back to top

Só para você saber, seu hímen provavelmente nunca se rompeu

Basicamente tudo que você aprendeu um dia sobre sua virgindade estava errado.

publicado

Muitas de nós aprendemos quando garotas que o hímen é uma camada fina de pele geralmente cobrindo a abertura vaginal que se "rompe" ou "estoura" quando ocorre a penetração pela primeira vez.

Muito errada, na verdade. É impossível saber se alguém foi penetrada ou não olhando o hímen da pessoa.

"O hímen não é rompido na primeira vez que você faz sexo", Rose Olson, autora principal de um estudo de revisão sobre "teste de virgindade" publicado na revista Reproductive Health e estudante da Universidade do Minessota, contou ao BuzzFeed. "Examinar o hímen não pode provar que alguém fez sexo vaginal, ou qualquer outra coisa relacionada ao seu histórico sexual. O hímen de todas as pessoas são diferentes uns dos outros. Até mesmo os médicos mais experientes não podem distinguir um hímen "virgem" de um hímen "não virgem".

Assim como o resto das vaginas, os hímens existem em diversos tamanhos e formatos.

Instagram: @thisisavagina

Algumas pessoas nascem completamente sem o hímen, e o tamanho do orifício no meio do hímen pode variar bastante, irrelevante ao fato de a vagina já ter sido penetrada ou não.

A única coisa que muda realmente com a penetração regular da vagina é que o hímen pode se tornar mais flexível.

Instagram: @nwoy

Pode ser dolorosa a primeira vez que o hímen é esticado para permitir a entrada do pênis (ou qualquer outra coisa), mas essa é apenas uma das fontes de dor e geralmente não é a principal.

Se o hímen se romper durante a penetração, não ficará assim para sempre – ele vai se regenerar!

Instagram: @thealbaniangirl_

"Diversos estudos demonstraram que ferimentos no hímen se regeneram rapidamente e não deixam evidências anteriores de trauma", diz Olson. "A maioria dos ferimentos se curam tão bem que após dias ou semanas é muitas vezes impossível dizer se o hímen foi ferido ou não." Portanto você não pode dizer se um hímen foi rompido ou não, porque ele vai se regenerar.

O hímen encolhe naturalmente com o passar do tempo.

Instagram: @michelinguide

O hímen pode ser bastante perceptível quando você é bem jovem, mas devido aos hormônios, ao atingir por volta de 25 anos, seu hímen provavelmente terá encolhido (termo técnico: atrofiado) para um tamanho que fica quase imperceptível, independentemente de você ter feito sexo ou não.

"O hímen é um pedaço fino e flexível de tecido que se altera com o tempo e a exposição ao estrogênio durante a puberdade", diz Olson. "Ele pode se esticar e romper facilmente. E já pode ser imperceptível no momento que você fizer sexo pela primeira vez."

Então o que causa o sangramento durante a primeira vez que você faz sexo?

Instagram: @wearesylk

Na maioria das vezes isso ocorre por causa do atrito geral provocado pela falta de lubrificação e pode ser evitado com a utilização do tão amável lubrificante.

E não vamos esquecer que a virgindade é um conceito social de qualquer forma.

Instagram: @virageknal

"A 'virgindade' não é um termo médico, e sim um conceito cultural e social com base no gênero da pessoa", diz Olson. "Ele tem sido utilizado para explorar e humilhar sexualmente as mulheres e garotas ao longo da história. Sua definição muda de acordo com quem você está conversando. Precisamos mudar a forma como falamos sobre virgindade. 'Perder a sua virgindade' implica que você não tem controle sobre ela. Ninguém, exceto você, nem um hímen ou outra pessoa, pode tirar a sua virgindade". Você está no controle do seu corpo, e ninguém deveria definir você pelo seu histórico sexual".

Você pode ler mais sobre hímens no incrível livro de Emily Nagoski Come As You Are.

Este post foi traduzido do inglês.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss