back to top

JBS, aquela da delação do homem da mala de dinheiro, cria conselho para se blindar nos EUA

Não é a primeira vez que a empresa de Joesley Batista abre os cofres para contratar notáveis com credibilidade. No Brasil, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles já foi consultor do grupo.

publicado
Stringer / Reuters

Depois de fazer uma megadelação que incluiu gravar o presidente da República e filmar um ex-assessor de Michel Temer pegando mala de dinheiro, a JBS iniciou um plano para manter intacto seus negócios nos Estados Unidos.

A empresa anunciou nesta terça-feira (29) a criação de um conselho consultivo nos Estados Unidos, com notáveis do mercado e da política americana, que ajudarão a JBS a tentar a diminuir os danos do estrago de ter feito uma delação.

Em comunicado, a JBS disse que o conselho é independente e servirá para "apoiar a sua Administração em assuntos relacionados a Governança Corporativa, assuntos regulatórios e governamentais, gerenciamento de riscos e marketing".

Entre os contratados está o político conservador John Boehner, líder do partido Republicado e presidente da Câmara durante o governo Obama. Outro contratado foi Harvey Pitt. Ele é o ex-presidente Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC, que regula a bolsa de valores americana.

A preocupação da JBS com o mercado americano não é por acaso. O primeiro motivo são as duras regras penais e de regulação financeira. Além disso, a JBS USA é o maior braço internacional do grupo, incluindo ainda Canadá, México, Austrália e Nova Zelândia, com mais de 75% do faturamento global da JBS

Não é a primeira vez que o grupo de Joesley Batista adota a tática de abrir os cofres para trazer para perto grandes nomes do mercado. Atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles foi consultor do grupo até 2016.

Veja também:

EXCLUSIVO: Meirelles lucrou R$ 217 milhões em 2016 com firma de consultoria


Filipe Coutinho é repórter do BuzzFeed News, em Brasília

Contact Filipe Coutinho at filipe.coutinho@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.