back to top

Até agora, nenhum tucano se inscreveu para defender Temer no julgamento na Câmara

O presidente pode até contar com a maioria de tucanos na hora da votação, mas na primeira manifestação de um líder do partido foi contra Temer.

publicado

O vice-líder do PSDB na Câmara, Betinho Gomes (PSDB-PE), defendeu nesta quarta-feira (12) a abertura do processo criminal contra Michel Temer por corrupção, o que pode levar ao afastamento do presidente. Não podemos ficar com dúvida com relação a algo que afeta toda a nação. Será muito melhor para as instituições que se investigue a fundo essas denúncias", disse o deputado.

"Não podemos ficar com dúvida com relação a algo que afeta toda a nação. Será muito melhor para as instituições que se investigue a fundo essas denúncias", disse o deputado.

Essa foi a primeira manifestação de peso de um deputado tucano contra Temer. Betinho foi até agora o único tucano a falar na Comissão de Constituição e Justiça, primeira etapa na Câmara para definir se os deputados autorizam que o Supremo Tribunal Federal analise a denúncia do Ministério Público Federal.

No total, 70 deputados se inscreveram até agora para falar na CCJ, entre titulares s suplentes _ 50 contra o presidente e 20 a favor.

Betinho é o único titular do PSDB na CCJ que pediu para falar. Outro tucano também inscrito é Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), que é suplente. Os dois colocaram seus nomes na lista de quem vai falar contra Temer.

No total, os tucanos contam com 14 das 132 cadeiras na comissão, entre titulares e suplentes.

Na prática, isso mostra que, por enquanto, o partido pode ter maioria a favor a Temer na hora da votação, mas ninguém até agora se dispôs a defender o presidente na comissão.

Isso não é pouca coisa. O PSDB é, hoje, o principal fiador do governo Temer e pode ser determinante para dar sobrevida ao presidente.

Na comissão, Betinho Gomes disse que o partido liberou seus deputados a votarem como quiser _ longe do apoio quase unânime que Temer tinha semanas atrás.

Betinho Gomes: O PSDB compreende que o melhor é liberar os deputados. Entendo que devemos levar em diante o processo

A fala de Betinho contra Temer é um desdobramento do discurso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que pediu a Temer que tivesse a "grandeza" de deixar o cargo.

Veja também:

Deputado do mesmo partido de Temer vota a favor da denúncia e presidente sofre primeira derrota

Maia diz que FHC age como "um jovem estudante" ao pedir renúncia de Temer

Filipe Coutinho é repórter do BuzzFeed News, em Brasília

Contact Filipe Coutinho at filipe.coutinho@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.