalface.tumblr.com

Ou “salada aproveitando as sobras do almoço de domingo da casa da avó”. Misture bacalhau em lascas, tomate-cereja fatiado, champignon e azeitona verde fatiada e tempere com aceto balsâmico e pimenta. Confira aqui a receita.

14. Salada de quinoa com milho.

cemsaladassemalface.tumblr.com

A receita leva milho cozido, quinoa cozida, alho-poró refogado, chia e linhaça dourada. Também inclua aí cenoura crua e abobrinha refogada cortadas em palito. Para temperar, vá de cebolinha, azeite, limão siciliano, pimenta-do-reino e sal. Você confere a receita aqui.

15. Salada de espinafre com salmão.

cemsaladassemalface.tumblr.com

Uma salmãozinho sempre vai bem, não é? Corte ele, uma laranja-pêra e uma cebola crua em cubos e misture com tomate-cereja, espinafre e gengibre fatiado. Para temperar, vá de vinagre de arroz! Confira aqui a receita.

16. Salada de bifum com nozes e hortelã.

cemsaladassemalface.tumblr.com

Essa é para fazer bonito: leva bifum cozido, tomate-cereja, nozes, cenoura crua e gengibre ralados, pimentão amarelo e pepino crus fatiados, hortelã e ainda rola um saquê culinário com vinagre de arroz para temperar, tá bom ou quer mais? Aqui você confere a receita.

17. Salada de soja com brócolis.

cemsaladassemalface.tumblr.com

São poucos ingredientes: soja cozida, brócolis assado, tomate-cereja e cebola roxa fatiada. Daí é só temperar com azeite, sal, vinagre e pimenta-do-reino. Confira aqui a receita.

19. Salada de azuki com abóbora.

cemsaladassemalface.tumblr.com

Você deve misturar feijão azuki cozido, abóbora assada com páprica doce, espinafre, soja torrada sem sal e queijo minas em cubos, temperar com azeite, vinagre, sal e pimenta-do-reino e harmonizar com sua alegria por degustar uma saladinha dessas. Confira aqui a receita.

20. Salada de espinafre com rabanete.

cemsaladassemalface.tumblr.com

Você vai precisar de: espinafre, rabanete ralado, cenoura salteada com páprica picante, shiitake salteado, cebola crua, tomate seco e soja torrada sem sal. Não te deu fome só de ler? Veja aqui a receita.

Você pode conferir outras receitas no Tumblr e no Facebook do projeto Cem Saladas Sem Alface.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss